Teste de alergia: o que é, quando é indicado e como é feito

O teste de alergia é um exame utilizado para identificar se a pessoa apresenta algum tipo de alergia de pele, respiratória, alimentar ou a medicamentos, permitindo ao médico indicar o tratamento mais adequado de acordo com a frequência e intensidade dos sintomas.

Geralmente, o teste de alergia é recomendado pelo alergista ou imunologista quando a pessoa apresenta coceira, inchaço ou vermelhidão na pele, além de espirros e coriza frequentes, que podem indicar alergia a poeira, ácaros, látex, picadas de insetos ou pelo de animais, por exemplo.

Leia também: Sintomas de alergia (pele, alimentar, respiratória e medicamentos) tuasaude.com/sintomas-de-alergia

O teste de alergia pode ser feito através da aplicação da substância potencialmente alergênica no antebraço ou nas costas, ou por meio da ingestão de um determinado alimento, caso esteja sendo investigada a alergia alimentar, ou através de exame de sangue, como o teste RAST.

Imagem ilustrativa número 2

Quando é indicado

O teste de alergia geralmente é indicado pelo alergista ou imunologista principalmente quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de alergia, como:

  • Coceira;
  • Inchaço;
  • Vermelhidão na pele;
  • Inchaço na boca ou nos olhos;
  • Espirros frequentes;
  • Coriza;
  • Alterações gastrointestinais, como diarreia.

Os sinais e sintomas de alergia podem estar relacionados ao uso de medicamentos, contato com produtos químicos ou tecidos, exposição a poeira, ácaros, látex, picadas de insetos ou pelo de animais, por exemplo.

Além disso, outra causa comum de alergia e que deve ser investigada pelo teste são os alimentos, principalmente leite e derivados, ovo e amendoim. Saiba mais sobre a alergia alimentar.

Assim, com base nos sintomas apresentados, o médico pode indicar o tipo de teste de alergia mais adequado para investigar a causa do problema.

Como se preparar para o teste

Antes de fazer o teste de alergia, é recomendado suspender o uso de alguns medicamentos, como alguns antidepressivos, por exemplo, a amitriptilina, e os anti-histamínicos. Essas medicações podem inibir a reação do organismo, atrapalhando no resultado do teste.

Também é recomendado evitar o uso de cremes na pele, especialmente antes do teste de alergia na pele, já que podem interferir nos resultados e dificultar a avaliação da reação.

Em casos de doenças de pele como eczema e psoríase, o médico deverá ser informado, já que pode dificultar a leitura correta dos resultados em testes de pele.

Além dessas orientações, é fundamental que a pessoa siga todas as instruções específicas fornecidas pelo médico para garantir que o teste de alergia identifique corretamente a causa dos sintomas.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para receber todas as orientações para o exame:

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feito o teste de alergia

O teste de alergia pode variar de acordo com o tipo de alergia que se deseja investigar, podendo ser feito:

1. Teste de alergia no antebraço

O teste de alergia no antebraço, também chamado de teste de Prick, é feito através da aplicação no antebraço de algumas gotas de substâncias conhecidas por causar alergias. Em alguns casos, podem ser também feitas algumas picadas com uma agulha.

Após a aplicação, deve-se aguardar 20 minutos para verificar se houve reação. O resultado é considerado positivo quando surge uma área avermelhada e elevada no local, geralmente acompanhada de inchaço e coceira intensa.

Pode ser utilizado para detectar alergias alimentares, a ácaros, pólen, animais e veneno de insetos.

Leia também: Prick test: o que é, para que serve, como é feito (e resultados) tuasaude.com/teste-de-prick

2. Teste de alergia nas costas

O teste de alergia nas costas, conhecido como teste de contato, é feito aplicando uma fita adesiva com pequenas quantidades de substâncias suspeitas de causar alergia. Após 48 horas, a pele é avaliada para verificar se houve alguma reação no local.

Geralmente indicado para identificar alergias de contato na pele, como metais, cosméticos ou produtos químicos.

3. Teste de provocação oral

O teste de provocação oral é feito com o objetivo de identificar alergia alimentar e consiste na ingestão de uma pequena quantidade do alimento possivelmente causador da alergia e, em seguida, é observado o desenvolvimento de alguma reação.

As doses podem ser aumentadas gradualmente e a pessoa deverá estar sob supervisão médica rigorosa durante todo o processo, pois há risco de reações exageradas e graves, como anafilaxia.

4. Exame de sangue

O exame de sangue também pode detectar sinais de alergia, como no teste RAST, que mede os níveis de anticorpos IgE produzidos pelo organismo em resposta a diferentes substâncias. Entenda melhor o que é o teste RAST e para que serve. 

Esse teste é recomendado para pessoas que não podem parar de tomar anti-histamínicos ou que têm doenças de pele que impedem o teste na pele.

5. Teste intradérmico

O teste intradérmico é a aplicação de uma pequena quantidade da substância que se suspeita de alergia diretamente na camada interna da pele, por meio de uma injeção superficial.

Esse tipo de teste é usado para investigar alergias quando o teste de pele não foi conclusivo, mas ainda há suspeita de alergia, como em casos de suspeita de alergia a veneno de insetos, como abelhas ou a medicações, como à penicilina.