Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Teste de gravidez positivo: o que fazer?

Maio 2020

Quando um teste de gravidez dá positivo, a mulher pode ficar na dúvida em relação ao resultado e acerca do que deve fazer. Por isso, é importante saber interpretar bem o teste e, em caso positivo, marcar uma consulta no médico, para esclarecer todas as dúvidas e se preparar para a gestação.

O teste de gravidez permite à mulher saber se está grávida, através da detecção de um hormônio chamado de gonadotropina coriônica humana (hCG), cujos níveis vão aumentando à medida que a gravidez se desenvolve.

O teste pode ser feito em casa ou no laboratório e podem ser realizados a partir do primeiro dia de falha da menstruação. Aqueles que são feitos em casa, podem ser comprados numa farmácia e detetam o hormônio na urina, enquanto que o teste feito em laboratório, deteta o hormônio no sangue.

Teste de gravidez positivo: o que fazer?

Tipos de teste de gravidez

Os testes de gravidez, sejam de farmácia ou realizados no laboratório, funcionam todos da mesma forma, através da detecção do hormônio hCG na urina e no sangue, respetivamente. Este hormônio é inicialmente produzido pelo óvulo fertilizado e, mais tarde, pela placenta, aumentando progressivamente ao longo das primeiras semanas de gravidez.

1. Teste de farmácia

Os testes de gravidez de farmácia, detetam o hormônio hCG na urina logo a partir do primeiro dia esperado da menstruação. Estes testes são fáceis de usar e interpretar, já estando disponíveis também versões digitais que permitem saber de quantas semanas a mulher está grávida.

2. Exame de sangue

O exame de sangue é o teste mais fiável para confirmar a gravidez, que permite detectar pequenas quantidades do hormônio hCG, que é produzido durante a gestação. Este exame pode ser realizado antes do atraso, mas existe a chance de ser um resultado falso-negativo, por isso, recomenda-se que só seja feito 10 dias após a fecundação, ou no primeiro dia após o atraso menstrual. 

Saiba mais sobre este exame e como entender o resultado.

Como saber se deu positivo

Geralmente, as mulheres têm mais dúvidas em interpretar os testes comprados na farmácia, porque aqueles que são feitos em laboratório, indicam o resultado positivo ou negativo, além de indicarem também a quantidade de beta hCG no sangue, que, caso a mulher esteja grávida, é superior a 5 mlU/ml.

O teste de farmácia é um exame rápido e que dá o resultado em poucos minutos. Porém, em alguns casos, podem-se obter resultados errados, principalmente se o teste for feito muito cedo, devido à dificuldade de identificação do hormônio, ou à realização incorreta do teste.

Para interpretar o teste, basta comparar as riscas que aparecem no visor. Se aparecer apenas uma risca, significa que o teste deu negativo ou que ainda é muito cedo para detetar o hormônio. Se aparecerem duas riscas, significa que o teste deu um resultado positivo, e que a mulher está grávida. É importante saber que, após 10 minutos, o resultado pode-se alterar, por isso, o resultado, após este tempo, não ser considerado.

Além deste, existem ainda os testes digitais, que mostram no visor se a mulher está grávida ou não, sendo que alguns deles já fazem uma avaliação quantitativa do hormônio, permitindo saber de quantas semanas a mulher está grávida.

Se a mulher está tentando engravidar ou já tiver sintomas, e o resultado der negativo, ela pode esperar mais 3 a 5 dias e fazer um novo teste, para confirmar se o primeiro não foi um falso negativo. Saiba quais as razões que podem causar um falso negativo.

O que fazer se o teste der positivo

Se o teste der um resultado positivo, a mulher deve agendar uma consulta com o seu médico, para esclarecer todas as dúvidas sobre a gravidez e saber quais os cuidados pré-natais que deve ter, para que o bebé se desenvolva de forma saudável. 

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem