Sertaconazol: para que serve e como usar

Atualizado em novembro 2023

Sertaconazol é um antifúngico indicado para o tratamento da candidíase vulvovaginal causada pelo fungo Candida albicans, pois age inibindo o crescimento e a multiplicação do fungo, ajudando a aliviar os sintomas de irritação, coceira, vermelhidão, inchaço ou corrimento.

Esse remédio pode ser encontrado na forma comprimido vaginal, como o no me Gyno-Zalain, no entanto, está com o registro vencido na Anvisa, não sendo comercializado no Brasil. Na Europa, o nitrato de sertaconazol pode ser encontrado na forma de creme ou óvulo vaginal com o nome Dermofix.

O nitrato de sertaconazol deve ser usado somente com indicação do ginecologista, após avaliação dos sintomas e se necessário indicação de outros remédios para candidíase, na forma de comprimidos ou pomadas. Veja as principais pomadas para candidíase.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O nitrato de sertaconazol é indicado para o tratamento da candidíase vaginal, pois ajuda a eliminar o fungo Candida albicans, aliviando os sintomas de coceira intensa, vermelhidão ou inchaço na região vulvovaginal.

Esse remédio deve ser usado somente com indicação do ginecologista, que também pode indicar outras opções de pomadas ou comprimidos para candidíase vaginal.

Marque uma consulta com um ginecologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ginecologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como usar

A forma de usar o sertaconazol varia de acordo com sua apresentação, sendo importante lavar bem as mãos antes e após o seu uso.

1. Sertaconazol comprimido vaginal 500 mg

O sertaconazol comprimido vaginal de 500 mg (Gyno-Zalain) deve ser usado colocando o comprimido no aplicador fornecido na embalagem e depois inserindo profundamente o aplicador no canal vaginal.

A dose normalmente recomendada e de 1 comprimido vaginal, em dose única, aplicado de preferência à noite ao deita.

O comprimido de sertaconazol é para uso vaginal e não deve ser engolido ou tomado por via oral.

2. Sertaconazol creme vaginal 20 mg/g

O sertaconazol creme vaginal (Dermofix) deve ser usado de preferência à noite, aplicado profundamente no canal vaginal, utilizando o aplicador fornecido na embalagem.

A dose normalmente recomendada é de 1 aplicação, 1 vez por dia, durante 7 dias de tratamento, ou conforme orientado pelo ginecologista.

Para usar o sertaconazol creme vaginal, deve-se puxar o êmbolo do aplicador até o fim, retirar a tampa do creme e encaixar o aplicador no bico da bisnaga do creme, rosqueando para que fique firme. Apertar a bisnaga do creme para encher o aplicador e, quando estiver cheio, desenroscar da bisnaga e tampar o creme.

Em seguida, deitar com as pernas dobradas e ligeiramente abertas e introduzir cuidadosamente o aplicador cheio de creme no canal vaginal, empurrando o êmbolo até o fim. Retirar o aplicador e descartá-lo. 

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do sertaconazol são sensação de queimação na uretra, coceira vaginal, vaginite, cistite ou retenção urinária.

Além disso, embora seja raro, também pode ocorrer reações alérgicas com vermelhidão, bolhas na pele ou dermatite de contato, ou ainda dor de cabeça. Nesses casos, deve-se comunicar ao médico responsável pelo tratamento.

Deve-se procurar o pronto-socorro mais próximo caso surjam sintomas de reação alérgica grave, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.  

Quem não deve usar

O sertaconazol não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Além disso, pessoas alérgicas a outros antifúngicos azólicos, como miconazol, clotrimazol, isoconazol, tioconazol, tinidazol, fluconazol ou itraconazol, por exemplo, também não devem usar o sertaconazol.