Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento do Eritema infeccioso ("Doença da Bofetada")

Atualizado em Maio 2019

Não existe um medicamento específico para combater o vírus que causa o eritema infeccioso, também conhecido popularmente como doença da bofetada, e, por isso, o plano de tratamento em como objetivo aliviar os sintomas como vermelhidão nas bochechas, febre e mal estar, até que o corpo consiga eliminar o vírus.

Assim, o tratamento, que deve ser prescrito pelo pediatra ou dermatologista, geralmente envolve repouso e a ingestão de:

  • Anti-histamínicos, para diminuir a vermelhidão das bochechas e outras partes do corpo como costas, braços, tronco, coxas e nádegas;
  • Remédios antipiréticos, para controlar a febre;
  • Analgésicos para aliviar as dores e mal-estar geral.

As manchas vermelhas na bochecha normalmente aparecem entre 2 e 7 dias depois do contato com o vírus, o parvovírus B19, e geralmente regridem em 1 a 4 dias até desaparecerem, sendo que o período de maior risco de contágio da doença é antes do aparecimento das manchas.

Como é feito o tratamento do Eritema infeccioso (

Quando as manchas avermelhadas aparecem na pele, já não há risco de transmitir a doença, mas é aconselhável ficar em casa nos primeiros 3 dias de aparecimento dos sintomas como mal estar e febre. Mesmo que as manchas na pele ainda não tenham desaparecido totalmente, já é aconselhável o regresso à creche, escola ou trabalho.

Confira os sintomas que podem ajudar a identificar um caso de eritema infeccioso.

Que cuidados se deve ter durante o tratamento

Uma vez que esta doença é mais comum nas crianças, é muito importante que além de fazer o tratamento recomendado pelo médico, se mantenha uma hidratação adequada, já que a febre pode causar perda de água.

Dessa forma, é recomendado oferecer regularmente água, água de coco ou sucos naturais para a criança, de forma a manter os níveis de água adequados.

Além disso, como é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida pela saliva e secreções pulmonares é importante:

  • Lavar as mãos regularmente;
  • Evitar espirrar ou tossir sem cobrir a boca;
  • Evitar compartilhar objetos que entrem em contato com a boca.

Após o surgimento das manchas na pele, o risco de contágio é muito inferior, no entanto, deve-se manter este tipo de medidas para garantir que não existe transmissão.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora desta infecção surgem cerca de 3 a 4 dias após o surgimento das manchas e incluem diminuição da febre, desaparecimento das manchas vermelhas e maior disposição.

Sinais de piora

Geralmente não existe piora do quadro, já que o vírus é eliminado pelo organismo, no entanto, caso surja febre muito alta, acima de 39ºC ou caso a criança fique muito parada é importante voltar no médico para reavaliar o caso.


Bibliografia

  • LONGO, Dan L. et al.. Medicina interna de Harrison. 18.ed. São Paulo: AMGH Editora, 2013. 1479-1480.
  • CDC. Fifth Disease. Link: <www.cdc.gov>. Acesso em 30 Mai 2019
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem