Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Selene

A Selene é uma pílula anticoncepcional que tem como substâncias ativas o Etinilestradiol e o Acetato de ciproterona, sendo eficaz contra a gravidez e para o tratamento de casos de acne ou alopecia androgênica.

A Selene é produzida pelos laboratórios Europharma e pode ser com comprada nas farmácias convencionais em cartelas de 21 comprimidos.

Preço da Selene

O preço da Selene pode variar entre 15 e 40 reais, dependendo da quantidade de comprimidos incluídos na caixa do medicamento.

Indicações da Selene

A Selene está indicada para evitar o surgimento de uma gravidez, assim como para o tratamento de acne, queda de cabelo ou crescimento excessivo de pêlos na mulher.

Como tomar a Selene

O modo de uso da Selene consiste na ingestão de um comprimido no primeiro dia de menstruação e ingestão diária de um comprimido à mesma hora até terminar a cartela. Após terminar uma cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias antes de iniciar a cartela seguinte.

Quando ocorrem vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias.

O que fazer se esquecer de tomar a Selene

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, tomar o comprimido esquecido e ingerir o próximo comprimido no horário correto. Neste caso, o efeito contraceptivo da pílula está mantido.

Já quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, deve-se consultar a seguinte tabela:

Semana de esquecimento

O que fazer?Usar outro método contraceptivo?
1ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimento
2ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualNão é necessário utilizar outro método contraceptivo
3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

  1. Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual. Iniciar a nova cartela assim que terminar a atual sem que haja pausa entre uma cartela e outra
  2. Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela
Não é necessário utilizar outro método contraceptivo

Geralmente só existe risco de estar grávida quando o esquecimento acontece na primeira semana da cartela e se teve relações sexuais nos 7 dias anteriores. Nas outras semanas, não há risco de ficar grávida.

Quando se esquece de tomar mais de 1 comprimido da mesma cartela é recomendado consultar o médico que receitou o anticoncepcional ou o ginecologista.

Efeitos colaterais da Selene

Os principais efeitos colaterais da Selene incluem dor de cabeça, má digestão, náuseas, variações no peso, alterações de humor e alterações na líbido.

Contraindicações da Selene

A Selene está contraindicada para homens, grávidas, mulheres em fases de amamentação, assim como pacientes com diabetes grave, câncer ginecológico ou de mama, icterícia, tumores no fígado ou dificuldades de audição.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...