Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

Dezembro 2020

O tratamento para a síndrome de Ménière deve ser indicado pelo otorrinolaringologista e normalmente envolve mudanças de hábitos e uso de alguns remédios que ajudam a diminuir a vertigem, como Dimenidrato, Betaístina ou Hidroclorotiazida, por exemplo. No entanto, nos casos em que esses remédios não tenham o devido efeito, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

A síndrome de Ménière é uma doença que provoca disfunção do ouvido interno e, embora não exista uma cura, é possível recorrer a vários tipos de tratamentos para melhorar os sintomas e evitar a piora da doença. Conheça mais sobre a síndrome de Ménière.

O tratamento de síndrome de Ménière deve ser orientado pelo médico e consiste em:

1. Uso de remédios

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

Os remédios mais usados para tratar a síndrome de Ménière devem ser indicados pelo médico, e incluem:

  • Antieméticos, como Meclizina, Dimenidrato, Prometazina ou Metoclopramida: são usados no momento da crise, pois são medicamentos que, além de tratarem as náuseas, diminuem a vertigem causada por movimento;
  • Tranquilizantes, como Lorazepam ou Diazepam: também são utilizados durantes as crises para diminuir a sensação de tontura e vertigem;
  • Diuréticos, como Hidroclorotiazida: costumam ser indicados para reduzir a frequência e intensidade das crises de vertigem, pois atuam diminuindo o acúmulo de líquidos dentro dos canais do ouvido, que é uma provável causa da doença;
  • Anti-vertiginosos, como Betaístina: utilizado continuamente para controlar e reduzir os sintomas de vertigem, náuseas, zumbido e perda da audição.

Além disto, também podem ser indicados outras classes de medicamentos, como vasodilatadores, para melhorar a circulação local, assim como corticoides e imunossupressores, como forma de regularizar a atividade imune nas região do ouvido.

2. Tratamento natural

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

O primeiro passo para tratar a síndrome de Ménière é com mudanças de hábitos, pois são formas de diminuir a quantidade e a intensidade das crises.

Assim, uma das melhores formas naturais de aliviar e evitar o surgimentos dos sintomas associados à síndrome de Ménière é fazer uma dieta com pouco ou nenhum sal. Isso acontece porque o corpo retém menos água, diminuindo a quantidade de líquidos no ouvido que podem causar o surgimento das vertigens e do enjoo.

A dieta para a síndrome de Ménière consiste em:

  • Substituir o sal por ervas aromáticas;
  • Evitar produtos industrializados;
  • Evitar ingerir alimentos salgados, como presunto ou queijo;
  • Optar por comida grelhada ou assada, para evitar molhos com muito sal.

Além disso, é indicado diminuir o consumo de álcool, cafeína e nicotina, pois são substâncias irritativas às estruturas do ouvido. O estresse também deve ser evitado, pois estimula negativamente o sistema nervoso e pode desencadear novas crises.

Confira mais detalhes sobre a alimentação para a síndrome de Ménière no vídeo a seguir:

3. Fisioterapia

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

A fisioterapia é muito importante para quem sofre desta doença, e é chamada de terapia de reabilitação vestibular. Neste tratamento, o fisioterapeuta pode recomendar exercícios que podem ajudar a diminuir os sintomas de tontura e desequilíbrio, melhorando a sensibilidade ao movimento, assim como fazer recomendações de segurança para a pessoa utilizar em momentos de crise.

4. Uso de medicamentos no ouvido

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

O uso de medicamentos no ouvido é indicado quando as outros métodos de tratamento não foram eficazes. Assim, alguns medicamentos podem ser administrados diretamente na membrana timpânica para reduzir os sintomas de vertigem, sendo os principais:

  • Antibióticos, como Gentamicina: é um antibiótico que é tóxico para o ouvido e que, por isso, diminui a atividade do ouvido afetado no controle do equilíbrio, transferindo essa função apenas para o ouvido saudável;
  • Corticoides, como Dexametasona: é um corticoide que reduz a inflamação do ouvido, reduzindo a intensidade das crises.

Este tipo de tratamento só pode ser feito no consultório de um otorrino especializado no tratamento de problemas como a síndrome de Ménière.

5. Cirurgia

Como é feito o tratamento para a doença de Ménière

A cirurgia também só é indicada nos casos em que as outras formas de tratamento não apresentaram efeito em reduzir a frequência ou intensidade das crises. Algumas opções incluem:

  • Descompressão do saco endolinfático, que alivia a vertigem por diminuir a produção de fluido ou aumentar a sua absorção;
  • Secção do nervo vestibular, em que é cortado o nervo vestibular, resolvendo os problemas de vertigem sem prejudicar a audição;
  • Labirintectomia, que resolve os problemas de vertigem mas também provoca surdez, por isso só é usada em casos em que já haja perda de audição.

O melhor método é indicado pelo otorrinolaringologista, de acordo com os principais sintomas apresentados por cada pessoa, como perda da audição ou tontura.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem