Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Síndrome da Visão de Computador e O que fazer

A síndrome da visão de computador é um conjunto de sintomas e problemas relacionados com a visão que surge em pessoas que ficam muito tempo na frente da tela do computador, do tablet ou do celular, sendo que o mais comum é o surgimento da sensação de olhos secos.

Embora a síndrome não afete todas as pessoas da mesma forma, seus sintomas parecem ser mais intensos quanto mais tempo se estiver na frente de uma tela.

Assim, pessoas que passam muito tempo em frente de uma tela e apresentam algum sintoma relacionado com a visão devem consultar um oftalmologista para identificar se existe algum problema e iniciar o tratamento mais adequado.

O que é a Síndrome da Visão de Computador e O que fazer

Sintomas mais comuns

Os sintomas que são mais comuns em pessoas que passam muito tempo na frente de uma tela incluem:

  • Queimação nos olhos;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Visão embaçada;
  • Sensação de olhos secos.

Além disso, também é muito comum que além de problemas na visão também possa surgir dor muscular ou articular, especialmente no pescoço ou ombros, devido a estar na mesma postura por muito tempo.

Normalmente, os fatores que contribuem para o surgimento destes sintomas incluem má iluminação do espaço, estar a uma distância incorreta da tela, ter má postura sentado ou ter problemas de visão que não estão sendo corrigidos com o uso de óculos, por exemplo. Veja algumas dicas para manter a boa postura sentado.

Porque surge a síndrome

Ficar muito tempo na frente de uma tela faz com que os olhos tenham mais trabalho para acompanhar a demanda do que está acontecendo no monitor, por isso, os olhos ficam mais facilmente cansados e podem desenvolver mais rapidamente sintomas.

Além disso, quando se está observando a tela o olho também pisca menos vezes, o que acaba contribuindo para seu ressecamento, resultando em sensação de olho seco e queimação.

Associado ao uso do computador podem ainda estar outros fatores como fraca iluminação ou má postura, que ao longo do tempo vão agravando outros sintomas como dificuldade para enxergar ou dores musculares.

Como confirmar o diagnóstico

Na maior parte dos casos o diagnóstico da síndrome da visão de computador é feito pelo oftalmologista após um exame de visão e a avaliação do histórico e hábitos de cada pessoa.

Durante o exame de visão, o médico pode utilizar diferentes aparelhos e até aplicar algumas gotas no olho.

Como tratar os sintomas da síndrome

O tratamento para a síndrome da visão de computador deve ser orientado pelo oftalmologista e pode variar de acordo com os sintomas apresentados por cada pessoa.

No entanto, os tipos de tratamento mais usados são:

  • Aplicação de colírios lubrificantes, como Lacril ou Systane: para melhora da sensação de olho seco e queimação;
  • Uso de óculos: para corrigir problemas de visão, especialmente em pessoas que não conseguem enxergar bem de longe;
  • Fazer terapia ocular: inclui vários exercícios que ajudam os olhos a focar melhor.

Além de tudo isso, é ainda importante adequada as condições em que se utiliza o computador, colocando a tela a uma distância de 40 a 70 cm dos olhos, usando uma iluminação adequada que não provoque brilho no monitor e mantendo uma postura correta enquanto se está sentado.

Confira as melhores formas para tratar o olho seco e diminuir a queimação e o desconforto.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem