Remédios caseiros para boca seca (xerostomia)

Atualizado em julho 2019
Evidência científica

O tratamento para a boca seca pode ser realizado com medidas caseiras, como a ingestão de chás ou de outros líquidos ou a ingestão de determinados alimentos, que ajudam a hidratar a mucosa oral e agem estimulando a produção de saliva, evitando a desidratação.

Se estas medidas não forem suficientes para tratar o problema, o melhor será consultar o médico para perceber se pode existe alguma doença que esteja a causar este sintoma, para que seja feito um tratamento específico e mais adequado. Nesses casos, estes remédios naturais também poderão ser uma boa ajuda como complemento ao tratamento: 

Imagem ilustrativa número 1

1. Ingerir alimentos ácidos

Ingerir alimentos ricos em ácido ascórbico, ácido málico ou ácido cítrico, provoca uma estimulação da produção de saliva, reduzindo a sensação de boca seca. Alguns dos alimentos com estas propriedades são o limão, laranja, maçã e pera, por exemplo.

Além destes alimentos, roer cenouras cruas diariamente também ajuda a reduzir a secura da boca.

2. Ingerir chá de camomila ou gengibre

Ótimas opções de chá para boca seca são o chá de gengibre ou de camomila, que devem ser ingeridos em pequenos goles, várias vezes ao dia. Estas plantas estimulam a produção de saliva e exercem ainda um efeito benéfico em dificuldades de digestão, o que pode ser um problema associado a boca seca.

Para preparar o chá de camomila basta adicionar 2 colheres de chá de flores secas de camomila, adicionar a uma xícara de água fervente e coar. Para preparar o chá de gengibre, basta colocar cerca de 2 cm da raiz de gengibre e 1L de água numa panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Quando amornar, coar e beber várias vezes durante o dia.

3. Dormir com um umidificador

Ter um umidificador em casa, de preferência ligado durante a noite, reduz a sensação de boca seca, já que o ambiente fica mais úmido. Além disso, outra coisa que pode ajudar é dormir de boca fechada e respirar pelo nariz.

4. Beber muita água

Beber água ou bebidas sem açúcar com frequência, ajuda a manter a hidratação da cavidade oral e a aumentar a produção de saliva. No entanto devem ser evitadas algumas bebidas, como os refrigerantes, bebidas alcoólicas ou bebidas com cafeína, como o chá preto ou café, que aumentam a desidratação.

Além disso, chupar pedaços de gelo também é uma boa opção, porque ajuda a manter a mucosa oral hidratada.

5. Mascar chiclete

Mascar chiclete sem açúcar, de preferência com sabores ácidos, ajuda a estimular a produção de saliva. Deve-se também optar por chiclete com xilitol na composição, porque esta substância contribui para a hidratação da boca.

Se estes métodos naturais não forem suficientes para melhorar os sintomas, a pessoa deve ir ao médico para perceber qual a causa que pode estar na origem do problema. Saiba quais as principais causas da boca seca.

Além da adoção destas medidas, também é importante evitar alimentos muito salgados, enxaguantes que contenham álcool, evitar o cigarro e evitar medicamentos como os anti-histamínicos ou descongestionantes que tornam a boca ainda mais seca.