Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Terapia Bioenergética: o que é, para que serve e como é feita

Atualizado em Agosto 2019

A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.

Este tipo de terapia funciona sob a concepção de que alguns exercícios específicos e massagens, combinados com a respiração, são capazes de ativar o fluxo energético e renovar a energia vital da pessoa, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional.

A respiração é um componente fundamental desta terapia e deve ser alterada de acordo com a situação que está se trabalhando, sendo mais lenta em situações de tristeza e mais rápida em situações de estresse, por exemplo.

Terapia Bioenergética: o que é, para que serve e como é feita

Para que serve

Esta terapia é principalmente indicada para pessoas que possuem algum tipo de bloqueio emocional, como fobias, depressões, baixa autoestima, crises de pânico, transtornos obsessivos compulsivos. Mas também pode ser usada para ajudar no controle de alguns problemas respiratórios, digestivos ou neurológicos.

Dependendo do local onde são focados os exercícios ou as massagens, a terapia bioenergética pode ajudar, então, a desbloquear vários tipos de problemas reprimidos. Alguns exemplos são:

  • Pélvis: Os exercícios corporais realizados com a pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relacionados com a sexualidade.
  • Diafragma: Os exercícios corporais com o diafragma buscam um maior controle respiratório.
  • Peito: Os exercícios são direcionados para a expressão de sentimentos e emoções reprimidas.
  • Pernas e pés: Os exercícios corporais com esses membros buscam conectar o individuo com a sua realidade.

Além disso, a terapia bioenergética também pode ser aplicada no pescoço, com o objetivo de aliviar as tensões e promover o relaxamento.

Como é feita a técnica

Em uma sessão de terapia bioenergética, são utilizadas técnicas de massagem, reiki, cristais e psicoterapia. Cada sessão dura em média uma hora. Alguns detalhes são:

1. Massagem bioenergética 

Consiste em manipular os músculos e outros tecidos através de massagens com deslizamentos, pressões e vibrações, proporcionando o bem-estar físico e mental do indivíduo. Os benefícios incluem, a melhora dos sistemas muscular, circulatório e nervoso, diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão, efeito calmante e relaxante, melhora o humor e aumenta a auto-estima.

O foco dessas massagens são os canais de energia (meridianos), onde estão localizados os principais órgãos do corpo, como pulmão, intestinos, rins e coração. A técnica pode ser acompanhada de óleos e essências utilizadas na aromaterapia e músicas relaxantes, porém é feita de forma diferente em cada indivíduo, pois é focada no ponto de desequilíbrio do cliente, uma vez que o objetivo desta técnica é proporcionar o equilíbrio interno do indivíduo e melhorar sua qualidade de vida.

2. Exercícios bioenergéticos 

Incluem oito segmentos corporais: pernas, pés, pélvis, diafragma, peito, pescoço, boca e olhos.  Alguns exemplos são:

  •  Exercício Básico de Vibração: Fique parado com os pés afastados em uma distância de 25 cm. Incline o corpo para frente, até suas mãos alcançarem o chão, os joelhos podem estar flexionados para o exercício ser feito com mais comodidade. Relaxe o pescoço e  respire de forma profunda e lentamente. Permaneça na posição por 1 minuto.
  •  Exercício de alongamento: Este exercício inclui o movimento de espreguiçar-se. Se posicione de forma ereta e com os pés paralelos, coloque os braços para cima entrelaçando os dedos, espreguice-se por alguns segundos, sentindo a hiperextensão do abdômen e depois relaxe. Inspire profundamente, e ao expirar faça um som de “a” prolongado.
  •  Sacudir e socos: Neste exercício deve-se sacudir todo o corpo, sem sincronia ou coordenação. Comece sacudindo as mãos, braços, ombros e depois todo o corpo, relaxando até os músculos dos pés e liberando as tensões. Podem ser feitos movimentos de socos com os braços.

A terapia Bioenergética proporciona aos seus praticantes tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade

LIVE | Saúde da Prostata

A Tatiana e o Manuel vão estar te esperando num encontro informal para falar tudo sobre problemas na próstata.

A sua presença vai fazer o evento ser mais especial.

Se inscreva e receba uma notificação quando começar, para não perder nenhum minuto.

Inscreva-se
* Não perca a oportunidade de fazer perguntas e participar deste momento em homenagem ao Novembro Azul.

Estamos ao vivo agora! Vem falar com a gente!

A Tati e o Manuel falam sobre problemas na próstata, o preconceito dos homens a respeito do exame de toque retal, e até sobre impotência sexual, que pode ser um complicação da detecção tardia desse tipo câncer.

Participe agora
* Vamos responder todas as perguntas que chegarem, sem tabus. Estamos te esperando!
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem