Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça a doença que faz a pessoa achar que está morta

A Síndrome de Cotard, também chamada de Síndrome do Cadáver Ambulante ou Delírio de Negação, é um transtorno psicológico raro em que a pessoa acredita que está morta ou que seus órgãos estão apodrecendo.

As causas da Síndrome de Cotard estão associadas a alterações em certas áreas do cérebro relacionadas com a personalidade, atrofia cerebral, transtorno bipolar, esquizofrenia, enxaqueca ou casos de depressão prolongada.

Embora esta síndrome não tenha cura, o tratamento deve ser feito para diminuir as alterações psicológicas. Dessa forma, o tratamento deve ser individualizado e indicado pelo médico psiquiatra.

Conheça a doença que faz a pessoa achar que está morta

Como identificar os sintomas

Alguns sintomas que ajudam a identificar este transtorno são:

  • Acreditar que se está morto;
  • Mostrar ansiedade frequentemente;
  • Ter sensação de que os órgãos do corpo estão apodrecendo;
  • Sentir qu não se pode morrer, porque já se morreu;
  • Ser uma pessoa muito negativa;
  • Ter insensibilidade à dor;
  • Sofrer alucinações constantes;
  • Ter tendência suicida.

Além destes sinais, quem sofre com esta síndrome pode ainda sentir o cheiro a carne podre que sai do seu corpo, devido à ideia de que os seus órgãos estão apodrecendo.Em alguns casos, os pacientes também podem não se reconhecer no espelho, nem conseguem identificar familiares ou amigos, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento da Síndrome de Cotard pode ser feito com o uso de remédios antidepressivos, antipsicóticos ou estabilizadores do humor como Diazepam, Fluoxetina ou Clorpromazina.

Nos casos mais graves da doença, pode ser usado, em combinação com o uso de medicamentos, sessões de terapia eletroconvulsiva, que consiste na aplicação de choques elétricos no cérebro para estimular certas áreas e controlar mais facilmente os sintomas da síndrome.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...