A coceira na vagina é na maior parte dos casos sinal de candidíase, que acontece quando um excesso do fungo Candida albicans se desenvolvendo na região íntima.
Este sintoma é especialmente frequente na gravidez, já que, devido às alterações hormonais comuns da gestação, existe uma diminuição do pH vaginal, facilitando o desenvolvimento do fungo e aumentando o risco de ter candidíase.

Teste rápido para identificar se é candidíase
Assim, se está grávida e acha que pode estar com candidíase, faça nosso teste online, marcando os seus sintomas e descubra qual o seu risco:
No entanto a vermelhidão e a ardência ao urinar podem indicar infecção urinária, uma outra situação comum na gravidez, e por isso em caso de dúvida deve-se ir ao médico e fazer exames para fazer o diagnóstico correto. Veja outros sintomas que podem indicar uma infecção urinária na gravidez.
O que fazer em caso de suspeita
A grávida com sintomas de candidíase deve consultar o ginecologista para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento com remédios antifúngicos sob a forma de pomada.
O médico poderá solicitar exames como o papanicolau para ter certeza da infecção que a mulher possui, porque este exame identifica o agente causador.
A candidíase na gravidez não provoca alterações no feto, mas quando não é tratada, pode ser transmitida para o recém-nascido durante o parto, provocando candidíase oral e esta pode passar para o peito da mãe durante a amamentação trazendo dor e desconforto para a mulher.
Como curar a candidíase na gravidez
É recomendado usar os medicamentos indicados pelo obstetra, próprios para introduzir na vagina, seguindo as orientações médicas e da bula do medicamento.
Enquanto o remédio não faz efeito, para aliviar os sintomas de candidíase na gravidez, pode-se colocar compressas geladas ou lavar a região afetada com água fria, reduzindo a coceira e a vermelhidão. Também pode ser feito o banho de assento com água morna e vinagre.
Uma boa dica é aumentar a ingestão diária de iogurte, uma vez que possui Lactobacillus que ajudam a equilibrar a flora vaginal, fazendo com que a cura da candidíase seja alcançada mais cedo. Outras medidas que podem ajudar em no vídeo a seguir: