Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Terapia Bioenergética: Para que serve e Como é feita

Terapia bioenergética é uma terapia corporal que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração, para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente no indivíduo.

A terapia bioenergética ativa o fluxo energético e renova a energia vital do indivíduo, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional.

A respiração é um componente fundamental dessa terapia, pois esta é alterada de acordo com a situação, a respiração é mais lenta em situações de tristeza e mais rápida em situações de estresse, por exemplo.

Terapia Bioenergética: Para que serve e Como é feita

Para que serve a Terapia Bioenergética

Esta terapia é indicada para indivíduos que possuem qualquer tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos e para indivíduos com problemas respiratórios, digestórios e neurológicos.

Exercícios corporais utilizados 

  • Pélvis: Os exercícios corporais realizados com a pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relacionados com a sexualidade.
  • Diafragma: Os exercícios corporais com o diafragma buscam um maior controle respiratório.
  • Peito: Os exercícios são direcionados para a expressão de sentimentos e emoções reprimidas.
  • Pernas e pés: Os exercícios corporais com esses membros buscam conectar o individuo com a sua realidade.
  • Pescoço: Os exercícios corporais com o pescoço buscam o alivio das tensões e promove o relaxamento.

Técnicas usadas na Terapia Bioenergética

Em uma sessão de terapia bioenergética, são utilizadas técnicas de massagem, reiki, cristais e psicoterapia. Cada sessão dura em média uma hora. Alguns detalhes são:

1. Massagem bioenergética 

Consiste em manipular os músculos e outros tecidos através de massagens com deslizamentos, pressões e vibrações, proporcionando o bem-estar físico e mental do indivíduo. Os benefícios incluem, a melhora dos sistemas muscular, circulatório e nervoso, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, efeito calmante e relaxante, melhora o humor e aumenta a auto-estima.

O foco dessas massagens são os canais de energia (meridianos), onde estão localizados os principais órgãos do corpo, como pulmão, intestinos, rins e coração. A técnica pode ser acompanhada de óleos e essências utilizadas na aromaterapia e músicas relaxantes, porém é feita de forma diferente em cada indivíduo, pois é focada no ponto de desequilíbrio do cliente, uma vez que o objetivo desta técnica é proporcionar o equilíbrio interno do indivíduo e melhorar sua qualidade de vida.

2. Exercícios bioenergéticos 

Incluem oito segmentos corporais: pernas, pés, pélvis, diafragma, peito, pescoço, boca e olhos.  Alguns exemplos são:

  •  Exercício Básico de Vibração: Fique parado com os pés afastados em uma distância de 25 cm. Incline o corpo para frente, até suas mãos alcançarem o chão, os joelhos podem estar flexionados para o exercício ser feito com mais comodidade. Relaxe o pescoço e  respire de forma profunda e lentamente. Permaneça na posição por 1 minuto.
  •  Exercício de alongamento: Este exercício inclui o movimento de espreguiçar-se. Se posicione de forma ereta e com os pés paralelos, coloque os braços para cima entrelaçando os dedos, espreguice-se por alguns segundos, sentindo a hiperextensão do abdômen e depois relaxe. Inspire profundamente, e ao expirar faça um som de “a” prolongado.
  •  Sacudir e socos: Neste exercício deve-se sacudir todo o corpo, sem sincronia ou coordenação. Comece sacudindo as mãos, braços, ombros e depois todo o corpo, relaxando até os músculos dos pés e liberando as tensões. Podem ser feitos movimentos de socos com os braços.

A terapia Bioenergética proporciona aos seus praticantes tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...