Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Spinraza: o que é, para que serve e possíveis efeitos colaterais

Atualizado em Agosto 2019

O spinraza é um medicamento que está indicado para o tratamento de casos de atrofia muscular espinhal, já que possui um pedaço de material genético capaz de fazer com que o gene SMN-2 produza uma proteína que normalmente só é produzida pelo gene SMN-1 e que é a substância que está em falta nos casos de atrofia muscular espinhal.

Este medicamento pode ser obtido gratuitamente no SUS sob a forma de injeção, e deve ser administrado a cada 4 meses para evitar o desenvolvimento da doença e aliviar os sintomas. Em vários estudos realizados, mais de metade das crianças que fizeram o tratamento com o spinraza apresentaram progressos significativos em seu desenvolvimento, nomeadamente no controle da cabeça e outras capacidades como engatinhar ou andar.

Spinraza: o que é, para que serve e possíveis efeitos colaterais

Para que serve

Este medicamento está indicado para o tratamento da atrofia muscular espinhal, tanto em adultos como em crianças, especialmente quando outras formas de tratamento não apresentam resultados.

Como usar

O uso de spinraza só pode ser feito no hospital por um médico ou enfermeiro, uma vez que é necessário injetar o remédio diretamente no espaço onde está a medula espinhal.

Normalmente o tratamento é feito com 3 doses iniciais de 12 mg, separadas por 14 dias, seguida de outra dose 30 dias após a 3ª e 1 dose a cada 4 meses, para manutenção.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais do uso deste remédio estão relacionados com a injeção de uma substância diretamente na medula espinhal, e não propriamente com a substância do remédio, e incluem dor de cabeça, dores nas costas e vômitos. 

Quem não deve usar

Não existem contraindicações para o uso de spinraza, podendo ser utilizado em quase todos os casos, desde que não exista hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula e após avaliação do médico.


Bibliografia

  • EMA. Spinraza, INN-nusinersen. Link: <ec.europa.eu>. Acesso em 06 Ago 2019
  • EMA. Resumo do EPAR destinado ao público: Spinraza. 2017. Link: <www.ema.europa.eu>. Acesso em 06 Ago 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem