Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para gordura no fígado

Como não existem medicamentos específicos para gordura no fígado, o tratamento dessa doença é feito principalmente através de mudanças no estilo de vida, fazendo uma alimentação saudável com pouca gordura, perdendo peso e praticando atividade física regularmente.

Além disso, é importante controlar doenças que prejudicam o funcionamento do fígado, como diabetes e colesterol, pois quando o tratamento adequado não é feito, pode ocorrer cirrose e necessidade de um transplante hepático. Veja como o transplante é feito aqui.

Alimentação

Na dieta para gordura no fígado deve-se evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, como carnes vermelhas, bacon, salsicha e biscoito recheado, pois eles aumentam o colesterol e o açúcar no sangue, o que favorece a acumulação de gordura nesse órgão.

Além disso, é importante eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de frutas, legumes e grãos como linhaça, chia e aveia, pois são ricos em fibras, que ajudam a diminuir a absorção de gordura no intestino. Veja todos os alimentos permitidos e proibidos aqui.

Tratamento para gordura no fígado

Atividade Física

Praticar atividade física regularmente ajuda a aumentar o metabolismo, queimar gordurar e controlar o peso, que são fatores importantes para ajudar na eliminação da gordura no fígado.

Assim, deve fazer parte do tratamento a prática de atividades como caminhada, corrida ou andar de bicicleta pelo menos 4 vezes por semana, durante 30 a 60 minutos por dia.

Controlar doenças

Controlar doenças como diabetes e colesterol alto com alimentação adequada e uso de medicamentos é importante para regular o metabolismo do corpo e evitar o acúmulo de gordura.

Quando a diabetes está elevada, o corpo precisa transformar o excesso de açúcar em gordura para tentar controlar a glicemia. Além disso, o colesterol alto é sinal de excesso de gordura circulando no sangue, o também aumenta o risco de doenças cardíacas como a aterosclerose.

Remédios Caseiros

Algumas plantas medicinais, como alcachofra, boldo, jaborandi  e picão preto, têm propriedades que ajudam a digerir as gorduras e reduzir os níveis de colesterol no sangue, auxiliando no controle da gordura no fígado.

Para utilizar a alcachofra, deve-se beber 3 xícaras do seu chá por dia, de 15 a 20 minutos antes das refeições. O chá é feito adicionando 15 g de folhas secas da planta em 500 ml de água fervente e deixando a mistura descansar por 10 minutos. Outra alternativa é usar a alcachofra em cápsulas. Saiba mais em: Cápsula de Alcachofra.

Tratamento alternativo

A acupuntura pode ser utilizada para auxiliar no tratamento da gordura no fígado, principalmente por aliviar os sintomas que a doença causa, mas ela não deve substituir o tratamento indicado pelo médico com uso de medicamentos e dieta.

Assista ao vídeo a seguir e saiba como deve a ser a alimentação para diminuir a gordura no fígado.

Veja outras receitas com plantas medicinais para tratar o fígado.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...