Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o treino intervalado e quais os tipos

O treino intervalado é um tipo de treinamento que consiste na alternância entre períodos de esforço de intensidade moderada a alta e de repouso, cuja duração pode variar de acordo com o exercício realizado e objetivo da pessoa. É importante que o treino intervalado seja feito com supervisão de um instrutor para que a frequência cardíaca e a intensidade do treino sejam mantidas, além de se prevenirem lesões.

Os treinos intervalados são uma ótima estratégia para aumentar o metabolismo e acelerar o processo de queima de gordura, diminuindo o percentual de gordura corporal, além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e aumentar a captação de oxigênio. É recomendado que esses treinos sejam realizados duas a três vezes por semana e que a pessoa tenha uma alimentação adequada para que os resultados possam aparecer e serem duradouros.

O que é o treino intervalado e quais os tipos

Tipos de treino intervalado

Os treinos intervalados podem ser aplicados na corrida externa ou na esteira, bicicleta e exercícios de força, sendo importante a orientação do instrutor para que seja definida a zona de treinamento, que corresponde à intensidade e frequência cardíaca que a pessoa deve atingir e manter durante o exercício.

1. HIIT

O HIIT, também chamado de High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, é um tipo de treino muito utilizado para acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura durante e após a atividade física. Os exercícios em que o protocolo de HIIT é aplicado devem ser realizados em alta intensidade para que se possa obter os benefícios desejados.

Na maioria das vezes, o HIIT é aplicado nos treinos de bicicleta e de corrida e consiste na realização do exercício em alta intensidade por cerca de 30 segundos a 1 minuto, de acordo o objetivo da pessoa. Após o tempo de esforço, a pessoa deve passar o mesmo tempo em repouso, que pode ser passivo, ou seja, parado, ou ativo, em que o mesmo movimento é realizado, porém em uma intensidade mais baixa. Além de poder ser aplicado em exercícios aeróbicos, o treino de HIIT também pode ser incluído em exercícios de musculação.

2. Tabata

O treino de tabata é um tipo de HIIT e que dura cerca de 4 minutos, em que a pessoa faz o exercício em alta intensidade por 20 segundos e descansa por 10 segundos, completando o tempo total de 4 minutos de atividade. Assim como o HIIT, o tabata consegue aumenta a capacidade aeróbica e anaeróbica da pessoa, ajuda na manutenção da massa muscular e melhora o sistema cardiovascular.

Por ser um treino de alta intensidade, é recomendado que seja feito por pessoas que praticam atividade física já há um tempo e que seja feito sob orientação de um profissional de educação física para que se possam alcançar os benefícios. Confira alguns exercícios de tabata.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem