8 principais sintomas de esteatose hepática

Revisão médica: Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
abril 2021

A esteatose hepática, também conhecida fígado gordo, é uma situação em que há acúmulo de gordura no fígado devido a fatores genéticos, obesidade, diabetes do tipo 2 ou colesterol alto, por exemplo.

Os sintomas de esteatose hepática normalmente surgem quando a a gordura no fígado ultrapassa os 10%, havendo mais quantidade de gordura acumulada e inflamação das células hepáticas, resultando no desenvolvimento de alguns sintomas, sendo os principais:

  1. Cansaço excessivo;
  2. Desconforto abdominal do lado direito;
  3. Mal-estar geral;
  4. Inchaço na barriga;
  5. Perda de peso sem causa aparente;
  6. Fezes mais claras;
  7. Coceira na pele;
  8. Náuseas, vômitos e diarreia.

Nem sempre são identificados sinais e sintomas indicativos da doença, pois a maioria das pessoas é assintomática, porque o surgimento dos sintomas depende da quantidade de gordura acumulada, causa e grau da esteatose. Veja quais são os graus de esteatose hepática e principais causas.

Teste online de sintomas

Para saber o risco de ter fígado gordo, coloque os sintomas apresentados no teste a seguir:

  1. 1.Perda de apetite?
  2. 2.Dor do lado superior direito da barriga?
  3. 3.Barriga inchada?
  4. 4.Fezes esbranquiçadas?
  5. 5.Cansaço frequente?
  6. 6.Dor de cabeça constante?
  7. 7.Enjoo e vômito?
  8. 8.Cor amarelada nos olhos e na pele?

O que fazer em caso de suspeita

Na presença de sinais e sintomas de fígado gordo, é importante consultar o hepatologista ou clínico geral para que sejam feitos exames laboratoriais e de imagem que ajudem a confirmar o diagnóstico de esteatose hepática e identificar a causa da alteração.

Assim, o médico pode indicar a dosagem de glicose em jejum, colesterol total e frações e exames que avaliam o funcionamento do fígado como TGO, TGP e gama-GT, por exemplo. Além disso, pode ser realizada uma palpação do abdômen e realização de ultrassonografia ou tomografia ou ressonância magnética do abdome, que permite identificar alterações no órgão e, assim, avaliar a progressão da doença.

Como é feito o tratamento

O tratamento para esteatose hepática deve ser orientado pelo hepatologista ou clínico geral de acordo com os sintomas apresentados e causa de gordura no fígado. Assim, pode ser indicado pelo médico que a pessoa deixe de beber bebidas alcoólicas, pratique atividade física de forma regular, mantenha os níveis de colesterol controlados e tenha uma alimentação saudável e equilibrada, sob orientação de um nutricionista. Veja como deve ser a alimentação para gordura no figado.

Além disso, é importante lembrar que durante a gravidez, o aparecimento de gordura no fígado é uma complicação muito grave, que pode causar morte da mamãe e do bebê, sendo importante identificar e tratar de acordo com a orientação do médico.

Quando o tratamento da esteatose hepática não é realizado de forma adequada e a pessoa mantém a causa da doença, o excesso de gordura no fígado pode aumentar e provocar lesões graves nas células hepáticas, resultando em cirrose. 

Confira algumas dicas no vídeo a seguir do que comer para evitar e tratar a esteatose hepática:

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em abril de 2021.

Bibliografia

  • UPTODATE. Epidemiology, clinical features, and diagnosis of nonalcoholic fatty liver disease in adults. 2019. Disponível em: <https://www.uptodate.com/contents/epidemiology-clinical-features-and-diagnosis-of-nonalcoholic-fatty-liver-disease-in-adults?search=esteatose%20hep%C3%A1tica&source=search_result&selectedTitle=1~150&usage_type=default&display_rank=1#H2>. Acesso em 30 abr 2021
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • COMO ACABAR DE VEZ COM A GORDURA NO FÍGADO

    10:11 | 1520071 visualizações
  • Suco faz mal para o fígado?

    04:06 | 74912 visualizações
  • Sintomas de problemas no fígado

    01:55 | 857544 visualizações
  • Dieta para gordura no fígado

    03:44 | 2508590 visualizações