Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Supositório de glicerina: Para que serve, Como usar e Tempo para efeito

A utilização de supositórios de glicerina é uma boa forma de facilitar a eliminação das fezes quando estas se encontram muito ressecadas e difíceis de eliminar.

O supositório de glicerina é um medicamento com efeito laxante, utilizado para esvaziar o intestino em caso de prisão de ventre, que pode ser usado por adultos e crianças, inclusive bebês, desde que recomendado pelo médico. Este medicamento leva cerca de 15 a 30 minutos para fazer efeito, sendo que, no caso dos bebês o efeito pode ser ainda mais rápido. 

Este supositório contém como princípio ativo o glicerol, que amolece as fezes com uma maior quantidade de água, o que naturalmente estimula os movimentos peristálticos que conduzem as fezes para fora.

Supositório de glicerina: Para que serve, Como usar e Tempo para efeito

Para que serve

Os supositórios de glicerina são usados para amolecer as fezes e facilitar a evacuação das fezes em casos de prisão de ventre, o que pode causar um excesso de gases intestinais, dores abdominais e inchaço da barriga.

Em alguns casos, este medicamento também pode ser útil para esvaziar o intestino, como preparação para exames intestinais como a colonoscopia, e pode ser útil para facilitar as evacuações em caso de hemorroidas não complicadas.

Como usar

A forma de uso depende da idade da pessoa:

Adultos:

Para que o supositório de glicerina tenha o efeito esperado, é recomendado que o adulto beba de 6 a 8 copos de água durante o dia para ajudar a amolecer as fezes. Para introduzir o supositório no ânus, deve-se abrir a embalagem, molhar com água limpa e introduzi-lo, empurrando-o com os dedos. Após sua introdução, podem-se contrair ligeiramente os músculos da região anal para impedir que ele saia.

No adulto, o supositório leva de 15 a 30 minutos para fazer efeito.

Bebês e crianças:

Para colocar o supositório no bebê, deve-se deitar o bebê de lado e introduzir o supositório no sentido do umbigo, inserindo pela parte mais estreita e plana do supositório. Não há necessidade de introduzir o supositório totalmente, sendo que se pode introduzir apenas metade do supositório e ficar segurando por alguns minutos, porque este breve estímulo já deve ser suficiente para facilitar a saída das fezes.

A dose recomendada é de apenas 1 supositório por dia, durante o tempo recomendado pelo médico.

Quem não deve usar

O supositório de glicerina não deve ser usado por pessoas com apendicite, em caso de sangramento pelo ânus de causa não identificada, obstrução do intestino ou durante a recuperação de uma cirurgia no reto.

Além disso, também é contra-indicado em caso de alergia à glicerina e deve ser usado com cautela em pessoas que tem a quantidade de líquido aumentada no sangue, em caso de insuficiência cardíaca, doenças renais e em pessoas desidratadas. 

Este medicamentos só deve ser usado na gravidez sob indicação médica.

Principais efeitos colaterais

Geralmente, o supositório de glicerina é bem tolerado, podendo, em alguns casos, provocar cólica intestinal, diarreia, formação de gases e aumento da sede. Por vezes, pode haver um leve aumento da circulação sanguínea nesta região, que pode deixar a pele mais rosada ou irritada.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem