Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga

As cicatrizes antigas são as mais difíceis de remover mas todas podem ficar mais discretas, planas e com boa movimentação e indicamos aqui tudo o que se pode fazer para melhorar sua aparência deixando-a mais discreta ou quase imperceptível.

As cicatrizes com mais de 60 dias geralmente estão completamente cicatrizadas, não doem, não coçam mas podem estar mais escuras que a pele e com relevo ou coladas ao músculo. Conheça algumas opções de tratamento:

5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga

1. Massagem terapêutica

O primeiro passo é aplicar um pouco de óleo de amêndoa ou creme hidratante, daqueles que ficam bem espessos, que são mais difíceis de serem aplicados porque a pele não absorve tanto.

Em seguida, deve-se pressionar a cicatriz e com a ponta dos dedos realizar movimentos circulares, para cima e para baixo e de um lado para o outro ao longo de toda cicatriz. Essa massagem irá soltar a cicatriz e quanto mais colada ela estiver na pele, mais tempo você precisa investir nessa massagem.

Além disso, durante a massagem pode-se também tentar puxar a pele que se encontra 2 centímetros acima da cicatriz para cima e fazer um descolamento da pele também pode cima da pele e mais 2 centímetros abaixo da cicatriz.

Confira os passos e mais dicas nesse vídeo:

2. Use o vácuo para soltar a cicatriz

Existem pequenos 'copinhos' de silicone que se compra em lojas de material estético ou pela internet que promovem um pequeno vácuo, sugando a pele, liberando toda aderência.

Para usar o vácuo com o objetivo de tirar a cicatriz, é preciso aplicar óleo ou creme hidratante no local, pressionar o 'copinho' e colocar em cima da cicatriz e depois soltá-lo. O vácuo irá levantar a cicatriz e para que se tenha o efeito desejado, é recomendado que o vácuo seja feito em toda a extensão da cicatriz por 3 a 5 minutos.

Existe ainda um aparelho estético de vacuoterapia que utiliza este mesmo método para promover uma melhor drenagem linfática e eliminar celulite e que também pode ser usado para descolar a cicatriz. Pode-se encontrar esse tipo de tratamento em clínicas de estética.

3. Creme clareador

Por vezes as cicatrizes mais antigas ficam manchadas devido a exposição solar sem filtro solar, e a pele acaba ficando mais escura. Nesse caso o que se pode fazer é aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias, drogarias ou mesmo pela internet. No entanto é importante ter o cuidado de passar somente em cima da cicatriz para poder uniformizar o tom da pele.

4. Creme com corticoide para diminuir o volume

O dermatologista pode indicar o uso de um creme corticoide para que a cicatriz não fique tão alta e feia, mas ele também é indicado quando a cicatriz já está muito alta. Essas cicatrizes altas podem ser de dois tipos, a cicatriz com queloide ou hipertrófica e apesar de serem causadas por situações diferentes, o tratamento é semelhante e pode ser feito com corticoides sendo que para o queloide podem ser usados em forma de injeção diretamente na cicatriz e na cicatriz hipertrófica basta aplicar o creme diariamente.

A principal diferença da cicatriz hipertrófica só fica alta e não ultrapassa o tamanho da base da cicatriz, enquanto que o queloide a cicatriz é alta e parece estufada, e suas bordas ficam por fora da base da cicatriz.

5. Tratamento estético

As clínicas de fisioterapia estética possuem diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência da cicatriz, deixando-a menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.

Quando recorrer à cirurgia

A cirurgia de subcisão é indicada quando nenhum dos procedimentos estéticos para eliminar ou clarear a cicatriz têm o efeito desejado. Assim, pode ser indicada a realização de cirurgia plástica que tem como objetivo remover a cicatriz ou tratar irregularidades na textura ou tamanho, deixando a pele mais uniforme.

Nesse tipo de cirurgia plástica, o cirurgião corta a pele logo acima ou abaixo da cicatriz, remove as aderências que estão por baixo dela e, através de técnicas mais modernas, cria uma nova cicatriz muito mais discreta que a anterior. Conheça os tipos de cirurgia para retirar cicatriz e como é feita.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem