Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Rubéola IgG: o que é e como entender o resultado

O exame de IgG para rubéola é um exame sorológico feito com o objetivo de verificar se a pessoa possui imunidade contra o vírus da rubéola ou se está infectada por esse vírus. Esse exame é principalmente solicitado durante a gravidez, fazendo parte do pré-natal, e normalmente é acompanhado pela dosagem do IgM para rubéola, pois assim é possível saber se há de fato infecção recente, antiga ou imunidade.

Apesar de ser normalmente indicado no pré-natal devido ao risco da mulher passar o vírus para o bebê durante a gestação caso esteja infectada, o exame de IgG para rubéola pode ser solicitado para todas as pessoas, principalmente se apresentar algum sinal ou sintoma indicativo de rubéola como febre alta, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele que coçam muito. Saiba identificar os sintomas e rubéola.

Rubéola IgG: o que é e como entender o resultado

O que significa IgG reagente

Quando no exame é indicado IgG reagente para rubéola significa que a pessoa tem anticorpos contra o vírus, o que é provavelmente devido à vacina contra a rubéola, que faz parte do calendário de vacinação e a primeira dose é recomendada aos 12 meses de idade.

Os valores de referência para rubéola IgG podem variar de acordo com o laboratório, porém, de forma geral, os valores são:

  • Não reagente ou negativo, quando o valor é menor que 10 UI/mL;
  • Indeterminado, quando o valor é entre 10 e 15 UI/mL;
  • Reagente ou positivo, quando o valor é superior a 15 UI/mL.

Apesar de na maioria dos casos a rubéola IgG reagente ser devido à vacinação, esse valor pode ser também reagente devido à infecção recente ou antiga e, por isso, é importante que outros exames sejam feitos para confirmar o resultado.

Como é feito o exame

O exame de IgG para rubéola é simples e não necessita de qualquer preparo, sendo apenas indicado que a pessoa vá ao laboratório para que seja feita a coleta de uma amostra de sangue que depois é enviada para a análise.

A análise da amostra é feita por meio de técnicas sorológicas para identificar a quantidade de anticorpos do tipo IgG circulantes no sangue, sendo assim possível saber se há infecção recente, antiga ou imunidade.

Além do exame IgG é feita também a dosagem do anticorpo IgM contra a rubéola para que seja possível verificar a imunidade da pessoa contra esse vírus. Assim os possíveis resultados do exame são:

  • IgG reagente e IgM não reagente: indica que há anticorpos circulantes no organismo contra o vírus da rubéola que foram produzidos como consequência da vacinação ou infecção antiga;
  • IgG reagente e IgM reagente: indica que há infecção ativa recente;
  • IgG não reagente e IgM não reagente: indica que a pessoa nunca entrou em contato com o vírus; 
  • IgG não reagente e IgM reagente: indica que a pessoa está ou esteve com uma infecção aguda há poucos dias.

IgG e IgM são anticorpos naturalmente produzidos pelo organismo como consequência de uma infeção, sendo específicos para o agente infeccioso. Na primeira fase da infecção, os níveis de IgM aumentam e, por isso, é considerado marcador agudo da infeção.

À medida que a doença se desenvolve, há aumento da quantidade de IgG no sangue, além de permanecer circulante mesmo depois do combate da infecção e, por isso, é considerado um marcador de memória. Os níveis de IgG também aumentam com a vacinação, conferindo proteção para a pessoa contra o vírus ao longo do tempo. Entenda melhor como funciona o IgG e o IgM

Bibliografia >

  • CDC. Rubella. Disponível em: <https://www.cdc.gov/vaccines/pubs/pinkbook/downloads/rubella.pdf>. Acesso em 13 Nov 2020
  • ECO DIAGNÓSTICA. Rubéola IgG/IgM ECO Teste – TR.0028. 2018. Disponível em: <http://ecodiagnostica.com.br/wp-content/uploads/2018/05/Bula-Rubeola_IgG-IgM-TR.0028.pdf>. Acesso em 13 Nov 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem