Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a pressão baixa (hipotensão)

A pressão baixa, também chamada de hipotensão, acontece quando a pressão arterial atinge valores iguais ou inferiores a 9 por 6, ou seja 90 mmHg x 60 mmHg. Geralmente, as pessoas com pressão baixa não apresentam sintomas e, por isso, esta situação, normalmente, não é problemática, podendo até ser normal em pessoas que sempre têm a pressão baixa.

No entanto, também existem algumas pessoas que podem ter uma queda rápida da pressão e apresentar sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza ou sensação de desmaio, por exemplo. Nestes casos, a situação geralmente melhora após deitar e elevar as pernas acima do nível do coração e, por isso, não é preciso qualquer tipo de tratamento. Confira o que fazer quando a pressão diminui muito rápido.

Como tratar a pressão baixa (hipotensão)

Porém, também existem pessoas em que a pressão está constantemente baixa e que causa o aparecimento de sintomas que impedem a realização das atividades diárias. Quando isso acontece pode ser sinal de que existe menos sangue chegando no coração e, por isso, é aconselhado consultar um clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir alterações na dieta e até o abandono de alguns tipos de medicamentos.

Assim, dependendo das causas, as principais formas de tratamento incluem:

1. Beber mais água

Este é um passo muito simples, mas também muito importante do tratamento, que pode ser feito independente da causa. Isso porque, pessoas que não estão corretamente hidratadas, com a quantidade de água que necessitam para o funcionamento do organismo, geralmente apresentam um volume inferior de sangue nas artérias, o que faz com que a pressão diminua.

Da mesma forma, também se deve evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, já que promovem a desidratação, além de causar dilatação dos vasos sanguíneos, contribuindo para uma diminuição mais acentuada da pressão arterial.

2. Usar meias elásticas

Este tipo de tratamento normalmente é sugerido para pessoas que têm dificuldade de retorno venoso nas pernas ou em pacientes com insuficiência cardíaca, já que, em ambos casos, acontece um acúmulo de sangue nas pernas, o que faz com que exista menos sangue chegando ao coração, o que leva à diminuição da pressão arterial.

O uso das meias elásticas é especialmente importante durante o dia, principalmente quando se fica muitas horas de pé, e ajuda no retorno do sangue para o coração, melhorando a pressão arterial.

3. Aumentar o consumo de sal

Embora seja recomendado diminuir a quantidade de sal para prevenir doenças cardiovasculares, pessoas que têm pressão baixa sintomática, podem precisar aumentar o consumo de sal, de forma a tentar aumentar a pressão arterial. No entanto, esse aumento só deve ser feito sob a orientação de um médico ou nutricionista, uma vez que o uso exagerado de sal pode acabar sendo prejudicial para a saúde.

Como tratar a pressão baixa (hipotensão)

4. Parar o uso de alguns remédios

Alguns remédios, especialmente os diuréticos, medicamentos para problemas cardíacos e antidepressivos podem ter um efeito colateral de diminuição da pressão arterial quando utilizados por longos períodos. Quando isso acontece, o médico pode avaliar a possibilidade de trocar o medicamento que está sendo utilizado ou parar seu uso, caso seu benefício não esteja compensando os sintomas da pressão baixa, por exemplo.

5. Fazer refeições pequenas várias vezes por dia

Esta técnica é geralmente utilizada em pessoas que apresentam diminuição da pressão arterial depois das refeições, pois pode ser causada pelo desvio do sangue para o estômago, que faz com que exista menos sangue circulando e chegando no coração.

Assim, o ideal é que se façam refeições menores, para diminuir a quantidade de sangue desviado para o estômago, e várias vezes ao dia, para evitar uma desnutrição.

O que fazer para pressão baixa na gravidez

Se a gestante apresentar sintomas de pressão baixa também deve deitar de barriga para cima, mantendo as pernas elevadas para normalizar a pressão. No entanto, se não houver melhora dos sintomas é recomendado que a mulher consulte o seu obstetra para investigar as causas dessa hipotensão e sua possível correção.

A pressão baixa na gravidez é frequente no início da gestação, mas geralmente, não traz complicações para o bebê, e está relacionada com a ação do hormônio relaxina sobre as veias. Além disso, o feto necessita de uma maior quantidade de sangue, e por isso, naturalmente, diminui a quantidade de sangue nas artérias da mãe, causando a pressão baixa.

Quando ir ao médico

É recomendado ir ao médico sempre que surgem sintomas de pressão baixa, para avaliar se existe alguma causa que precise de tratamento, no entanto, alguns sinais que podem indicar uma situação mais séria incluem:

  • Acontecer mais do que um desmaio;
  • Os sintomas não melhorarem em algumas horas;
  • Existir confusão, aumento do batimento cardíaco ou respiração rápida.

Nestes casos, a diminuição da pressão baixa pode estar sendo causada por causas mais graves, como hemorragia, problemas cardíacos ou uma infecção, que precisam ser identificadas e tratadas o mais rápido possível.

Veja quais as causas mais comuns de pressão baixa e o que fazer em cada caso.


Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Low blood pressure (hypotension). Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 30 Jul 2019
  • WEBMD. Understanding Low Blood Pressure -- Diagnosis and Treatment. Link: <www.webmd.com>. Acesso em 30 Jul 2019
  • NHS. Low blood pressure (hypotension). Link: <www.nhs.uk>. Acesso em 30 Jul 2019
  • PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração: Prevenção e tratamento. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 600.
Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem