Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Dor na frente do Joelho

O tratamento para condromalacia patelar pode ser feito com repouso, uso de compressas de gelo e exercícios para fortalecer os músculos das pernas, especialmente o quadríceps, que forma a parte anterior da coxa para assim diminuir a dor, a inflamação e o atrito entre o osso da coxa, o fêmur e ao osso do joelho, a patela.

Ainda que a dor e o desconforto na parte anterior do joelho diminuam com uso de anti-inflamatórios, analgésicos e compressas geladas é importante fazer sessões de fisioterapia para fortalecer os músculos das pernas para que a articulação do joelho fique mais estável, diminuindo a recorrência dos sintomas.

A dor na parte da frente do joelho normalmente piora ao sentar e ao subir escadas, assim como ao caminhar e ao agachar. Veja o que você pode fazer em casa para aliviar a dor no joelho

Remédios

Tratamento para Dor na frente do Joelho

Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios podem ser usados em forma de comprimido e também em forma de pomada para serem aplicadas diretamente no local da dor, mas sempre sob orientação do médico ortopedista porque existem restrições e contra-indicações que devem ser respeitadas.

Normalmente os medicamentos são indicados por 7 dias, logo no início do tratamento para aliviar a dor e facilitar a movimentação, mas não devem ser usados por mais tempo porque podem prejudicar o estômago. Além disso, antes de tomar qualquer anti-inflamatório é indicado tomar um protetor gástrico, para proteger as paredes do estômago. Tomar o remédio após as refeições também ajuda a diminuir o desconforto gástrico que ele pode provocar.

As pomadas podem ser usadas 2 ou 3 vezes por dia, com uma pequena massagem, até que seja totalmente absorvida pela pele. Aplicar a pomada após um banho morno pode aumentar a sua eficácia, porque faz com que ela seja mais facilmente absorvida.

Fisioterapia

A fisioterapia é muito importante e pode ser feita com uso de aparelhos que atuam como analgésico, aliviando a dor, e anti-inflamatório, combatendo a inflamação e devem ser prescritos pelo fisioterapeuta após uma avaliação com este profissional. 

Inicialmente, cada sessão poderá ser composta de: aparelhos, técnicas de cinesioterapia como mobilização articular e patelar, exercícios de fortalecimento, alongamentos e compressas frias.

O fisioterapeuta poderá indicar o uso de aparelhos como tens, ultrassom, laser ou infravermelhos, durante um período de tempo e a seguir devem ser realizados exercícios que devem fortalecer os músculos da região anterior e laterais da coxa como por exemplo:

FortalecimentoFortalecimento

Cada exercício pode ser realizado em 3 séries de 10 a 20 repetições. No início do tratamento os exercícios podem ser realizados sem peso, mas é preciso ir aumentando a resistência, colocando pesinhos diferentes na canela, conforme a dor for diminuindo.

O alongamento dos músculos da parte de trás da coxa também são muito importante para a recuperação do joelho. Alguns exercícios de alongamento que podem ser realizados após os exercícios de fortalecimento podem ser:

AlongamentoAlongamento

Para fazer esses alongamentos basta ficar parado na posição que indica cada imagem durante 1 minuto, por 3 a 5 vezes consecutivas. No entanto, não se deve manter o mesmo alongamento por mais de 1 minuto porque ele não terá nenhum benefício e por isso é importante fazer intervalos a cada minuto, para que o músculo possa retornar à sua posição neutra, antes de iniciar um novo alongamento. Estes alongamentos podem ser realizados diariamente em casa, para ajudar no tratamento.

Compressas frias podem ser úteis após os exercícios de fisioterapia. Para isso basta aplicar a compressa na região dolorida deixando atuar durante 20 minutos, mas com um pano com tecido fino para proteger a pele. Veja quando é melhor usar compressa quente ou fria no vídeo a seguir:

Veja um exercício que poderá ser útil quando já não há dor, na fase final do tratamento: Exercícios de propriocepção para o joelho.

Cirurgia

Nos casos mais graves, quando a pessoa possui os graus IV ou V de condropatia patelar, uma alteração que pode ser descoberta num raio-x do joelho ou numa ressonância magnética, o ortopedista poderá indicar uma cirurgia no joelho para reparar a lesão, e a seguir o indivíduo deverá fazer pelo menos 6 semanas de fisioterapia para melhorar a amplitude dos movimentos do joelho e poder conseguir andar, correr e sentar normalmente, sem nenhuma dor. Saiba como esta cirurgia pode ser feita clicando aqui

Mais sobre este assunto:
Carregando
...