Sangramento de ovulação: o que é, como identificar e quando ir ao médico

junho 2022

O sangramento de ovulação é um pequeno sangramento que pode acontecer durante o período ovulatório devido às alterações hormonais comuns de acontecer durante esse período, sendo considerado normal e não sendo motivo de preocupação.

O sangramento da ovulação muitas vezes passa despercebido, isso porque o sangramento é muito pouco, podendo ser notado apenas em alguns casos através da presença de manchas na calcinha.

Porém, quando é observado grande sangramento ou quando não para após alguns dias, é importante que o ginecologista seja consultado para que possa ser investigada a causa do sangramento e, assim, ser indicado o tratamento mais adequado.

Quantos dias dura o sangramento de ovulação?

O sangramento de ovulação dura 2 dias e acontece no meio do ciclo menstrual devido a alteração dos níveis circulantes de estrogênio.

Como identificar

O sangramento de ovulação pode ser identificado como um pequeno sangramento rosa, vermelho ou marrom, que pode ser notado na calcinha ou ao se limpar com papel higiênico, por exemplo.

Além do pequeno sangramento na ovulação, algumas mulheres podem apresentar alguns sintomas como ligeiro aumento da temperatura corporal, aumento do apetite e da libido, por exemplo, além de também poder haver, em alguns casos, cólica leve. Conheça outros sinais e sintomas que podem acontecer durante a ovulação.

Qual a diferença entre o sangramento de ovulação e o de escape?

O sangramento de escape é um tipo de sangramento que acontece fora do período menstrual, podendo ser consequência de procedimentos ginecológicos, mudança de contraceptivos ou infecções ginecológicas, por exemplo, enquanto que o sangramento de ovulação ocorre dentro do ciclo menstrual, estando relacionado com a liberação dos óvulos pelo ovário. Veja mais sobre o sangramento de escape.

Calculadora da ovulação

Para saber quando a ovulação vai acontecer, insira seus dados na calculadora a seguir:

Erro
Erro

Quando ir ao médico

O sangramento de ovulação é considerado normal, não sendo necessário qualquer tipo de tratamento, isso porque acontece devido às alterações hormonais comuns do ciclo menstrual, podendo, em alguns casos, passar despercebido pela mulher.

No entanto caso o fluxo seja muito intenso, dure mais do que 3 dias ou seja acompanhado por outros sintomas como desconforto abdominal ou dor intensa, semelhante à cólica, é recomendado que o ginecologista seja consultado, pois assim é possível que sejam realizados outros exames que ajudem a identificar a causa do sangramento.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2022.

Bibliografia

  • REPRODUCTIVE FACTS. Fact Sheet Intermenstrual bleeding [IMB] . 2017. Disponível em: <https://www.reproductivefacts.org/news-and-publications/patient-fact-sheets-and-booklets/documents/fact-sheets-and-info-booklets/abnormal-uterine-bleeding/>. Acesso em 03 mai 2021
  • AMERICAN SOCIETY FO REPRODUCTIVE MEDICINE. Abnormal Uterine Bleeding - A Guide for Patients. 2012. Disponível em: <https://www.reproductivefacts.org/globalassets/rf/news-and-publications/bookletsfact-sheets/english-fact-sheets-and-info-booklets/Abnormal_Uterine_Bleeding.pdf>. Acesso em 03 mai 2021
Mostrar bibliografia completa
  • DASHARATHY, Sonya S.; MUMFORD, Sunni L.; POLLACK, Anna Z. et al. Menstrual Bleeding Patterns Among Regularly Menstruating Women. Am J Epidemiol. Vol 175. 6 ed; 536-545, 2012
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.