Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para transtorno bipolar

O tratamento para transtorno bipolar, que é quando o paciente sofre com alterações drásticas do humor variando entre sensações de muita alegria e extrema tristeza, envolve o uso de remédios prescritos pelo psiquiatra que devem ser tomados ao longo da vida, para manter o paciente sem sintomas, evitando crises de depressão ou mania.

Essa perturbação mental que pode ser conhecida popularmente como transtorno afetivo bipolar ou transtorno bipolar do humor​ não tem cura, mas o paciente pode ter uma vida normal desde que tome os remédios corretamente e cumpra as indicações médicas.

Crises do transtorno bipolarCrises do transtorno bipolar
Equilíbrio das fases com tratamentoEquilíbrio das fases com tratamento

Tratamento medicamentoso para o transtorno bipolar

Para o sucesso do tratamento medicamentoso do transtorno bipolar os remédios e as doses devem ser orientadas pelo psiquiatra. E embora, normalmente, medicamentos a base de lítio, sejam utilizados mesmo quando o paciente não tem sintomas, outros como anti-depressivos e antipsicóticos geralmente são prescritos de acordo com o humor do paciente.

Além de remédios, a eletroconvulsoterapia que é outro tipo de tratamento clínico, que consiste no uso de choques com corrente elétrica para controlar o humor do paciente, também pode ser recomendada pelo psiquiatra para complementar o tratamento medicamentoso do transtorno bipolar, equilibrando as crises de depressão ou mania.

Tratamento natural para transtorno bipolar

O tratamento natural para o transtorno bipolar complementa e não substitui o tratamento clínico e tem como objetivo evitar o stress e a ansiedade, fazendo com que o paciente fique mais equilibrado, evitando as crises. Por isso, o paciente com transtorno bipolar deve:

  • Praticar uma atividade física regular como ioga, pilates ou caminhadas relaxantes;
  • Ter uma atividade de lazer, como assistir bons filmes, ler, escrever um diário, pintar ou cuidar do jardim, por exemplo;
  • Ter uma alimentação regular evitando consumir produtos industrializados;
  • Consumir bebidas com propriedades calmantes como chá de hipericão e passiflora, camomila ou erva cidreira, por exemplo;
  • Fazer massagens relaxantes com frequência para diminuir a tensão.

Além disto, para garantir o bem-estar do paciente é importante que a família esteja envolvida em todo o processo. Por exemplo, se o paciente se encontra numa fase depressiva e se descuidar os cuidados de higiene e aparência, o familiar deve incentivá-lo e elogiá-lo. Já no caso do paciente estar na fase de euforia, é importante que o familiar controle o dinheiro gasto, pois a alegria excessiva pode levar ao descontrole financeiro.

Dicas para o paciente controlar os sintomas do transtorno bipolar

Para que o paciente com transtorno bipolar viva normalmente controlando sua doença sem apresentar sintomas, deve:

  • Tomar regularmente os medicamento na hora e na dose prescrita pelo médico;
  • Evitar consumir bebidas alcoólicas;
  • Não consumir drogas.

Seguir esses conselhos é uma forma de garantir que os remédios controlem os possíveis desequilíbrios de humor evitando as crises.

Complicações do transtorno bipolar

As complicações do transtorno bipolar surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e incluem a depressão profunda, que pode resultar numa tentativa de suicídio, ou a alegria excessiva, que pode levar à falência, por exemplo.

Nestes casos, pode ser necessário o internamento do paciente para estabilizar as crises de humor e controlar melhor a doença.

Saiba quais os sintomas do transtorno bipolar em: Sintomas do Transtorno Bipolar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...