7 dicas para diminuir o volume do cabelo

Revisão clínica: Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
março 2022

Para diminuir o volume dos cabelos é importante utilizar produtos que selam a cutícula dos fios e promovem uma hidratação profunda, além de realizar alguns cuidados diários que ajudam a reduzir o frizz e o volume, proporcionando brilho e maciez.

Dentre as causas que deixam o cabelo com mais volume estão os procedimentos que utilizam produtos químicos em excesso, como o formol, pois além de deixarem os fios mais porosos e sensíveis a agentes externos, podem danificar a estrutura do cabelo e deixá-lo mais frágil e pouco saudável. A exposição constante à poluição, água com cloro ou radiação solar também agride a estrutura do cabelo e, por isso, pode promover o aumento do volume.

No entanto, existem algumas técnicas que podem ajudar a reduzir o volume dos cabelos lisos ou cacheados e manter a integridade do fio, como escolher o shampoo e condicionador certos para cada tipo de cabelo e utilizar pentes com dentes largos, por exemplo. 

Para reduzir o volume do cabelo, é possível incorporar alguns cuidados no dia a dia, como:

1. Usar shampoo e condicionador próprios

Os shampoos e condicionadores para cabelos volumosos ajudam a diminuir o volume dos cabelos, proporcionando tanto a redução do frizz, como a reconstrução do fio. Geralmente, os produtos redutores de volume são compostos por ingredientes como queratina, colágeno e alguns óleos essenciais, como óleo de argán por exemplo. Estes ativos ajudam na reestruturação do fio e estimulam o crescimento saudável do cabelo, fechando as cutículas e diminuindo o seu volume. 

Para ter um efeito ainda maior, é recomendado aplicar o shampoo e realizar uma massagem com a ponta dos dedos no couro cabeludo, pois assim, é possível ativar a circulação sanguínea, favorecer o crescimento dos fios e estimular a produção de colágeno. Confira 9 dicas para o cabelo crescer mais rápido.

2. Lavar o cabelo com água fria

Lavar o cabelo com água fria ou, no máximo morna, ajuda a reter a oleosidade natural do cabelo, fechar os poros e selar as cutículas dos fios, deixando o cabelo mais macio e com menos volume. Além disso, com os poros dos fios fechados, o cabelo fica menos exposto aos efeitos prejudiciais da poluição e suor, que podem ressecar o cabelo. Veja os 3 passos para lavar o cabelo corretamente. 

3. Passar um leave-in depois da lavagem

O leave-in é um produto que deve ser aplicado após a lavagem e que ajuda a hidratar o cabelo, além de criar uma barreira contra os danos causados pela radiação ultravioleta do sol, que pode provocar a abertura da cutícula dos fios e a perda de nutrientes e umidade, deixando o cabelo mais ressecado e com volume. 

O leave-in com protetor solar deve ser reaplicado sempre que a pessoa molhar o cabelo, após usar a piscina ou entrar no mar, por exemplo, para garantir a proteção contra os raios solares e evitar o ressecamento dos fios.

4. Usar um pente de madeira com dentes largos

O pente de madeira não deixa que o cabelo fique elétrico e com frizz e, por isso, ajuda a reduzir o volume. Além disso, os dentes largos do pente ajudam a desembaraçar o cabelo mais facilmente e diminuir a quebra dos fios, sendo ideal pentear os cabelos quando ainda estiverem úmidos e após aplicar o creme hidratante. 

5. Secar os cabelos naturalmente

Os cabelos devem secar naturalmente, apenas retirando o excesso da água com a toalha, pois a ação dos secadores pode eletrizar e danificar os fios. Porém, se for necessário secar os cabelos com secador, ou utilizar a chapinha para diminuir o volume do cabelo, deve-se usar um protetor térmico, antes da aplicação do calor, para proteger o fio e evitar que fiquem ressecados e com frizz.

Ao utilizar o secador, é importante posicioná- lo a uma distância de aproximadamente 15 cm do cabelo e direcioná-lo da raiz às pontas, pois dessa forma, contribui para diminuir o volume do cabelo. Para finalizar com a chapinha, é recomendado utilizá-la apenas 2 vezes por semana e, após o seu uso, é indicado aplicar um reparador de pontas no comprimento e nas pontas do cabelo, para ajudar a fechar a cutícula do fio. Para secar o cabelo e manter os cachos, uma opção é secar o cabelo com o auxílio de um difusor, adaptado no próprio secador de cabelo.

6. Fazer hidratação capilar 1 vez por semana

A hidratação capilar ajuda a fechar as cutículas dos fios, repor vitaminas e minerais e evita que o cabelo fique quebradiço e ressecado. Para que o cabelo mantenha-se hidratado e com menos volume, é recomendado realizar uma hidratação 1 vez por semana. Saiba quais são as máscaras caseiras para hidratar diferentes tipos de cabelo.

A hidratação também influencia no processo de crescimento do cabelo. Realizar uma hidratação faz com que os fios fiquem mais fortes, fazendo com que o cabelo cresça mais bonito e menos danificado.

A selagem capilar também é uma ótima opção, pois promove a reestruturação dos fios, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais macio, hidratado e com menos volume. Veja como fazer uma selagem capilar em casa.

7. Escolher o corte certo 

A escolha do corte de cabelo é uma ótima maneira de diminuir o volume a longo prazo, pois além de respeitar o formato e a espessura do fio, o corte possibilita que o cabelo cresça mais forte e menos quebradiço. É recomendado consultar um profissional com experiência para indicar o melhor corte e que favoreça o caimento do cabelo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Bruna Ribeiro - Especialista em Estética Avançada, em março de 2022.
Revisão clínica:
Bruna Ribeiro
Especialista em Estética Avançada
Bruna Ribeiro dos Santos é enfermeira especialista em Estética Avançada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino (IBRAPE).