Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios que podem causar tontura

Diversos medicamentos utilizados no dia-a-dia podem causar tontura como efeito colateral, e alguns dos principais são os antibióticos, ansiolíticos e remédios para controlar a pressão, por exemplo, situação que é mais comum em idosos e pessoas que usam diversos medicamentos. 

Cada tipo de remédio pode causar a tontura de formas diferentes, interferindo de maneiras variadas no equilíbrio, sendo que alguns provocam outros sintomas como desequilíbrio, vertigem, tremor, falta de força nas pernas e enjôo. Assim, exemplos dos principais medicamentos que causam tontura são:

  1. Antibióticos, antivirais e antifúngicos: Estreptomicina, Gentamicina, Amicacina, Cefalotina, Cefalexina, Cefuroxima, Ciprofloxacino, Claritromicina, Metronidazol, Cetoconazol ou Aciclovir;
  2. Remédios para controlar a pressão ou os batimentos cardíacos: Propranolol, Hidroclorotiazida, Verapamil, Anlodipino, Metildopa, Nifedipino, Captopril, Enalapril ou Amiodarona;
  3. Anti-alérgicos: Dexclorfeniramina, Prometazina ou Loratadina;
  4. Sedativos ou ansiolíticos: Diazepam, Lorazepam ou Clonazepam;
  5. Anti-inflamatórios: Cetoprofeno, Diclofenaco, Nimesulida ou Piroxicam;
  6. Remédios para asma: Aminofilina ou Salbutamol;
  7. Remédios para vermes e parasitas: Albendazol, Mebendazol ou Quinino;
  8. Anti-espasmódicos, usados para tratar cólicas: Hioscina ou Escopolamina;
  9. Relaxantes musculares: Baclofeno ou Ciclobenzaprina;
  10. Antipsicóticos ou anticonvulsivantes: Haloperidol, Risperidona, Quetiapina, Carbamazepina, Fenitoína ou Gabapentina;
  11. Remédios para Parkinson ou alterações do movimento: Biperideno, Carbidopa, Levodopa ou Seleginina;
  12. Remédios para controlar o colesterol e triglicerídeos: Sinvastatina, Atorvastatina, Lovastatina ou Genfibrozila;
  13. Quimioterápicos ou imunossupressores: Ciclosporina, Flutamida, Metotrexato ou Tamoxifeno;
  14. Remédios para a próstata ou retenção urinária: Doxazosina ou Terazosina;
  15. Remédios para diabetes, por causarem queda da glicemia na circulação sanguínea: Insulina, Glibenclamida ou Glimepirida.

Alguns medicamentos podem causar tontura já na sua primeira dose, enquanto outros podem demorar vários dias até provocarem este efeito, portanto, os medicamentos devem ser sempre investigados como causa da tontura, mesmo quando usados há muito tempo.

Remédios que podem causar tontura

Como aliviar a tontura causada por medicamentos

Na presença de tontura, é importante consultar-se com o médico clínico geral ou otorrino para que sejam investigadas as possíveis causas deste sintoma, e se ele está associado ou não ao uso de remédios. 

Caso seja confirmado, pode ser recomendada a alteração da dose ou substituição do medicamento, entretanto, caso isso não seja possível, podem ser seguidas algumas dicas para amenizar o problema:

  • Usar bengala ou ajustar o ambiente: sendo importante manter os cômodos da casa iluminados, e alterando móveis, tapetes ou degraus que podem prejudicar o equilíbrio. Instalar apoio nos corredores ou usar uma bengala ao caminhar podem ser boas formas de evitar quedas;
  • Praticar exercícios de controle da vertigem: podem ser orientados por um médico ou fisioterapeuta, para restaurar o equilíbrio, chamados de reabilitação vestibular. Desta forma, são feitas sequências de movimentos com os olhos e cabeça para reposicionar os canalículos dos ouvidos e diminuir os sintomas de vertigem;
  • Praticar atividade física regularmente: para treinar o equilíbrio, principalmente com a prática regular, para melhorar a agilidade e a força muscular. Algumas atividades trabalham o equilíbrio com mais intensidade, como o yoga e o tai chi, por exemplo;
  • Fazer exercícios de respiração: úteis nos momentos de maior intensidade da tontura, em um local ventilado e confortável, pode controlar o desconforto;
  • Usar outros medicamentos para controlar a vertigem, como Dramin ou Betaístina, por exemplo: podem ser tentados para ajudar a controlar os sintomas, quando não se consegue de outra forma.

Além disso, é importante observar outras alterações que podem estar prejudicando o equilíbrio, como perda da visão, audição e sensibilidade dos pés, por exemplo, situações mais comuns em idosos. Além dos remédios, confira as outras principais causas de tontura nas pessoas de todas as idades. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...