Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feito o tratamento da colite

O tratamento para a colite pode variar de acordo com a causa da colite, podendo ser feito através do uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e antibióticos, ou alterações na dieta, pois este é um fator comum em quase todos os tipos de colite, devendo ser seguida uma dieta leve para aliviar a inflamação do intestino e diminuir as lesões.

A colite é uma inflamação no intestino que tem várias causas, podendo ser tanto consequência do estresse como de infecções por bactérias, por exemplo, e que é caracterizada por dor abdominal, gases, desidratação e alternância entre período de diarreia e de prisão de ventre. Conheça outros sintomas da colite.

Como é feito o tratamento da colite

1. Remédios

O tratamento com remédios pode ser indicado pelo médico com o objetivo de aliviar os sintomas ou combater o microrganismo responsável pela infecção e inflamação do intestino. Assim, pode ser recomendado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol e o Ibuprofeno, por exemplo, ou antibióticos como Metronidazol ou Vancomicina, no caso do microrganismo ser resistente.

Além disso, pode ser indicado pelo nutricionista o uso de remédios a base de polivitamínicos, para melhorar o estado nutricional da pessoa, além de medicamentos para parar a diarréia, como a Sulfassalazina, que é um anti-inflamatório intestinal com propriedades antibióticas e imunossupressoras.

2. Alimentação

A alimentação é importante no tratamento da colite, pois evita complicações, ajuda a aliviar os sintomas e a melhorar a absorção de nutrientes no organismo, promovendo a qualidade de vida da pessoa.

Não existe uma alimentação específica ou alimentos que devem ser consumidos em maiores quantidades durante o tratamento da colite, no entanto o nutricionista indica que a pessoa tenha uma alimentação saudável e equilibrada e aumente o consumo de carnes magras, frutas e vegetais, gorduras boas e faça uso de temperos naturais. Veja mais detalhes sobre a alimentação na colite.

3. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para colite ajudam a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação como dor abdominal, gases, calafrios e desidratação, por exemplo.

Uma opção de remédio caseiro para colite é o suco puro de maçã que pode ser consumido várias vezes ao dia. Para fazer esse suco, basta passar as maçãs no liquidificador ou processador e beber em seguida. Confira outros remédios caseiros para colite.

4. Cirurgia

A cirurgia para colite só é indicada pelo médico quando o tratamento com medicamentos e alimentação adequada não são eficazes, sendo então necessária a realização de cirurgia para retirar parte ou todo o cólon ou reto. Normalmente isso ocorre no casos de colites mais graves em que a lesão é irreversível.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem