Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sarcoma de Kaposi: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

O sarcoma de Kaposi é um câncer que se desenvolve nas camadas mais internas dos vasos sanguíneos e a manifestação mais comum é o aparecimento de lesões na pele de coloração vermelho-arroxeada, que podem surgir em qualquer parte do corpo.

A causa do aparecimento do sarcoma de Kaposi é a infecção por um subtipo de vírus da família do herpes chamado de HHV 8, que pode ser transmitido por via sexual e pela saliva. A infecção com este vírus não é suficiente para o aparecimento do câncer em pessoas saudáveis, sendo necessário que o indivíduo tenha o sistema imune debilitado, como acontece nas pessoas com HIV ou idosas.

Sarcoma de Kaposi: o que é, sintomas e como é feito o tratamento

Existem 4 tipos de sarcoma de Kaposi:

  • Clássico: raro, de evolução lenta e que atinge principalmente homens idosos com sistema imunológico comprometido;
  • Endêmico ou africano: bastante agressivo e que atinge jovens negros da África Equatorial;
  • Pós-transplante: surge após transplante, principalmente de rins, quando os indivíduos estão com o sistema imune fragilizado;
  • Associado a AIDS: forma mais agressiva do câncer e com rápido desenvolvimento.

O sarcoma de Kaposi pode ser fatal quando atinge os vasos sanguíneos de outros órgãos, como pulmões, fígado ou trato gastrointestinal, causando sangramentos difíceis de controlar.

Quais os sintomas

Os sintomas do sarcoma de Kaposi mais comuns são lesões na pele vermelhas-arroxeadas espalhadas pelo corpo e o inchaço dos membros inferiores devido à retenção de líquidos. Na pele negra, as lesões podem ser marrom ou pretas.

Nos casos mais graves, em que o sarcoma de Kaposi atinge o sistema gastrointestinal, o fígado ou os pulmões, pode surgir sangramento nesses órgãos, dor abdominal, náuseas e vômitos.

Quando o câncer atinge os pulmões, pode provocar insuficiência respiratória, dor no peito e liberação de escarro com sangue.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico do sarcoma de Kaposi pode ser realizado através de uma biopsia em que são removidas células para serem analisadas, raio-X para detetar alguma alteração nos pulmões ou uma endoscopia para poder detetar alterações gastrointestinais.

Como é feito o tratamento

O sarcoma de Kaposi tem cura, mas depende do estado da doença, idade e estado do sistema imunológico do paciente.

​O tratamento do sarcoma de Kaposi pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e medicamentos. O uso de medicamentos antirretrovirais ajuda também a reduzir o desenvolvimento da doença e promove a regressão das lesões na pele, principalmente em doentes com AIDS.

Em alguns casos, pode ser realizada uma cirurgia, que é geralmente indicada em pessoas que apresentam um pequeno número de lesões, em que estas são removidas.


Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Soft tissue sarcoma. Link: <www.mayoclinic.org>. Acesso em 19 Jun 2019
  • PATROCINIO, Jandir. SARCOMA DE KAPOSI CLÁSSICO, A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO. Rev Clin Hosp Prof Dr Fernando Fonseca. 4. 1; 45-47, 2016
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem