O Spinraza é um medicamento que está indicado para o tratamento de casos de atrofia muscular espinhal, já que atua na produção da proteína SMN, que a pessoa com esta doença necessita, o que vai reduzir a perda das células nervosas motoras, melhorando a força e o tônus muscular.
Este medicamento pode ser obtido gratuitamente no SUS sob a forma de injeção, e deve ser administrado a cada 4 meses, para evitar o desenvolvimento da doença e aliviar os sintomas. Em vários estudos realizados, mais de metade das crianças que fizeram o tratamento com o Spinraza apresentaram progressos significativos em seu desenvolvimento, nomeadamente no controle da cabeça e outras capacidades como engatinhar ou andar.

Para que serve
Este medicamento está indicado para o tratamento da atrofia muscular espinhal, em adultos e crianças, especialmente quando outras formas de tratamento não apresentam resultados.
Como usar
O uso de Spinraza só pode ser feito no hospital, por um médico ou enfermeiro, uma vez que é necessário injetar o remédio diretamente no espaço onde está a medula espinhal.
Normalmente, o tratamento é feito com 3 doses iniciais de 12 mg, separadas por 14 dias, seguida de outra dose 30 dias após a 3ª e 1 dose a cada 4 meses, para manutenção.
Possíveis efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais do uso deste remédio estão relacionados com a injeção de uma substância diretamente na medula espinhal, e não propriamente com a substância do remédio, e incluem dor de cabeça, dores nas costas e vômitos.
Quem não deve usar
Não existem contraindicações para o uso de Spinraza, podendo ser utilizado em quase todos os casos, desde que não exista hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula e após avaliação do médico.