Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para doença da bofetada

O tratamento para doença da bofetada tem como objetivo aliviar os sintomas como vermelhidão nas bochechas, febre e mal estar, porque não há medicamento específico para eliminar o vírus que causa a doença.

O tratamento deve ser prescrito pelo pediatra ou dermatologista e envolve repouso e a ingestão de:

  • Medicamento anti-histamínico para diminuir a vermelhidão das bochechas e outras partes do corpo como costas, braços, tronco, coxas e nádegas;
  • Medicamento anti-térmico para controlar a febre;
  • Medicamento analgésico para aliviar as dores e mal-estar geral.

As manchas avermelhadas em uma bochecha, ou em ambas, normalmente aparecem entre 2 e 7 dias depois do contato com o vírus, o parvovírus B19, e geralmente regridem em 1 a 4 dias até desaparecerem, sendo o período de maior risco de contágio da doença o anterior ao aparecimentos das manchas avermelhadas nas bochechas.

Quando as manchas avermelhadas aparecem na pele, já não há risco de transmitir a doença, mas é aconselhável ficar em casa nos primeiros 3 dias de aparecimento dos sintomas como mal estar e febre. Mesmo que as manchas na pele ainda não tenham desaparecido totalmente, já é aconselhável o regresso à creche, escola ou trabalho.

A doença da bofetada é contagiosa e pode ser transmitida através do contato com secreções respiratórias, como a tosse, espirros e catarro do paciente.

Não há vacina para a doença da bofetada, por isso, é importante lavar bem as mãos, não colocar as mãos na boca e evitar as secreções diretas de outros indivíduos.

As manchas avermelhadas na pele podem reaparecer nas semanas seguintes com exposição à luz do sol, exercício ou calor.

A doença da bofetada é mais comum nas crianças e adolescentes, mas pode se desenvolver nos adultos, podendo provocar dor leve nas articulações e lesões inflamatórias, que podem ser permanentes ou aparecer e desaparecer durante semanas ou meses.

Link útil:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...