Selagem capilar: o que é, para que serve e como fazer

julho 2022

A selagem capilar é um tratamento que usa queratina e aplicação de calor para promover a reestruturação dos fios, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais macio, hidratado e com menos volume.

Este procedimento é indicado, principalmente, para cabelos danificados, que sofreram com a ação de tinturas e procedimentos químicos por um longo tempo e que precisam de uma reposição intensa de nutrientes. Ao fechar as cutículas e promover a hidratação dos fios, o cabelo diminui o seu volume, dando a impressão que está mais liso, embora a selagem não tenha o objetivo de alisar o cabelo. 

A selagem pode ser feita por um profissional ou em casa, desde que a pessoa tenha os produtos necessários e use de acordo com a orientação do cabeleireiro, isso porque, dependendo da quantidade utilizada e do tipo de produto, o efeito pode não ser o esperado, sendo necessário repetir a selagem pouco tempo depois.

Para que serve

A selagem capilar serve para renovar os fios, sendo principalmente indicada para cabelos danificados por química, como alisamento e coloração, ou por uso de chapinha ou escova frequentes, sem proteção de calor.

Devido ao fato dos produtos utilizados na selagem serem à base de queratina e de vitaminas, esse procedimento é capaz de reconstruir os fios e garantir brilho, maciez e resistência ao cabelo.

Passos para fazer a selagem capilar em casa

Para ter um resultado mais duradouro, o recomendado é que a selagem seja feita num salão de beleza, no entanto esse procedimento também pode ser feito em casa. Para fazer a selagem é necessário: 

Ingredientes

  • 3 colheres (de sopa) de máscara de reconstrução capilar;
  • 1 colher (de sopa) de queratina líquida;
  • 1 ampola de sérum;
  • Protetor térmico.

Modo de preparo

Misturar a máscara de reconstrução capilar, a queratina líquida e a ampola de sérum em um recipiente até formar um creme uniforme. Misturar os ingredientes em um recipiente até atingir uma mistura homogênea. Depois, deve-se seguir o passo a passo:

  1. Lavar o cabelo com shampoo anti-resíduos para abrir as cutículas do cabelo;
  2. Secar suavemente o cabelo com uma toalha, somente para tirar o excesso de água; 
  3. Separar o cabelo mecha por mecha e aplicar a mistura de cremes, em todo cabelo;
  4. Finalizar com um pouquinho de protetor térmico;
  5. Secar o cabelo com secador;
  6. Passar a chapinha em todo o cabelo;
  7. Lavar o cabelo para retirar todo o produto;
  8. Aplicar um protetor térmico;
  9. Secar o cabelo com secador e chapinha para finalizar.

Apesar de ser um processo simples, pode ser bastante demorado, sendo que o tempo para realizar a selagem pode variar de acordo com o tamanho e a quantidade de cabelo.

A selagem pode ser refeita, aproximadamente, a cada 3 meses, pois esta é, em média, a duração do tratamento, podendo variar de acordo com os cuidados que foram feitos após a aplicação dos produtos, como o número de lavagens ou o contato com cloro e produtos químicos. 

Cuidados depois da selagem capilar

Depois de realizar uma selagem capilar, no salão ou em casa, existem alguns cuidados que ajudam a manter o efeito por mais tempo. Esses cuidados incluem:

  • Não usar shampoo de limpeza profunda, com ação anti-resíduos no dia a dia;
  • Diminuir o número de vezes que se lava o cabelo; 
  • Usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.

Além disso, depois da selagem capilar é recomendado não fazer outros tratamentos ou procedimentos no cabelo nos 3 meses seguintes, como tinturas ou alisamentos, para que o cabelo possa recuperar sua estrutura e hidratação.

Dúvidas comuns sobre selagem capilar

1. A selagem capilar alisa o cabelo?

O objetivo da selagem não é alisar o cabelo, mas sim promover a reestruturação dos fios e, como consequência, diminuir o seu volume, o que pode garantir o aspecto de estar mais liso. No entanto, os produtos utilizados normalmente para fazer a selagem não possuem química e, por isso, não alteram a estrutura dos fios, não sendo capaz de promover de fato o seu alisamento.

Por outro lado, alguns produtos utilizados em salão de beleza podem conter uma pequena quantidade de formol ou de derivados, podendo resultar na alteração da estrutura dos fios e, consequentemente, alisamento. Ouso de formol em produtos de beleza deve estar de acordo com a orientação da ANVISA, uma vez que o formol pode ser prejudicial para a saúde. Veja quais são os riscos do formol para a saúde.

2. A selagem capilar masculina é diferente? 

Não, a selagem capilar masculina é feita da mesma forma, no entanto, como o cabelo geralmente é mais curto não há necessidade de passar a prancha nos fios, usando apenas o secador. 

3. Grávida pode fazer selagem capilar?

Sim. No entanto, é importante atentar-se sobre a composição dos produtos utilizados, pois alguns deles podem conter formol, uma substância que é contraindicada para gestantes. Por isso, é recomendado verificar o rótulo do produto antes de usá-lo e optar, sempre, por produtos naturais e que não tenham outra química.

4. Cauterização e selagem capilar é a mesma coisa?

Apesar de serem técnicas semelhantes, a cauterização e a selagem não são o mesmo tipo de tratamento. A selagem tem como objetivo reestruturar os fios, sendo necessário o uso de uma combinação de produtos, enquanto que a cauterização corresponde a uma hidratação mais profunda, não sendo necessários tantos produtos. Saiba mais sobre a cauterização capilar.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em julho de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em julho de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).