Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento da inflamação da glândula de Bartholin

O tratamento para a inflamação da glândula de Bartholin, também conhecida como Bartolinite, deve ser sempre orientado pelo ginecologista e, normalmente, só é feito quando surgem sintomas como dor durante as atividades diárias, saída de pus ou febre, por exemplo.

Normalmente, o tratamento é iniciado com o uso de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno, e analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona.

Tratamento da inflamação da glândula de Bartholin

Porém, se os sintomas se mantiverem após 5 dias, pode ser necessário utilizar:

  • Antibióticos, como Cefalexina ou Ciprofloxacino: se existir suspeita de uma infecção ou doença sexualmente transmissível;
  • Drenagem cirúrgica: serve para retirar o líquido que está se acumulando nas glândulas. Para isso, o médico aplica anestesia local e depois faz uma pequena incisão no local;
  • Marsupialização: é uma técnica cirúrgica usada especialmente nos casos recorrentes. Para isso, é realizada uma abertura das glândulas e depois suas bordas são unidas à pele, para evitar que voltem a acumular líquido;

Já a cirurgia para remover completamente as glândulas de Bartholin, chamada de Bartolinectomia​, geralmente só é usada em último recurso, quando nenhum dos tratamento anteriores consegue resolver o problema ou quando a inflamação destas glândulas surge muito frequentemente.

Após drenagem, marsupialização ou cirurgia, é muito importante que se volte ao ginecologista em, pelo menos, 48 horas, para avaliar se existe líquido se acumulando novamente. Para evitar que isso aconteça, pode ser aconselhado fazer banhos de assento de 15 minutos com água morna, pelo menos 3 vezes por dia.

A glândula de Bartholin pode inflamar devido ao acúmulo do líquido lubrificante em seu interior, no entanto se existirem maus cuidados de higiene, essa inflamação pode virar uma infecção devido ao acúmulo de bactérias, piorando os sintomas. Saiba mais sobre as glândulas de Bartholin e como cuidar.

Opções de tratamentos caseiros

A melhor forma de tratamento caseira para a inflamação da glândula de Bartholin é a realização de um banho de assento com água morna a 35ºC por 15 minutos, pelo menos 3 a 4 vezes por dia. O banho de assento ajuda as glândulas a relaxarem e liberarem o líquido que está se acumulando no seu interior, diminuindo a inflamação e todo o desconforto associado.

No entanto, também é possível juntar ao banho de assento algumas plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias, anti-bactericidas, anti-sépticas ou cicatrizantes ginecológicas, como o barbatimão ou a aroeira, que vão acelerar o tratamento médico.

Ingredientes

Modo de preparo

Colocar os ingredientes a ferver durante 10 minutos. Depois deixar amornar, coar e fazer o banho de assento por pelo menos 15 minutos, 3 vezes por dia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...