Spinraza: o que é, para que serve e possíveis efeitos colaterais

fevereiro 2022

O Spinraza é um medicamento que está indicado para o tratamento de casos de atrofia muscular espinhal, já que atua na produção da proteína SMN, que a pessoa com esta doença necessita, o que vai reduzir a perda das células nervosas motoras, melhorando a força e o tônus muscular.

Este medicamento pode ser obtido gratuitamente no SUS sob a forma de injeção, e deve ser administrado a cada 4 meses, para evitar o desenvolvimento da doença e aliviar os sintomas. Em vários estudos realizados, mais de metade das crianças que fizeram o tratamento com o Spinraza apresentaram progressos significativos em seu desenvolvimento, nomeadamente no controle da cabeça e outras capacidades como engatinhar ou andar.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Este medicamento está indicado para o tratamento da atrofia muscular espinhal, em adultos e crianças, especialmente quando outras formas de tratamento não apresentam resultados.

Como usar

O uso de Spinraza só pode ser feito no hospital, por um médico ou enfermeiro, uma vez que é necessário injetar o remédio diretamente no espaço onde está a medula espinhal.

Normalmente, o tratamento é feito com 3 doses iniciais de 12 mg, separadas por 14 dias, seguida de outra dose 30 dias após a 3ª e 1 dose a cada 4 meses, para manutenção.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do uso deste remédio estão relacionados com a injeção de uma substância diretamente na medula espinhal, e não propriamente com a substância do remédio, e incluem dor de cabeça, dores nas costas e vômitos. 

Quem não deve usar

Não existem contraindicações para o uso de Spinraza, podendo ser utilizado em quase todos os casos, desde que não exista hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula e após avaliação do médico.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022.

Bibliografia

  • EMA. Spinraza, INN-nusinersen. Disponível em: <https://ec.europa.eu/health/documents/community-register/2017/20170530137918/anx_137918_pt.pdf>. Acesso em 06 ago 2019
  • EMA. Resumo do EPAR destinado ao público: Spinraza. 2017. Disponível em: <https://www.ema.europa.eu/en/documents/overview/spinraza-epar-summary-public_pt.pdf>. Acesso em 06 ago 2019
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.