Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Coceira e vermelhidão vaginal na gravidez podem indicar candidíase

Os sintomas de candidíase na gravidez são comuns e, geralmente, surgem a partir do 2º trimestre de gestação, incluindo:

  • Corrimento esbranquiçado, esverdeado ou amarelado;
  • Coceira e vermelhidão na vagina;
  • Ardência ao urinar;
  • Dor durante o contato íntimo.

Os sintomas de candidíase na gravidez são frequentes porque, durante este período, a mulher sofre alterações hormonais que diminuem o pH da vagina, facilitando o desenvolvimento do fungo Candida albicans, responsável pela candidíase.

No entanto a vermelhidão e a ardência ao urinar podem indicar infecção urinária, uma outra situação comum na gravidez, e por isso em caso de dúvida deve-se ir ao médico e fazer exames para fazer o diagnóstico correto.

Coceira e vermelhidão vaginal na gravidez podem indicar candidíase

O que fazer em caso de suspeita

A grávida com sintomas de candidíase deve consultar o ginecologista para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento com remédios antifúngicos sob a forma de pomada ou comprimidos, como Clotrimazol ou Miconazol.

O médico poderá solicitar exames como o papanicolau para ter certeza da infecção que a mulher possui, porque este exame identifica o agente causador, e também verificar a saúde do bebê.

A candidíase na gravidez não provoca alterações no feto, mas quando não é tratada, pode ser transmitida para o recém-nascido durante o parto, provocando candidíase oral e esta pode passar para o peito da mãe durante a amamentação trazendo dor e desconforto para a mulher.

Como curar a candidíase na gravidez

É recomendado usar os medicamentos indicados pelo obstetra, que podem ser em forma de comprimidos para engolir ou próprios para introduzir na vagina, seguindo as orientações médicas e da bula do medicamento.

Enquanto o remédio não faz efeito, para aliviar os sintomas de candidíase na gravidez, pode-se colocar compressas geladas ou lavar a região afetada com água fria, reduzindo a coceira e a vermelhidão.

Uma boa dica é aumentar a ingestão diária de iogurte, uma vez que possui lactobacillus que ajudam a equilibrar a flora vaginal, fazendo com que a cura da candidíase seja alcançada mais tarde. Outras medidas que podem ajudar em no vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...