Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento da escarlatina

A principal forma de tratamento da escarlatina em crianças consiste numa única dose da injeção de Penicilina, mas também pode ser usada suspensão oral (xarope), por 10 dias. Em caso de alergia à penicilina, o médico pode recomendar eritromicina em forma de xarope, por 10 dias.

Normalmente, 2 dias após o início do tratamento os sintomas da escarlatina começam a desaparecer, no entanto, deve-se manter o uso do antibiótico pelo tempo determinado pelo médico, já que a infecção pode voltar a surgir, caso o tratamento seja interrompido antes, além de haver risco de desenvolver resistência ao antibiótico.

Como é feito o tratamento da escarlatina

O que comer durante o tratamento

A escarlatina pode causar intensa dor de garganta, assim como desconforto em toda a boca, dessa forma é indicado preferir comer alimentos líquidos ou pastosos, idealmente frescos ou à temperatura ambiente, como sopa de legumes com ovo ou frango cozido, por exemplo. Outros bons exemplos incluem purê, gelatina, suco de frutas e vitaminas de iogurte.

Alimentos muito quentes devem ser evitados para não agravar o desconforto na garganta. Pão, biscoitos e torradas também podem ser consumidos, desde que sejam molhados no leite ou chá.

Como aliviar os sintomas de forma natural

Além do uso de antibióticos para curar a doença, existem também outros cuidados que ajudam a aliviar os sintomas, como:

  • Tomar banho em água tépida, ou seja nem muito quente, nem fria, para ajudar a aliviar a febre;
  • Colocar compressas frias ou uma toalha molhada com água fria na testa e nas axilas para ajudar a baixar a febre.
  • Passar regularmente chá morno de camomila ou de eucalipto na pele para refrescar e aliviar a coceira;
  • Passar óleos minerais ou cremes hidratantes para hidratar, reduzir a vermelhidão e evitar a descamação da pele.

Durante o tratamento e até que os sintomas tenham desaparecido também é aconselhado ficar de repouso em casa, para que o corpo consiga se recuperar mais facilmente e para evitar a transmissão da infecção.

Possíveis complicações

A escarlatina normalmente é facilmente tratada com o antibiótico indicado pelo médico, sendo raro surgirem complicações. Entretanto, embora raro, pode haver febre reumática, que é a lesão das válvulas do coração e lesões do rim que podem evoluir para insuficiência renal.

O tratamento com antibióticos no tempo recomendado pelo médico evita o surgimento das principais complicações desta doença.

Sinais de melhora ou piora

Os sinais de melhora da escarlatina incluem a diminuição das manchas avermelhadas na pele, o aumento do apetite, a diminuição das dores de garganta, assim como, da febre. 

Já os sinais de piora da escarlatina ocorrem quando o tratamento não é feito ou é interrompido antes da hora, e incluem o aumento da febre, aumento das dores de garganta, dor no ouvido ou em outra região do corpo, assim como, o aumento das manchas avermelhadas na pele. Caso se suspeite de piora do quadro de escarlatina é muito importante voltar ao hospital.

Bibliografia >

  • CDC. Group A Streptococcal (GAS) Disease: Scarlet Fever. Disponível em: <https://www.cdc.gov/groupastrep/diseases-hcp/scarlet-fever.html>. Acesso em 04 Jun 2020
  • UPTODATE. Complications of streptococcal tonsillopharyngitis. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/complications-of-streptococcal-tonsillopharyngitis?source=search_result&search=scarlet%20fever&selectedTitle=1~22>. Acesso em 04 Jun 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem