Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Joanete, como tratar e principais sintomas

O joanete, conhecido cientificamento como Hálux Valgo, é um desvio dos dedos para o interior do pé, desalinhando os ossos e as articulações. O dedo mais afetado é o dedão do pé, mas em algumas pessoas o joanete se forma no dedinho mindinho.

O aparecimento do joanete é mais comum em pessoas que usam frequentemente sapatos altos e que possuem doenças osteoarticulares, como a artrite, por exemplo. A presença do joanete pode ser bastante desconfortável e dolorosa, sendo importante ir ao ortopedista ou fisioterapeuta para que seja iniciado o tratamento para aliviar os sintomas.

O que é Joanete, como tratar e principais sintomas

Como é feito o tratamento

O tratamento para o Joanete tem como objetivo fazer com que o dedo volte para a posição inicial e os sintomas sejam aliviados. Assim, pode ser indicado o uso de talas ou afastadores de dedos com o objetivo de tentar reposicionar os ossos afetas. Essas talas e afastadores podem ser encontrados na internet, farmácias e drogarias.

Passar uma pomada anti-inflamatória como Cataflan ou Voltaren, pode ser indicado nos dias em que for necessário usar um sapato alto, mas se o joanete for muito grande e estiver incomodando muito, como último recurso pode-se fazer uma cirurgia. Principalmente quando a pessoa sofre com dor nos pés diariamente ou possui alguma outra complicação, como a artrite reumatoide, por exemplo. 

A cirurgia, normalmente, é feita com anestesia local e nela o cirurgião ortopédico reposiciona o dedo mais próximo do seu local original, raspando o osso que se desviou lateralmente. Depois da cirurgia, deve-se evitar colocar o peso do corpo no pé operado por, aproximadamente, regressando gradualmente às suas atividades diárias. A fisioterapia pode ser de grande ajudar nessa fase de recuperação. Veja como é feita a cirurgia para joanete e como é a recuperação.

Tratamento caseiro

Um bom tratamento caseiro para joanete inflamado, que costuma aliviar muito a dor e o desconforto, é fazer um escada-pés colocando os pés de 'molho' dentro de uma bacia com água morna e 2 colheres de sal grosso ou sais Epsom. Massagear os pés com óleo de amêndoa doce também é uma excelente estratégia para melhorar a circulação sanguínea e aliviar a dor, a vermelhidão e o inchaço dos pés.

Depois de fazer isso, permanecer cerca de 30 min deitado com os pés elevados, sobre o braço do sofá ou de almofadas também é uma boa estratégia caseira para desinchar os pés, o que também contribui para alívio dos sintomas.

Assista o vídeo seguinte e veja que exercícios pode fazer para joanete:

EXERCÍCIOS PARA JOANETE (e COMO NUNCA TER!)

230 mil visualizações

Sintomas de Joanete

Os sintomas de Joanete variam de acordo com o desvio do dedão ou do dedo mindinho do pé, sendo os principais:

  • Alteração da forma do pé, com formação de uma protuberância ao lado do pé;
  • Desvio do dedo afetado sobre os outros;
  • Pele seca e vermelhidão no dedo afetado;
  • Dor no dedo, ao caminhar;
  • Inchaço da articulação do dedo afetado.

O desconforto provocado pelo joanete normalmente pode ser aliviado com o uso de palmilhas ortopédicas, separadores de dedos, uso de remédios anti-inflamatórios ou massagens nos pés. Veja como cuidar do joanete e aliviar os sintomas.

O que pode causar

O joanete se forma principalmente em mulheres entre os 20 e 40 anos, devido ao uso de salto alto por muito tempo, principalmente os de bico fino, pois provoca o desvio do dedão do pé para dentro, em direção aos outros dedos, e por isso este se torna mais proeminente.

Essa alteração nos pés costumam surgir mais frequentemente em pessoas da mesma família e, por isso, pessoas com histórico familiar de joanete devem evitar o uso de sapatos apertados ou o uso diário de salto alto. 

Pessoas que tem problemas de saúde, como artrite reumatoide ou gota, também são mais propensas ao seu desenvolvimento, por isso precisam ter cuidados redobrados.

Como evitar o aparecimento do Joanete

A melhor forma para tentar evitar o desenvolvimento de um joanete consiste em utilizar sapatos confortáveis que permitam movimentar livremente os dedos dos pés. Sapatos com salto muito alto também podem aumentar a pressão sobre os dedos, facilitando o surgimento de joanetes, por isso não é aconselhado usar sapatos ou sandálias com saltos com mais de 5 cm de altura

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem