Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Eritema infeccioso: o que é, sintomas e tratamento

O eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus Parvovírus humano 19, podendo então essa doença ser denominada parvovirose humana. A infecção por esse vírus é mais comum de acontecer em crianças e adolescentes por meio do contato com secreções aéreas liberadas ao falar ou tossir, por exemplo.

A parvovirose humana nada tem relação com a parvovirose canina, uma vez que o vírus responsável por essa doença em animais, que é normalmente o Parvovírus 2, não tem qualquer efeito em humanos.

O eritema infeccioso é caracterizado pela presença de manchas e erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto, sendo normalmente o tratamento realizado com o objetivo de aliviar os sintomas. No caso da infecção pelo vírus durante a gestação, é importante ir ao obstetra para que seja estabelecida a melhor forma de tratamento.

Ilustração do Parvovírus 19
Ilustração do Parvovírus 19

Principais sintomas

O sintoma mais característico do eritema infeccioso é a presença de manchas vermelhas na pele, principalmente braços, pernas e rosto. Outros sintomas indicativos de parvovirose humana são:

  • Coceira na pele;
  • Dor de cabeça;
  • Dor de estômago;
  • Cansaço excessivo;
  • Palidez ao redor da boca;
  • Mal-estar;
  • Febre baixa;
  • Dor nas articulações, principalmente mãos, punhos, joelhos e tornozelos, sendo este sintoma mais característico em adultos infectados pelo vírus.

Os sintomas normalmente surgem 5 a 20 dias após o contato com o vírus e as manchas são mais aparentes quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol ou a temperaturas extremas.

O diagnóstico dessa doença é feito pelo médico por meio da análise dos sintomas descritos, podendo também ser solicitado exames hematológicos e bioquímicos para confirmar a infecção.

Parvovirose na gravidez

Na gravidez, a infecção pelo Parvovírus pode ser grave devido à chance de transmissão vertical, ou seja, da mãe para o feto, o que pode resultar em alterações no desenvolvimento do feto, anemia intrauterina, insuficiência cardíaca fetal e até mesmo aborto.

Além da gravidez, essa doença pode ser grave quando a pessoa possui o sistema imune comprometido, pois o organismo não consegue responder bem à infecção, não havendo cura. Isso pode resultar em alterações no sangue, dores articulares e até mesmo anemia.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o eritema infeccioso é feito de forma sintomática, ou seja, tem como objetivo aliviar os sintomas apresentados pela pessoa. No caso de dores nas articulações ou de cabeça, pode ser indicado pelo médico o uso de analgésicos, por exemplo.

Normalmente a infecção é combatida pelo próprio sistema imunológico, sendo apenas necessário repousar e beber bastante líquidos para facilitar o processo de cura.

A parvovirose humana não tem vacina, por isso, a melhor forma de prevenir a infecção por esse vírus é lavando bem as mãos e evitando o contato com pessoas doentes.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...