Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cirurgia de joanete: quando fazer e recuperação

A cirurgia de joanete é feita quando outras formas de tratamento não apresentaram resultado e, por isso, tem por objetivo corrigir definitivamente deformidade causada pelo hallux valgus, nome cientifico pelo qual é conhecido o joanete, e aliviar o desconforto.

O tipo de cirurgia utilizado pode variar de acordo com a idade da pessoa e o tipo de deformação causada pelo joanete, no entanto, na maioria dos casos consiste no corte do osso do dedão e colocação do dedo no local correto. A nova posição do dedo do pé geralmente é fixada com o uso de um parafuso interno, mas também pode ser acompanhada da aplicação de uma prótese.

Geralmente, a cirurgia de joanete é feita no consultório do ortopedista sob anestesia local e, por isso, é possível regressar a casa poucas horas após o final da cirurgia.

Antes e depois da cirurgia
Antes e depois da cirurgia

Quando fazer a cirurgia

A cirurgia para tratar o joanete normalmente é feita quando nenhuma outra forma de tratamento foi capaz de aliviar o desconforto e as limitações causadas pela alteração no dedão do pé.

Na maioria dos casos, a cirurgia é feita quando a dor é muito intensa e constante, mas também pode ser considerada quando existem outros sinais como:

  • Inchaço crônico do dedão;
  • Deformação dos outros dedos do pé;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Dificuldade para dobrar ou esticar o dedão.

Esta cirurgia deve ser evitada quando é feita apenas por motivos estéticos e não existem sintomas, uma vez que existe um risco elevado de surgimento de dor persistente depois da cirurgia. Dessa forma, é sempre recomendado optar primeiro pelas outras formas de tratamento, como o uso de palmilhas ortopédicas e realização de exercícios.

Assista o vídeo seguinte e veja alguns exercícios para aliviar a dor no joanete:

EXERCÍCIOS PARA JOANETE (e COMO NUNCA TER!)

194 mil visualizações

Como é a recuperação da cirurgia

O tempo de recuperação varia de acordo como tipo de cirurgia, assim como a qualidade do osso e estado geral de saúde. No caso da cirurgia percutânea, muitos pacientes podem já conseguir colocar o pé no chão com o uso de um sapato especial, conhecido como "sandália augusta", e que alivia a pressão sobre o local operado. Já nos outros casos, é possível que a recuperação demore até 6 semanas.

Também é preciso ter alguns cuidados como evitar colocar muito peso em cima do pé, manter o pé elevado nos primeiros 7 a 10 dias e aplicar compressas geladas, para reduzir o inchaço e a dor. Para tomar banho é aconselhado colocar um saco de plástico, protegendo o pé da água, de forma a evitar molhar as ligaduras.

Além disso, o ortopedista também prescreve remédios analgésicos para reduzir as dores no pós-operatório, que também podem ser atenuadas com o realização de fisioterapia, pele menos, 2 vezes por semana.

Durante a recuperação da cirurgia, deve-se ir voltando gradualmente às atividades diárias por casa e estar atento a sinais de complicações, como febre, inchaço exagerado ou dor forte no local da cirurgia, recorrendo ao ortopedista caso surjam.

Sapatos para o pós-operatório
Sapatos para o pós-operatório

Que sapatos escolher

Durante o pós-operatório é necessário utilizar os sapatos próprios e recomendados pelo médico por, pelo menos, 2 a 4 semanas. Depois desse período deve dar-se preferência para tênis de corrida ou sapatos pouco apertados e confortáveis.

Possíveis riscos da cirurgia

A cirurgia de joanete é bastante segura, porém, como qualquer outra cirurgia existem sempre algum risco de:

  • Sangramentos;
  • Infecções no local;
  • Lesões nos nervos.

Além disso, mesmo que o joanete não volte, também existem alguns casos em que pode surgir dor constante no dedo e rigidez, podendo ser necessárias várias sessões de fisioterapia para melhorar o resultado.


Bibliografia

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem