Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Entenda quando o teste de gravidez pode dar falso positivo

O teste de gravidez pode dar o resultado de falso positivo, no entanto, essa é uma situação muito rara que acontece mais frequentemente nos testes de farmácia feitos em casa, principalmente devido a erros ao utilizá-lo ou por estar fora de prazo.

Outra causa comum para este resultado é a chamada gravidez química, que leva o corpo a produzir o hormônio da gravidez mesmo quando, de fato, a mulher não está grávida. 

Além disso, mulheres a fazer tratamento para infertilidade com injeções de hCG ou que têm tumores que conseguem produzir este hormônio, também podem ter um resultado falso positivo no teste de gravidez, seja de farmácia ou de sangue.

Entenda quando o teste de gravidez pode dar falso positivo

Principais causas de falso positivo

As alterações no resultado geralmente acontecem quando o teste está fora de prazo e, por isso, é muito imporante confirmar a data de validade antes de usá-lo. Porém, se estiver correta, existem outras causas como:

1. Teste feito de forma errada

Antes de utilizar o teste de gravidez de farmácia é importante ler as instruções do fabricante, especialmente sobre a o tempo que é necessário esperar para ler o resultado. Isto porque, alguns testes podem apresentar alteração do resultado após o tempo recomendado de leitura.

Além disso, antes de utilizar o teste também é recomendado lavar a região íntima com água, pois alguns sabonetes ou cremes íntimos podem reagir com o teste, levando ao surgimento de um falso positivo ou negativo, por exemplo.

2. Gravidez química

Este tipo de gravidez que acontece quando existe fecundação do óvulo, mas o embrião não conseguiu se fixar no útero. Nestes casos, a corpo começa a produzir o hormônio hCG e, por isso pode ser detectado no tested de urina ou de sangue, porém, como o embrião não ficou no útero, é eliminado e acontece um aborto espontâneo com sangramento, que pode ser confundido com menstruação atrasada.

3. Uso de alguns medicamentos

Alguns medicamentos utilizados no tratamento de problemas de infertilidade contêm elevada quantidade de hCG, o hormônio que é avaliado nos testes de gravidez e, que por isso, pode levar ao falso positivo pouco tempo após o tratamento.

Além disso, outros medicamentos mais comuns como alguns anticonvulsivantes, diuréticos ou tranquilizantes também podem causar alterações no resultado. Dessa forma, é importante ler a bula dos medicamentos ou fazer o teste de sangue no hospital, informando o médico sobre os remédios utilizados.

4. Problemas de saúde

Embora seja mais raro, o falso positivo também pode surgir em casos de doença, especialmente em casos de tumores produtores de hormônios, como acontece no câncer de mama ou ovário, por exemplo.

Como evitar o falso positivo

Para evitar ter um resultado falso positivo é muito importante seguir todas as intruções da caixa do teste de farmácia e, após fazer o teste, ter o cuidado de:

  • Repetir o teste 3 a 5 dias depois;
  • Não voltar a confirmar o teste após o tempo indicado;
  • Marcar uma consulta no ginecologista após 4 a 5 semanas.

No entanto, a forma mais fiável de evitar alterações de resultado é fazer o teste de sangue com avaliação de beta hCG, pois nestes casos existem menos chances de alterações do resultado. Além disso, antes do exame, o médico faz uma avaliação para identificar se existem medicamentos ou outras situações que possam provocar um falso positivo.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...