Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar o anticoncepcional Selene

A Selene é um anticoncepcional que contém etinilestradiol e acetato de ciproterona na sua composição, sendo indicado no tratamento da acne, principalmente nas formas pronunciadas e acompanhadas de seborreia, inflamações ou formações de cravos e espinhas, casos leves de hirsutismo, que se caracteriza pelo excesso de pelos, e síndrome de ovários policísticos.

Embora Selene também seja um contraceptivo, deve ser apenas usado para esse fim por mulheres que necessitam de tratamento para as condições acima descritas. 

Este medicamento pode ser comprado em farmácias, por um preço de cerca de 15 a 40 reais, mediante a apresentação de receita médica.

Como tomar o anticoncepcional Selene

Como tomar a Selene

O modo de uso da Selene consiste na ingestão de um comprimido no primeiro dia de menstruação e ingestão diária de um comprimido, todos os dias, à mesma hora até terminar a cartela. Após terminar uma cartela, deve-se fazer uma pausa de 7 dias antes de iniciar a seguinte.

Quando ocorrem vômitos ou diarreia intensa 3 a 4 horas após a ingestão do comprimido, é recomendado utilizar outro método contraceptivo durante os próximos 7 dias.

O que fazer se esquecer de tomar a Selene

Quando o esquecimento é inferior a 12 horas do horário habitual, deve-se tomar o comprimido esquecido e ingerir o próximo comprimido no horário correto. Neste caso, o efeito contraceptivo da pílula está mantido.

Já quando o esquecimento é superior a 12 horas do horário habitual, deve-se consultar a seguinte tabela:

Semana de esquecimento

O que fazer?Usar outro método contraceptivo?
1ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualSim, nos 7 dias após o esquecimento
2ª semanaTomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitualNão é necessário utilizar outro método contraceptivo
3ª semana

Escolher uma das seguintes opções:

  1. Tomar a pílula esquecida imediatamente e tomar as restantes no horário habitual. Iniciar a nova cartela assim que terminar a atual sem que haja pausa entre uma cartela e outra
  2. Deixar de tomar os comprimidos da cartela atual, fazer uma pausa de 7 dias, contando com o dia do esquecimento e iniciar uma nova cartela
Não é necessário utilizar outro método contraceptivo

Geralmente, a mulher só corre o risco de ficar grávida quando o esquecimento acontece na primeira semana da cartela e caso a pessoa tenha relações sexuais nos 7 dias anteriores. Nas outras semanas, não há risco de engravidar.

Se ocorrer o esquecimento de mais do que 1 comprimido da mesma cartela, é recomendado consultar o médico que receitou o anticoncepcional ou o ginecologista.

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais da Selene incluem dor de cabeça, má digestão, náuseas, aumento de peso, dor e sensibilidade nas mamas, alterações de humor, dor abdominal e alterações no apetite sexual.

Quem não deve usar

Este remédio não deve ser utilizado em pessoas com histórico atual ou anterior de trombose ou embolia pulmonar, ataque cardíaco, derrame cerebral ou angina pectoris que causa dor intensa no peito.

Além disso, também é contraindicado em pessoas com alto risco para formação de coágulos ou que sofram de um certo tipo de enxaqueca acompanhada por sintomas neurológicos focais, pessoas com diabetes mellitus com lesão de vasos sanguíneos, com histórico de doença do fígado, certos tipos de câncer ou sangramento vaginal sem explicação.

O Selene também não deve ser usado em grávidas, lactantes ou pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar