Transtorno de personalidade esquizoide: o que é, sintomas e tratamento

Setembro 2021

O transtorno de personalidade esquizoide caracteriza-se por um marcado distanciamento de relações sociais e preferência para realizar as demais atividades sozinho, sentindo pouco ou nenhum prazer na realização dessas atividades. Assim, é comum que as pessoas com esse transtorno sejam descritas como distantes e indiferentes.

Esse tipo de transtorno é raro, no entanto pode ser observado com maior frequência em homens. É importante que seja identificada pelo psicólogo e/ ou psiquiatra para que o tratamento possa ser iniciado e, assim, seja possível prevenir o desenvolvimento de outros transtornos psicológicos, como a depressão e a ansiedade.

Apesar de não existir um tratamento pré-definido, é recomendado que a pessoa com o transtorno de personalidade esquizoide realize sessões de terapia comportamental para que as suas habilidades sociais possam ser estimuladas. Em alguns casos, o psiquiatra pode também indicar o uso de alguns medicamentos.

Transtorno de personalidade esquizoide: o que é, sintomas e tratamento

Principais sintomas

De acordo com o DSM, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, os sintomas característicos de uma pessoa com Transtorno de Personalidade Esquizoide são:

  • Falta de interesse em estabelecer vínculos sociais mais íntimos;
  • Preferência pela realização de atividades solitárias;
  • Manifestação de pouco ou nenhum interesse para ter experiências sexuais com o parceiro;
  • Falta de prazer para realizar atividades;
  • Não tem amigos íntimos ou confidentes a não ser os parentes em primeiro grau;
  • Indiferença quando recebe elogios ou críticas;
  • Demonstração de frieza e distanciamento emocional.

A partir das características e sintomas apresentados, o psicólogo e/ ou psiquiatra consegue fazer o diagnóstico do transtorno, sendo importante que seja feito o diagnóstico diferencial para esquizofrenia, transtorno do espectro autista e transtorno de personalidade esquiva, por exemplo, pois assim é possível iniciar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

Ainda não se sabe ao certo quais as causas que estão na origem deste tipo de transtorno de personalidade, mas pensa-se que pode estar relacionada com fatores hereditários e com experiências da infância, jé que é durante o desenvolvimento da criança, que ela aprende a interpretar os sinais sociais e a responder adequadamente.

Alguns fatores que podem aumentar o risco da pessoa vir a sofrer deste transtorno de personalidade é ter um membro da família com um transtorno de personalidade esquizoide ou esquizotípica ou esquizofrenia, além de também ser consequência de mais tratos na infância, principalmente quando a pessoa foi criada por uma pessoa distante emocionalmente e/ ou negligente, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o transtorno da personalidade esquizoide deve ser orientado pelo psicoterapeuta, que normalmente realiza a terapia cognitivo-comportamental com o objetivo de estimular o desenvolvimento das habilidades sociais.

As pessoas com esse tipo de transtorno apresentam maior risco de desenvolver outros transtornos psicológicos, como depressão ou ansiedade, por exemplo, e, por isso, pode ser indicado pelo psiquiatra o uso de medicamentos com o objetivo de diminuir os sintomas relacionados com esses transtornos.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • MAZER, Angela K.; MACEDO, Brisa Burgos D. et al. Transtornos de Personalidade. Medicina (Ribeirão Preto, Online.). 50(Supl.1). 85-97, 2017
  • MAYO CLINIC. Schizoid personality disorder. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/schizoid-personality-disorder/diagnosis-treatment/drc-20354419>. Acesso em 13 Mar 2019
  • American Psychiatric Association. Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais. 5.ed. Portugal: Climepsi, 2013.
Mais sobre este assunto: