Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como o coronavírus é transmitido e como evitar

A transmissão do coronavírus pode acontecer tanto de pessoa para pessoa como de animal para pessoa, sendo, por isso, importante que a pessoa adote medidas de prevenção, como lavar as mãos, evitar o contato com pessoas que possam estar infectadas e evitar ambientes fechados e com muitas pessoas.

O coronavírus é uma família de vírus responsável por alterações respiratórias, principalmente a gripe. No entanto, no caso do coronavírus ser também transmitido de animais para pessoas, os sintomas de infecção são mais graves, podendo haver insuficiência respiratória em pessoas que já possuem o sistema imunológico comprometido, como o que acontece com o COVID-19. Conheça mais sobre o coronavírus.

Como o coronavírus é transmitido e como evitar

Como acontece a transmissão

A transmissão do coronavírus acontece de forma muito fácil, podendo ser transmitido através do contato com animais ou pessoas infectadas pelo vírus. No caso da transmissão acontecer entre pessoas, a infecção pelo vírus pode acontecer por meio da inalação de gotículas de saliva e das secreções respiratórias que ficam presentes no ar quando a pessoa contaminada pelo coronavírus fala, tosse ou espirra, por exemplo.

No caso do novo tipo de coronavírus circulante, o COVID-19, além de ser transmitido de animal para pessoa, há confirmação também da transmissão entre as pessoas por meio da inalação de gotículas respiratórias e contato com pessoas já infectadas, o que justifica o grande número de casos. Devido à essa confirmação, foi declarada pela Organização Mundial de Saúde estado de emergência internacional, devendo ser adotadas novas medidas para evitar a disseminação do vírus.

Além disso, a transmissão pode acontecer mesmo que a pessoa não apresente sintomas, ou seja, durante o período de incubação do vírus, que corresponde ao período em que o vírus está se multiplicando no organismo.

Como não pegar o coronavírus

Para evitar a infecção pelo coronavírus, é recomendado adotar medidas de proteção para evitar que o vírus se espalhe, como por exemplo:

  • Lavar bem as mãos com água e sabão, principalmente após entrar em contato com alguém que tenha o vírus ou que esteja com a suspeita;
  • Evitar ambientes fechados e com muita gente, pois nesses ambientes o vírus consegue se espalhar mais facilmente e atingir uma maior quantidade de pessoas;
  • Usar máscaras de proteção individual para cobrir o nariz e a boca e evitar especialmente a transmissão para outras pessoas. Nas regiões de maior risco de infecção e para profissionais de saúde que estejam cuidando de pessoas com suspeita de coronavírus é recomendado o uso de máscaras do tipo N95, N100, FFP2 ou FFP3.
  • Evitar o contato com animais selvagens ou que pareçam estar doentes, já que a transmissão pode acontecer entre animais e pessoas;
  • Evitar o compartilhamento de objetos pessoais que possam estar com gotículas de saliva, por exemplo, como talheres e copos.

Além disso, como forma de evitar a transmissão, a Organização Mundial de Saúde está desenvolvendo e implantando medidas de monitorização das suspeitas e dos casos de infecção por coronavírus para que seja entendida a virulência do vírus e mecanismo de transmissão. Confira outras formas de não pegar o coronavírus.

Saiba mais sobre este vírus, no vídeo seguinte:

visualizações

Bibliografia >

  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. WHO recommendations to reduce risk of transmission of emerging pathogens from animals to humans in live animal markets. Disponível em: <https://www.who.int/health-topics/coronavirus/who-recommendations-to-reduce-risk-of-transmission-of-emerging-pathogens-from-animals-to-humans-in-live-animal-markets>. Acesso em 28 Jan 2020
  • WORLD HEALTH ORGANIZATION. Novel Coronavirus(2019-nCoV) Situation Report - 7. 2020. Disponível em: <https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200127-sitrep-7-2019--ncov.pdf>. Acesso em 28 Jan 2020
  • ANVISA. NOTA TÉCNICA Nº 04/2020 GVIMS/GGTES/ANVISA - Orientações para serviços de saúde: medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (2019- nCoV). 2020. Acesso em 31 Jan 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem