Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Principais sintomas de Câncer de língua e como é o tratamento

O câncer de língua é um tipo raro de tumor de cabeça e pescoço e que pode atingir tanto a parte superior quanto a parte inferior da língua, o que influencia nos sintomas percebidos e no tratamento que deve ser seguido. O principal sinal indicativo de câncer na língua é o parecimento de manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua que doi e que não melhora ao longo do tempo.

Apesar de raro, esse tipo de câncer pode aparecer com mais frequência em adultos, principalmente naqueles que possuem histórico de tabagismo ou que não possuem higienização da boca adequada.

Principais sintomas de Câncer de língua e como é o tratamento

Principais sintomas

Na maioria dos casos não são percebidos sinais e sintomas que possam ser indicativos de câncer na língua, sendo notados apenas quando o câncer já encontra-se em fase mais avançada, principalmente quando essa alteração maligna atinge a base da língua, o que torna a identificação de qualquer sinal mais difícil.

Os principais sinais e sintomas indicativos de câncer na língua são:

  • Dor na língua que não passa;
  • Aparecimento de manchas vermelhas ou brancas na língua e na cavidade oral, em alguns casos, que podem também ser doloridas;
  • Desconforto para engolir e para mastigar;
  • Mau hálito;
  • Sangramento na língua, que pode ser notado principalmente quando se morde ou mastiga, por exemplo;
  • Dormência na boca;
  • Surgimento de um caroço na língua que não desaparece ao longo do tempo.

Como esse tipo de câncer é pouco frequente e os sintomas normalmente só são percebidos quando a doença já está em um estágio mais avançado, o diagnóstico acaba por ser tardio, sendo muitas vezes os sinais sugestivos identificados durante uma consulta odontológica.

Após identificação de sinais e sintomas sugestivos de câncer de língua, o clínico geral ou o dentista podem indicar a realização de exames para confirmação do diagnóstico, principalmente a biópsia, em que uma amostra das lesões é coletada e enviada para o laboratório para que sejam analisadas as características das células do local, permitindo que o médico identifique alterações celulares sugestivas de câncer.

Causas do câncer de língua

As causas do câncer de língua ainda não são muito bem estabelecidas, mas acredita-se que pessoas que não possuem bons hábitos de higiene bucal, são fumantes ativos, são alcoólatras, possuem histórico na família de câncer bucal ou que já tiveram outros tipo de câncer oral possuem maior risco de desenvolver o câncer de língua.

Além disso, a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, ou pelo Treponema pallidum, bactéria responsável pela sífilis, também pode favorecer o desenvolvimento do câncer de língua, principalmente se essa infecção não for identifica e tratada corretamente.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o câncer de língua depende da localização do tumor e da extensão da doença, sendo normalmente realizada cirurgia para remoção das células malignas. No caso do câncer estar localizado na parte de trás ou na região de baixo da língua, pode ser recomendada a realização de radioterapia para eliminação das células tumorais.

Nos casos mais avançados, o médico pode recomendar uma combinação de tratamentos, ou seja, pode indicar a realização em conjunto de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e cirurgia.

Bibliografia >

  • NATIONAL ORGANIZATION FOR RARE DISEASES. Tongue Cancer. Disponível em: <https://rarediseases.org/rare-diseases/tongue-cancer/>. Acesso em 29 Nov 2019
  • MEMORIAL SLOAN KETTERING CANCER CENTER. Tongue Cancer. Disponível em: <https://www.mskcc.org/cancer-care/types/mouth/types-mouth/tongue>. Acesso em 29 Nov 2019
  • THE ORAL CANCER FOUNDATION. Oral Cancer Facts. Disponível em: <https://oralcancerfoundation.org/facts/>. Acesso em 29 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem