Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Síndrome dos Vômitos Cíclicos: saiba como identificar

A síndrome de vômito cíclico é uma doença rara que caracteriza-se por períodos em que o indivíduo passa horas seguidas vomitando especialmente quando encontra-se ansioso por algo. Essa síndrome pode acontecer em pessoas de todas as idades, sendo mais frequentes em crianças com idade escolar.

Essa síndrome não possui cura e nem tratamento específico, sendo normalmente recomendado pelo médico o uso de medicamentos antieméticos para diminuir os enjôos e o aumento da ingestão de líquidos para evitar a desidratação.

Síndrome dos Vômitos Cíclicos: saiba como identificar

Principais sintomas

A síndrome dos vômitos cíclicos é caracterizada por crises intensas e repetidas de vômito que alternam com períodos de pausa, sem que a pessoa apresente qualquer outro sintoma. Não se sabe exatamente o que pode desencadear essa síndrome, no entanto pôde ser verificado que algumas pessoas apresentam crises frequentes de vômito em dias anteriores a alguma data comemorativa importante como um aniversário, feriado, festas ou férias.

A pessoa que apresenta 3 ou mais episódios de vômito em 6 meses, possui intervalo entre as crises e não se sabe o motivo que desencadeou os vômitos sucessíveis é provável que tenha a síndrome dos vômitos cíclicos.

Algumas pessoas relatam tem outros sintomas além da presença frequente de vômitos, como por exemplo dor abdominal, diarreia, intolerância a luz, tontura e enxaqueca. 

Uma das complicações dessa síndrome é a desidratação, sendo recomendado que a pessoa vá para algum hospital para que seja feito o tratamento por meio da administração de soro diretamente na veia.

Como é feito o tratamento

O tratamento da síndrome dos vômitos cíclicos é feito com o objetivo de aliviar os sintomas, sendo normalmente realizado no hospital por meio da administração de soro diretamente na veia. Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos para enjoo e inibidores da acidez gástrica, por exemplo.

O diagnóstico dessa síndrome não é fácil, sendo muitas vezes confundido com gastroenterite. Sabe-se que existe alguma ligação entre a síndrome do vômito cíclico e a enxaqueca, mas até o momento não foi descoberta a sua cura.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...