Sal do Himalaia: possíveis benefícios e como usar

Atualizado em agosto 2023

O sal do Himalaia, ou sal rosa do Himalaia, é um tipo de sal caracterizado por sua cor rosa natural, que não é processado para produzir um produto não refinado e sem aditivos, sendo considerado mais natural que o sal comum.

Esse tipo de sal é extraído manualmente de minas de sal localizadas próximas ao Himalaia, no Paquistão, sendo composto por minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco.

No entanto, assim como o sal de mesa comum, o sal do himalaia também contém boas quantidades de sódio e, por isso, deve ser consumido com cautela, principalmente por pessoas que sofrem de pressão alta ou problemas nos rins, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis benefícios

Os possíveis benefícios do sal do Himalaia incluem diminuir o pH do organismo, tratar problemas de pele, como psoríase e alguns problemas respiratórios como asma, bronquite e tosse. No entanto, esses possíveis benefícios do sal do himalaia para a saúde ainda não estão comprovados, porque existem poucos estudos científicos sobre esse sal.

Além disso, esse tipo de sal caracteriza-se por conter minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro e zinco. No entanto, um estudo científico menciona que consumir 1 colher de chá (5 g) de sal do himalaia por dia, não fornece quantidades significativas desses minerais, portanto não traria nenhum benefício significativo para a saúde.

O sal do Himalaia é bom para quem tem pressão alta?

O sal do Himalaia contém menos sódio do que o sal de mesa comum, por isso pode ser benéfico para pessoas com pressão alta.

Porém, um estudo científico mostrou que não teve diferenças significativas na pressão arterial entre o consumo de sal do Himalaia e do sal comum, sendo, por isso, também recomendado consumir esse sal com moderação.

Diferença entre sal rosa do Himalaia e sal comum

O sal comum, ou de mesa, passa por um processo de refinamento e branqueamento, onde são retirados também muitos minerais, mas é rico em cloreto de sódio. Além disso, esse tipo de sal também contém antiumectantes para deixá-lo com textura mais fina e solta.

Assim como o sal comum, o sal do Himalaia também contém boas quantidades de cloreto de sódio. No entanto, como esse tipo de sal é pouco processado, ele também contém minerais como cloreto de sódio, cálcio, potássio e magnésio.

Como usar

Por ter um sabor mais suave do que o sal comum, o sal do Himalaia  pode ser usado para temperar peixes, mariscos, legumes e verduras, por exemplo.

Como o sal do Himalaia tem um sabor mais delicado, pode levar ao consumo excessivo, o que não é bom para a saúde. Por isso, para evitar seu uso excessivo, recomenda-se misturar o sal rosa com temperos naturais, como alho, cebola, salsinha, cebolinha e orégano, por exemplo.

O sal do Himalaia deve ser consumido em pequenas porções, já que 1 colher de chá (5 g) fornece 1,9 mg de sódio, e a recomendação diária desse mineral, segundo a Organização Mundial da Saúde, é de menos de 2g por dia.