Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga

As cicatrizes antigas são as mais difíceis de remover mas todas podem ficar mais discretas, planas e com boa movimentação e indicamos aqui tudo o que se pode fazer para melhorar sua aparência deixando-a mais discreta ou quase imperceptível.

As cicatrizes com mais de 60 dias geralmente estão completamente cicatrizadas, não doem, não coçam mas podem estar mais escuras que a pele e com relevo ou coladas ao músculo.

5 Tratamentos para tirar Cicatriz Antiga

Conheça algumas opções de tratamento:

1. Massagem terapêutica

O primeiro passo é aplicar um pouco de óleo de amêndoa ou creme hidratante, daqueles que ficam bem espessos, que são mais difíceis de serem aplicados porque a pele não absorve tanto. Passe exatamente em cima da sua cicatriz e:

  • Pressione a cicatriz com a pontinha dos dedos, com movimentos circulares, para cima e para baixo e de um lado para o outro ao longo de toda cicatriz. Essa massagem irá soltar a cicatriz e quanto mais colada ela estiver na pele, mais tempo você precisa investir nessa massagem.

Você também pode tentar puxar a pele que se encontra 2 centímetros acima da cicatriz para cima e fazer um descolamento da pele também pode cima da pele e mais 2 centímetros abaixo da cicatriz.

2. Use o vácuo para soltar a cicatriz

Existem pequenos 'copinhos' de silicone que se compra em lojas de material estético ou pela internet que promovem um pequeno vácuo, sugando a pele, liberando toda aderência. Para usar você deve:

  • Aplicar óleo ou creme hidratante, pressionar o 'copinho' o fundo do copinho e colocar em cima da cicatriz, soltando-o. O vácuo irá levantar a cicatriz e o que você precisa fazer é passar o copinho em toda a extensão da cicatriz durante cerca de 3 a 5 minutos.

Existe ainda um aparelho estético de vacuoterapia que utiliza este mesmo método para promover uma melhor drenagem linfática e eliminar celulite e que também pode ser usado para descolar a cicatriz. Pode-se encontrar esse tipo de tratamento em clínicas de estética.

3. Passe creme clareador

Pro vezes as cicatrizes mais antigas ficam manchadas devido a exposição solar sem filtro solar, e a pele acaba ficando mais escura. Nesse caso o que se pode fazer é aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias, drogarias ou mesmo pela internet. Mas tenha cuidado de passar somente em cima da cicatriz para poder uniformizar o tom da pele.

4. Use creme com corticoide para diminuir o volume

O dermatologista pode indicar o uso de um creme corticoide para que a cicatriz não fique tão alta e feia, mas ele também é indicado quando a cicatriz já está muito alta. Essas cicatrizes altas podem ser de dois tipos, a cicatriz com queloide ou hipertrófica e apesar de serem causadas por situações diferentes, o tratamento é semelhante e pode ser feito com corticoides sendo que para o queloide podem ser usados em forma de injeção diretamente na cicatriz e na cicatriz hipertrófica basta aplicar o creme diariamente.

A principal diferença da cicatriz hipertrófica só fica alta e não ultrapassa o tamanho da base da cicatriz, enquanto que o queloide a cicatriz é alta e parece estufada, e suas bordas ficam por fora da base da cicatriz.

5. Faça tratamento estético

As clínicas de fisioterapia estética possuem diversos protocolos de tratamentos para melhorar a aparência, deixando a cicatriz menor, com boa mobilidade e mais fina. Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.

Quando recorrer à cirurgia

A cirurgia de subscisão é um tipo de cirurgia plástica indicada para correção de cicatriz. Nesse caso o cirurgião corta a pele logo acima ou abaixo da cicatriz, remove as aderências que estão por baixo dela e criam uma nova cicatriz com técnicas mais modernas que deixam a cicatriz o mais discreta possível.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...