Seki xarope: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

junho 2022

O Seki é um antitussígeno indicado para tosse seca sem a presença de catarro, pois contém fendizoato de cloperastina na sua composição, que age inibindo o centro da tosse, que é uma região no cérebro responsável pela tosse. 

Além disso, este medicamento também atua sobre os pulmões, reduzindo a irritação dos brônquios e relaxando a musculatura brônquica, o que acaba contribuindo ainda mais para a sua ação antitussígena.

O Seki deve ser usado com indicação médica, por adultos ou crianças, sendo encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de xarope ou solução em gotas.

Para que serve

O Seki é indicado para tratar todas as formas de tosse seca e, por isso, não deve ser usado nos casos em que existe produção de catarro.

A ação anti-tosse deste medicamento inicia-se cerca de 30 minutos depois da ingestão.

O Seki é corticóide?

O Seki não não possui corticóide na sua composição, mas apenas o fendizoato de cloperastina que é um antitussígeno que age no cérebro inibindo a tosse. Além disso, esse remédio também tem uma ação anti-histamínica, que reduz a irritação dos brônquios e aumenta o relaxamento dos seus músculos, ajudando a aliviar a tosse seca. 

Como tomar

O modo de uso do Seki varia de acordo com a idade e a forma de apresentação do medicamento, que inclui:

1. Seki xarope 120mL

O Seki xarope em frascos de 120 mL contém 3,54 mg de fendizoato de cloperastina para cada mL do xarope.

O xarope Seki deve ser tomado por via oral, e a dose deve ser medida utilizando o copo dosador fornecido na embalagem. É importante agitar o frasco do xarope antes do uso.

A dose normalmente recomendada do xarope Seki é de 10 mL para adultos, 3 vezes ao dia, até um máximo de 40 mL por dia, conforme orientação médica.

Já no caso das crianças até 12 anos de idade, a dose recomendada é de 0,5 a 1 mL por kg de peso corporal, por dia, dividida em 3 doses, como indica a tabela:

Peso

Dose manhã

Dose tarde

Dose noite

10 kg

2,5 mL

2,5 mL

5 mL

20 kg

5 mL

5 mL

10 mL

30 kg

7,5 mL

7,5 mL

15 mL

> 40 kg

10 mL

10 mL

20 mL

A dose para crianças deve sempre ser orientada pelo pediatra, assim como o tempo de tratamento.

2. Seki gotas 15 mL

O Seki gotas em frasco de 15 mL contém 35,4 mg de fendizoato de cloperastina para cada mL, devendo ser tomado por via oral e a dose deve ser medida utilizando o gotejador do frasco. É importante agitar o frasco antes do uso.

A dose normalmente recomendada de Seki gotas para adultos é de 20 gotas, 3 vezes ao dia, até um máximo de 80 gotas por dia, conforme orientação médica. 

No caso das crianças até 12 anos de idade, a dose normalmente recomendada é de 1 a 2 gotas por kg de peso corporal, por dia, dividida em 3 doses, como mostrado na tabela:

Peso

Dose manhã

Dose tarde

Dose noite

10 kg

5 gotas

5 gotas

10 gotas

20 kg

10 gotas

10 gotas

20 gotas

30 kg

15 gotas

15 gotas

30 gotas

> 40 kg

20 gotas

20 gotas

40 gotas

A dose do Seki gotas deve ser calculada e orientada pelo pediatra, após avaliação da causa da tosse. 

O que fazer se esquecer de tomar o medicamento

No caso de esquecimento de tomar uma dose na hora certa, tomar assim que lembrar, mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Não dobrar a dose para compensar a dose esquecida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com o Seki são secura da boca e sonolência, que desaparecem rapidamente com a redução da dose.

Além disso, algumas pessoas podem apresentar um reação alérgica com surgimento de manchas no corpo, coceira e, até, falta de ar ou inchaço do rosto. Nestes casos, deve-se interromper o uso do remédio e procurar ajuda médica imediatamente.

Quem não deve tomar

O Seki não deve ser usado por pessoas com alergia a qualquer componente da fórmula. 

Além disso, esse remédio deve ser evitado durante a gravidez ou lactação, e seu uso deve ser feito somente se recomendado pelo médico. 

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em junho de 2022.

Bibliografia

  • MATGARINO, G. Efficacy and tolerability of cloperastine fendizoate in the treatment of different etiology chronic cough. Internista. 10. 153–159, 2002
  • SUNG, V.; CRANSWICK, N. Cough and cold remedies for children. Australian Prescriber. 32. 122–124, 2009
Mostrar bibliografia completa
  • CATANIA, M. A.; CUZZOCREA, S. Pharmacological and clinical overview of cloperastine in treatment of cough. Ther Clin Risk Manag. 7. 83–92, 2011
  • ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS LTDA. Seki. 2019. Disponível em: <https://docs.google.com/gview?url=https://uploads.consultaremedios.com.br/drug_leaflet/Bula-Seki-Paciente-Consulta-Remedios.pdf?1614973326&embedded=true>. Acesso em 22 jun 2022
  • NATIONAL CENTER FOR ADVANCING TRANSLATIONAL SCIENCE. Cloperastine. Disponível em: <https://drugs.ncats.io/drug/69M5L7BXEK>. Acesso em 22 jun 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1192065 visualizações
  • Remédios Caseiros para a Tosse

    03:28 | 1534325 visualizações