Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas de anemia perniciosa

Um dos principais sintomas da anemia perniciosa, causada pela falta de vitamina B12, é a sensação de estar no meio de um nevoeiro, sendo uma sensação difícil de explicar na qual se sente falta de concentração e clareza em tudo o que está acontecendo à volta.

Muitas vezes esta sensação é descrita como estar no meio de um nevoeiro muito pesado no qual o corpo tem dificuldade para responder ao que se deseja fazer.

Além disso, podem surgir outros sintomas muito comuns como:

  • Cansaço excessivo e difícil de explicar;
  • Sensação de falta de ar;
  • Língua inchada;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Palidez;
  • Unhas fracas que quebram facilmente;
  • Irritabilidade, impaciência ou mudanças bruscas de humor;
  • Diminuição da libido.

Outro sintoma bastante comum é a vontade de comer algo fora do comum, como terra ou folhas, por exemplo. Esta alteração do apetite é conhecida como pica e normalmente surge quando o organismo tem necessidade de algumas vitaminas e minerais. 

Nos casos mais avançados de anemia perniciosa podem acontecer lesões nos nervos, causando sensação de formigamento em várias partes do corpo, especialmente mãos e pés.

Sintomas de anemia perniciosa

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de anemia perniciosa pode ser feito através do exame físico e da avaliação do histórico familiar, uma vez que este tipo de anemia é comum em vários membros da mesma família. Além disso, podem ser necessário um exame de sangue para avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, que está reduzida na anemia.

Além disso, o médico também pode pedir um exame de urina para avaliar a quantidade de vitamina B12 no organismo, pois a diminuição de glóbulos vermelhos apenas indica anemia, que pode também acontecer por outras razões. Veja quais os principais tipos de anemia.

Em alguns casos, o médico pode diagnosticar a anemia e recomendar a suplementação com ferro sem avaliar os níveis de B12. Isto acontece porque a anemia por falta de ferro é a mais comum, no entanto, quando a anemia não cura, mesmo com a suplementação, o médico pode começar a suspeitar de outros tipos de anemia e pedir novos exames.

Como surge a anemia perniciosa

A anemia perniciosa acontece quando existe falta de vitamina B12 no organismo, pois essa vitamina é muito importante para a produção de glóbulos vermelhos saudáveis que transportam o oxigênio no sangue.

Porém, essa diminuição da quantidade de vitamina B12 pode ter várias causas como:

  • Alimentação pobre em vitamina B12: é mais comum nos vegetarianos porque os alimentos mais ricos em vitamina B12 são a carne, o leite, os ovos e os queijos, por exemplo;
  • Redução do estômago, como no caso de cirurgias bariátricas: este tipo de procedimentos diminui a capacidade do estômago para absorver algumas vitaminas e minerais;
  • Inflamação crônica do estômago, como na gastrite ou úlcera: o revestimento inflamado do estômago reduz a absorção de vitaminas;
  • Falta de fator intrínseco: é uma proteína que ajuda o estômago a absorver mais faciltimente a vitamina B12 e que pode estar dminuída em algumas pessoas.

Embora seja um problema que causa vários sintomas, a anemia perniciosa pode ser facilmente tratada em cerca de 1 mês com suplementação adequada de vitamina B12. Saiba mais sobre o tratamento deste tipo de anemia.

Para tirar todas as dúvidas, assita a este vídeo da nossa nutricionista:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...