Os remédios para dor nos rins que geralmente são indicados pelo nefrologista são analgésicos, anti-inflamatórios ou antiespasmódicos, como paracetamol, ibuprofeno ou escopolamina, pois permitem reduzir a inflamação e/ou a contração das vias urinárias.
No entanto, e uma vez que a dor nos rins pode ter várias causas, como alterações nas funções do próprio rim, pedras, cistos ou infecções, é muito importante que os remédios sejam indicados por um médico após uma avaliação detalhada, para identificar a causa da dor e iniciar o tratamento mais adequado. Conheça as principais causas de dor nos rins e como identificar.
Além disso, alguns remédios naturais podem ajudar a aliviar os sintomas e complementar o tratamento médico, como chá de quebra pedra ou chá de boldo com camomila e alecrim, pois têm ação diurética e anti-inflamatória, ajudando a aliviar a dor nos rins.

Remédios de farmácia
Os remédios de farmácia mais indicados pelo nefrologista para tratamento da dor nos rins incluem:
1. Analgésicos
Os analgésicos como paracetamol ou dipirona são indicados para dor leve a intensa, pois agem reduzindo a produção de substâncias que provocam a dor, causadas por pedra nos rins ou infecção renal, por exemplo.
Estes medicamentos podem ser usados por via oral na forma de comprimido ou solução oral, ou por via retal, na forma de supositório, por exemplo.
2. Anti-inflamatórios
Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.
Esses anti-inflamatórios podem ser usados por via oral na forma de comprimidos ou por via retal na forma de supositório, de acordo com a indicação médica.
3. Antiespasmódicos
Os antiespasmódicos, como escopolamina (Buscopan) ou associações com hiosciamina (Tropinal), podem ser indicados pelo médico para aliviar as contrações das vias urinárias que causam cólicas, aliviando o desconforto da dor nos rins, principalmente quando causada por pedra nos rins.
Esses remédios podem ser tomados por via oral na forma de comprimidos ou solução oral.
4. Antibióticos
Os antibióticos, como sulfametoxazol + trimetoprima ou ciprofloxacino, por exemplo, podem ser indicados pelo médico no caso da dor nos rins provocada por pielonefrite, pois esses remédios ajudam a eliminar as bactérias que causaram a infecção, aliviando a dor nos rins.
Esses remédios podem ser tomados em casa na forma de comprimidos ou administrados diretamente na veia pelo enfermeiro em hospitais.
Opções de remédios caseiros para dor nos rins
Alguns remédios caseiros para dor nos rins, como o chá de quebra pedra ou chá de hibisco, podem ser usados para complementar o tratamento médico, pois agem reduzindo a inflamação causada pela pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo, e aumentam a eliminação da urina. No entanto, esses chás devem ser evitados durante a crise de cólica causada por pedra nos rins, ou tomados em pequenas quantidades, conforme orientação médica. Confira outras opções de remédios caseiros para prevenir pedra nos rins.
Uma outra boa forma de ajudar a aliviar a dor nos rins causada por inflamação, infecção ou pedra nos rins é repousar. No caso de infecção nos rins, também é recomendado aplicar compressas quentes no meio das costas para aliviar a dor e beber cerca de 2 litros de água por dia para ajudar a eliminar a bactéria das vias urinárias.