Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Ovulação Tardia

Uma ovulação tardia é considerada uma ovulação que ocorre após o período esperado, depois do dia 21 do ciclo menstrual, atrasando a menstruação, mesmo em mulheres que geralmente têm um período menstrual regular.

Geralmente, a ovulação ocorre a meio do ciclo menstrual, que tem normalmente 28 dias, ocorrendo, por isso, por volta do dia 14. No entanto, em alguns casos, pode ocorrer mais tarde devido a fatores como estresse problemas da tireoide ou uso de alguns medicamentos, por exemplo.

O que é Ovulação Tardia

Possíveis causas

A ovulação tardia pode ser causada por fatores como:

  • Estresse, que pode ter um impacto negativo na regulação hormonal;
  • Doença da tireoide, que influencia a glândula pituitária, responsável pela liberação dos hormônios LH e FSH, que estimulam a ovulação;
  • Síndrome dos ovários policísticos, em que há maior produção de testosterona, o que torna o ciclo menstrual irregular;
  • Amamentação, em que há liberação de prolactina, que estimula a produção de leite e pode suprimir a ovulação e a menstruação;
  • Medicamentos e drogas, como determinados antipsicóticos, uso prolongado de alguns anti-inflamatórios não esteroides e consumo de drogas, como maconha e cocaína. 

Em alguns casos, algumas mulheres podem ter uma ovulação tardia sem nenhuma causa aparente.

Quais os sintomas

Não existem sintomas específicos que provem que a pessoa tem uma ovulação tardia, no entanto, existem sinais que podem indicar que está a ocorrer ovulação e que podem ser percebidos pela pessoa, como um aumento e alteração do muco cervical, que fica mais transparente e elástico, parecido a clara de ovo, ligeiro aumento da temperatura corporal e uma pequena dor abdominal de um dos lados, também conhecido por mittelschmerz. Saiba o que é mittelschmerz.

Ovulação tardia dificulta a gravidez?

Se a ovulação ocorre mais tarde que o normal, isso não significa que comprometa a fertilidade. No entanto, em pessoas com ciclo menstrual irregular, será mais difícil de prever quando é o período fértil ou quando ocorre a ovulação. Nestes casos, a mulher pode recorrer a testes de ovulação para identificar o período fértil. Saiba como calcular o período fértil.

Ovulação tardia atrasa a menstruação?

Se a pessoa tem uma ovulação tardia, poderá ter uma menstruação com mais fluxo, já que o estrogênio é produzido em maior quantidade antes da ovulação, o que significa que vai tornar o revestimento do útero mais espesso.

Como é feito tratamento

Caso esteja associada uma condição à ovulação tardia, como ovários policísticos ou hipotireoidismo, tratar diretamente a causa pode ajudar a regular a ovulação. Se não for determinada nenhuma causa e a pessoa quiser engravidar, o médico pode receitar medicamentos que ajudem a regular o ciclo menstrual.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem