O resultado da mamografia indica a presença ou ausência de lesões, assim como suas características. Normalmente possui também uma classificação BI-RADS, em que o 1 indica resultado normal e a partir do 4 indica alterações potencialmente malignas.
A partir do resultado da mamografia, o médico pode indicar se é apenas necessário fazer o controle anualmente, ou se é preciso prosseguir a investigação com outros exames de imagens (ultrassonografia e ressonância magnética) ou realizar biópsia da lesão.
Leia também: Mamografia: o que é, para que serve, como é feita e resultados tuasaude.com/mamografiaO câncer de mama é uma alteração que possui boas chances de cura, principalmente se for identificado em fases iniciais. Por isso, sempre que surgirem sinais e sintomas possivelmente indicativos de câncer de mama, como presença de caroço na mama, saída de líquido pelo mamilo ou ínguas na região da axila, é importante consultar um ginecologista e/ ou mastologista. Confira os principais sintomas de câncer de mama.
Como é o resultado normal da mamografia?
O resultado normal da mamografia é quando não são identificadas alterações nas mamas durante a realização do exame, sendo indicado no laudo que o resultado é BI-RADS 1.
O que significa o BI-RADS
Os resultados da mamografia, são padronizados internacionalmente, utilizando o sistema de classificação BI-RADS:
Leia também: O que significa birads 1 na mamografia? tuasaude.com/medico-responde/birads-1O padrão de BI-RADS foi criado nos Estados Unidos e hoje em dia é o sistema padrão para resultados de mamografias, a fim de facilitar a compreensão do exame em todos os países.