Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratar

Março 2020

A síndrome de Munchausen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças. As pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento. Além disso, os portadores da síndrome normalmente também possuem conhecimento das práticas médicas, sendo capazes de manipular seus cuidados para serem hospitalizados e submetidos a exames tratamentos e até cirurgias de grande porte.

O diagnóstico da síndrome de Munchausen é feito a partir da observação do comportamento da pessoa, além da realização de exames que comprovem a ausência da doença comunicada pela pessoa. Além disso, é importante que seja identificada a causa do transtorno, pois assim é possível que o tratamento seja iniciado de forma mais eficaz.

Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratar

Como identificar a síndrome de Munchausen

Um dos sinais mais característicos da síndrome de Munchausen é a ida repetida ao hospital com relato de sinais e sintomas de doenças que acabam por não ser comprovados através de exames médicos, tanto físicos quanto de imagens e de laboratório. Outros sinais que podem ser considerados na identificação da síndrome de Munchausen são:

  • Histórico médico e pessoal com pouca ou nenhuma coerência;
  • Ida a diferentes hospitais ou realização de consultas com vários médicos;
  • Necessidade de realizar exames para diagnosticar a doença;
  • Conhecimento extenso sobre a doença e sobre o processo de diagnóstico e de tratamento.

Como o objetivo das pessoas com a síndrome é convencer a equipe médica a realizar exames e procedimentos para tratar a doença, acabam por estudar a fundo a doença em questão, pois assim conseguem reproduzir melhor os sintomas da doença e discutir com o médico a situação, havendo maior probabilidade de serem submetidos a procedimentos médicos.

O que é a síndrome de Munchausen por procuração

A síndrome de Munchausen por procuração, também chamada de síndrome de Munchausen por substituto, acontece quando a pessoa simula ou cria os sintomas da doença em outra pessoa, muitas vezes em crianças com quem tem contato frequente. Assim, essas crianças são frequentemente levadas aos hospital ou submetidas a tratamento que a pessoa portadora da síndrome acredita que seja eficiente.

É importante que essas crianças sejam avaliadas pelo médico para verificar se possuem ou não alguma doença, e, em caso negativo, a recomendação é que a criança seja afastada da pessoa portadora da síndrome, já que esse tipo de comportamento é considerado abuso infantil.

Como é feito o tratamento

O tratamento para síndrome de Munchausen varia de acordo com o diagnóstico, isso porque a síndrome pode ser desencadeada por outros transtornos psicológicos, como transtorno da ansiedade, do humor, de personalidade e pela depressão. Assim, de acordo com a causa é possível iniciar o tratamento mais adequado, podendo ser realizada tanto psicoterapia quanto uso de medicamentos.

Bibliografia >

  • FILHO, Daniel S. et al. Síndrome de Munchausen e síndrome de Munchausen por procuração: uma revisão narrativa. Hospital Israelite Einstein. Vol 15. 4 ed; 516-521, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem