Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratamento

A síndrome de Munchausen, também conhecida como transtorno factício, é um transtorno psicológico em que a pessoa simula sintomas ou força o aparecimento de doenças.

Pessoas com esse tipo de síndrome inventam repetidamente doenças e frequentemente vão de hospital em hospital em busca de tratamento. Além disso, os portadores da síndrome normalmente também possuem conhecimento das práticas médicas, sendo capazes de manipular seus cuidados para serem hospitalizados e submetidos a exames tratamentos e até cirurgias de grande porte.

Por ser difícil de identificar, esta síndrome normalmente é suspeitada quando a pessoa não apresenta qualquer melhora dos sintomas, mesmo com o tratamento adequado ou quando surgem incoerências entre os sintomas apresentados ou os dados fornecidos pela pessoa ao longo do tempo.

Síndrome de Munchausen: o que é, como identificar e tratamento

Como identificar a síndrome de Munchausen

Um dos sinais mais característicos da síndrome de Munchausen é a ida repetida ao hospital com relato de sinais e sintomas de doenças que acabam por não ser comprovados através de exames médicos, tanto físicos quanto de imagens e de laboratório.

Outros sinais que podem ser considerados na identificação da síndrome de Munchausen são:

  • Histórico médico e pessoal com pouca ou nenhuma coerência;
  • Ida a diferentes hospitais ou realização de consultas com vários médicos;
  • Necessidade de realizar exames para diagnosticar a doença;
  • Ausência de qualquer tipo de melhora dos sintomas mesmo com o tratamento adequado.

Uma vez que o objetivo da pessoa com síndrome é convencer a equipe médica a realizar exames e procedimentos para tratar a doença, é comum que acabe estudando a fundo a doença em questão, pois assim consegue reproduzir melhor os sintomas da doença e discutir com o médico a situação, havendo maior probabilidade de sere submetido a procedimentos médicos.

Como confirmar o diagnóstico

Confirmar o diagnóstico da síndrome de Munchausen pode ser muito difícil, pois pessoas com esta síndrome além de fingirem os sintomas também podem fornecer dados pessoais falsos, o que faz com que o médico que está avaliando o caso nem sempre consiga ter uma referência anterior ao momento da consulta.

No entanto, o médico pode suspeitar da síndrome quando os dados fornecidos pela pessoa começam a ser incoerentes ao longo do tempo ou quando nenhum tipo de tratamento parece ser capaz de melhorar os sintomas, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento para síndrome de Munchausen varia de acordo com o diagnóstico, isso porque a síndrome pode ser desencadeada por outros transtornos psicológicos, como transtorno da ansiedade, do humor, de personalidade e pela depressão. Assim, de acordo com a causa é possível iniciar o tratamento mais adequado, podendo ser realizada tanto psicoterapia quanto uso de medicamentos.

O que é a síndrome de Munchausen por procuração

A síndrome de Munchausen por procuração, também chamada de síndrome de Munchausen por substituto, acontece quando a pessoa simula ou cria os sintomas da doença em outra pessoa, muitas vezes em crianças com quem tem contato frequente. Assim, essas crianças são frequentemente levadas aos hospital ou submetidas a tratamento que a pessoa portadora da síndrome acredita que seja eficiente.

É importante que essas crianças sejam avaliadas pelo médico para verificar se possuem ou não alguma doença, e, em caso negativo, a recomendação é que a criança seja afastada da pessoa portadora da síndrome, já que esse tipo de comportamento é considerado abuso infantil.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • FILHO, Daniel S. et al. Síndrome de Munchausen e síndrome de Munchausen por procuração: uma revisão narrativa. Hospital Israelite Einstein. Vol 15. 4 ed; 516-521, 2017
Mais sobre este assunto:

Carregando
...