Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

4 Remédios caseiros para Torcicolo

Colocar uma compressa quente no pescoço, fazer uma massagem, alongar os músculos e tomar um relaxante muscular são 4 formas diferentes de tratar um torcicolo em casa. Estes quatro tratamentos se complementam e ajudam a curar o torcicolo mais rápido, podendo ser úteis para aliviar a dor e o desconforto.

O torcicolo acontece devido a um espasmo muscular que impossibilita a pessoa de virar o pescoço de um lado para o outro. Parece que o pescoço fica preso e que a dor nunca vai passar, mas seguir estes 4 passos constitui um ótimo tratamento caseiro:

1. Colocar uma compressa quente no pescoço

Um bom remédio caseiro para torcicolo é aplicar uma compressa morna no pescoço, deixando-o atuar por alguns minutos. O calor irá diminuir a dor e o espasmo muscular, aumentando a circulação sanguínea da região, facilitando a cura do torcicolo. Para a compressa:

Ingredientes

  • 2 copos de arroz cru
  • 1 fronha pequena

Modo de preparo

Coloque os grãos de arroz dentro da fronha e amarre, fazendo uma trouxinha. Leve ao micro-ondas na potência média por cerca de 3 minutos, para amornar. A seguir aplique esta trouxinha morna no pescoço e deixe atuar por pelo menos 20 minutos.

4 Remédios caseiros para Torcicolo

2. Fazer uma massagem no pescoço

Ao retirar a trouxinha morna, coloque um pouquinho de creme hidratante nas mãos e faça uma pequena massagem na região dolorida do pescoço, pressionando a região com as pontinhas dos dedos. Se for possível, peça a outra pessoa para fazer a massagem em você. Também podem ser usados cremes ou até mesmo pomada de arnica para acelerar a recuperação. Veja como fazer uma ótima pomada de arnica em casa.

3. Alongar os músculos do pescoço

Girar a cabeça para um lado e para o outro e levar o queixo ao ombro, mas sempre respeitando o limite da dor, mas caso o torcicolo persista por mais de 5 dias, uma consulta com um fisioterapeuta pode ser útil. Esse vídeo tem alguns exercícios de alongamento que podem ser indicados, mas deve-se sempre respeitar o limite da dor e não forçar o pescoço para não agravar a dor e o desconforto:

4. Tomar um relaxante muscular

Tomar um remédio relaxante muscular, como Cloridrato de Ciclobenzaprina ou Baclofeno, também é uma boa forma de combater a dor e os espasmos musculares, curando o torcicolo mais rápido.

Esse tipo de remédio pode ser comprado na farmácia sem receita médica, mas o ideal é que seja usado com o conselho de um profissional da saúde como o farmacêutico porque ele tem efeitos colaterais e contraindicações que devem ser respeitadas. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...