Sinal de Frank: o que é, sintomas, o que significa (e como saber)

O sinal de Frank é uma alteração anatômica caracterizada por uma prega ou dobra profunda que atravessa, no sentido diagonal, o lóbulo da orelha, que é a parte inferior, macia e flexível.

Cientificamente conhecido como prega lobular longitudinal, o sinal de Frank é um marcador cutâneo que pode significar um risco aumentado de problemas cardíacos, como infarto do miocárdio e aterosclerose, por exemplo.

Leia também: 10 doenças cardiovasculares: sintomas e tratamento tuasaude.com/doencas-cardiovasculares

Assim, na suspeita de sinal de Frank, é aconselhado consultar o clínico geral ou cardiologista. Assim, o médico vai verificar se é realmente o sinal de Frank ou apenas uma marca superficial, fazer um exame físico e, se for necessário, solicitar a realização de alguns exames.

Imagem ilustrativa número 1
Foto de sinal de Frank

Sintomas do sinal de Frank

Os sintomas e características do sinal de Frank incluem a presença de uma dobra diagonal, que começa na cartilagem na frente do canal auditivo e vai até a borda posterior do lóbulo da orelha.

Esse sinal pode cobrir mais de um terço ou até dois terços do comprimento total do lóbulo e surgir em apenas uma orelha ou em ambas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sinal de Frank em jovens

Embora o sinal de Frank seja mais comum com o avanço da idade, a sua presença em jovens, geralmente pessoas com menos de 40, 50 ou 60 anos.

A presença desse sinal em jovens é normalmente considerada um marcador de doença arterial coronariana prematura ou aterosclerose. Saiba o que é a doença arterial coronariana.

Assim, os estudos sugerem que o sinal de Frank em jovens deve ser monitorado regularmente pelo médico, para investigar possíveis riscos cardíacos precoces.

Sinal de Frank em mulher

Embora muitos estudos tenham focado em homens, pesquisas mais recentes confirmam que o sinal de Frank em mulher também é um indicador significativo de risco cardiovascular.

A presença do sinal de Frank em mulher deve ser avaliada com cautela em mulheres, junto com outros sintomas de doença cardiovascular. Isso porque fatores como o uso de brincos pesados, por exemplo, podem confundir a avaliação médica.

O que significa o sinal de Frank

O sinal de Frank pode significar um marcador visível da existência de uma doença cardiovascular, como aterosclerose e doença coronariana.

Estudos recentes indicam que o sinal de Frank também pode indicar problemas vasculares no cérebro, como aneurismas arteriais no cérebro e um risco aumentado de AVC e doença isquêmica cerebral.

Além disso, se a dobra aparece nas duas orelhas, a correlação com doenças cardíacas graves é mais forte do que se for apenas em uma.

No entanto, é importante ressaltar que somente o sinal de Frank não é um diagnóstico para doenças cardíacas.

Graus e tipos

Os graus e tipos de classificação para descrever a gravidade do sinal de Frank são:

  • Sinal de Frank leve (grau 1): apenas um enrugamento ou dobra pequeno, em menos que 50% do lóbulo);
  • Sinal de Frank moderado (grau 2): se divide em 2a, onde a ruga superficial atravessa mais de 50% do lóbulo, e 2b, onde a dobra atravessa todo o lóbulo;

Existe também o sinal de Frank grave, ou grau 3, uma dobra profunda que atravessa todo o lóbulo da orelha. Este é dividido em: tipo 1, que é incompleto e superficial; tipo 2, incompleto e profundo; tipo 3, completo e superficial; e tipo 4, que é completo e profundo.

O sinal de Frank grave grau 3 do tipo 4 mostrou ter uma relação maior com eventos cardiovasculares.

Como saber se é sinal de Frank?

Para saber se é um sinal de Frank, é aconselhado consultar o clínico geral ou cardiologista, para fazer uma avaliação das características da dobra, além de outros sintomas apresentados pela pessoa.

O médico também deve solicitar exames complementares, como exame de sangue, de imagem, exame físico e avaliação da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e dos níveis de oxigênio no corpo.

Dúvidas comuns sobre o sinal de Frank

Algumas dúvidas comuns sobre o sinal de Frank são:

1. Sinal de Frank pode sumir?

O sinal de Frank não costuma sumir, por não ser uma dobra momentânea na pele.

Isso porque esse sinal é caracterizado por mudanças do tecido normal por tecido fibroso nos vasos arteriais locais, ruptura das fibras elásticas e danos celulares.

Além disso, o sinal de Frank tende a ficar mais acentuado à medida que a pessoa envelhece.

Se uma linha na orelha some após acordar e passar algumas horas, por exemplo, ela provavelmente não é sinal de Frank, mas uma marca de pressão causada pelo travesseiro.

2. Sinal de Frank é mito?

Com base nas evidências científicas mais recentes, o sinal de Frank não é um mito.

O sinal de Frank é considerado um sinal clínico e um marcador cutâneo de doença cardiovascular, embora não deva ser usado de forma isolada como um diagnóstico definitivo.

3. Sinal de Frank tem cura?

O sinal de Frank não tem cura, porque não é uma doença, mas sim uma alteração anatômica, ou uma cicatriz interna, permanente.

Vídeos relacionados

INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: principais sintomas de um coração fraco

04:28 | 25.976 visualizações

7 sintomas de INFARTO que você precisa reconhecer

04:27 | 32.422 visualizações