8 principais causas de dor nos rins (e como aliviar)

Revisão médica: Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
julho 2022

A dor nos rins pode ser causada por alterações no funcionamento dos rins, presença de infecção ou cisto, assim como poder ser causada por uma lesão ou pancada na região.

A dor nos rins também pode estar associada a outros sintomas como febre, calafrios, mudança na cor da urina e dor e ardor ao urinar, por exemplo, sendo importante o que médico seja consultado sempre que a dor aconteça de forma frequente, seja muito intensa ou impeça a realização das atividades do dia a dia.

O tratamento da dor nos rins depende da causa e, por isso, é fundamental que o clínico geral ou nefrologista seja consultado para que seja realizada uma avaliação que permita diagnosticar o problema e indicar o tratamento mais adequado, o que pode envolver o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos, permanecer em repouso e/ ou aumentar o consumo de líquidos. Veja mais sobre os remédios indicados para dor nos rins.

As principais causas de dor nos rins são:

1. Pedras no rins

A presença de pedras no rins provoca o aparecimento de dor intensa que pode direcionar-se para a barriga ou órgão genital, dor ao urinar e urina rosa, avermelhada ou marrom, devido à presença de vestígios de sangue.

Como tratar: o tratamento é feito de acordo com o tipo de pedra formada, podendo incluir uso de remédio analgésicos, alterações na alimentação ou tratamento a laser, que quebra as pedras em pedaços menores, facilitando a eliminação pela urina.

2. Pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção que acontece nos rins e que pode causar dor forte na parte de baixo das costas, febre, calafrios, dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar e urina com cheiro muito forte. Conheça mais sobre a pielonefrite.

Como tratar: é recomendado ingerir bastante água para ajudar a eliminar o microrganismo responsável pela dor. Além disso, o clínico geral ou o nefrologista poderá indicar o uso de antibióticos e de medicamentos para aliviar os sintomas, como o paracetamol, por exemplo.

3. Cisto ou rim policístico

Os cistos nos rins são uma espécies de bolsa que contém líquido em seu interior, podendo surgir um ou vários, sendo este último caso conhecido como rins policísticos. De forma geral, quando são maiores e/ ou numerosos podem provocar o aparecimento de sangue na urina, dor no fundo das costas, pressão alta e infecções urinárias frequentes.

Como tratar: o tratamento deve ser recomendado pelo nefrologista e pode ser feito com o uso de medicamentos, quando o cisto é pequeno, ou através de cirurgia para remover os cistos maiores. 

4. Hidronefrose

A hidronefrose é uma condição em que acontece o inchaço de um ou dos dois rins devido ao acúmulo de urina, que não consegue passar pela bexiga, causando o aparecimento de sintomas como dor no fundo das costas, dificuldade para urinar, febre baixa, náuseas e vômitos.

Como tratar: é recomendado ir ao médico para retirar a urina acumulada e identificar a causa do problema, que pode ser pedras nos rins, infecção urinária severa ou presença de tumor nos rins. Conheça mais sobre a hidronefrose.

5. Trombose ou isquemia da veia renal

A trombose da veia renal é a obstrução, causada por um coágulo, da veia que leva o sangue até o rim, causando uma isquemia, ou seja, fazendo com que o sangue não chegue adequadamente até o órgão, favorecendo a morte das células e o surgimento de uma insuficiência renal aguda.

Essa é uma situação muito rara e difícil de detectar, já que pode acontecer de forma assintomática e, nos casos em que existem sintomas, pode ser confundida com outras situações mais comuns, já que além da dor nos rins é possível haver sangue na urina e diminuição da frequência urinária.

Como tratar: é importante procurar o médico para que seja indicada a realização de exames de imagem que permitam identificar a causa do problema. De forma geral, o tratamento da trombose é feito com o uso de medicamentos anticoagulantes e/ ou cirurgia, dependendo da gravidade do problema.

6. Lesões e pancadas

Lesões e pancadas nas costas, especialmente na altura da cintura, podem causar inflamação e dor nos rins.

Como tratar: colocar uma bolsa de água quente nas costas e repousar, podendo-se utilizar também remédios analgésicos e anti-inflamatórios, de acordo com a orientação médica.

7. Câncer nos rins

De forma geral, o câncer no rim não causa nenhum sintoma, no entanto podem estar presentes em fases mais avançadas da doença, podendo haver sangue na urina, dor em um lado do abdômen e no fundo das costas, perda de peso sem causa aparente e cansaço.

Como tratar: o tratamento é feito com um médico oncologista e depende do estágio do tumor, podendo incluir cirurgia, radiofrequência, radioterapia, imunoterapia e/ ou quimioterapia, além de uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

8. Problemas na coluna

Alguns problemas na coluna, como ter má postura, realizar esforços repetitivos, ter uma hérnia de disco ou ter o nervo ciático inflamado, pode causar dor no final das costas, que é onde estão presentes os rins.

Como tratar: nesses casos é importante que o clínico geral seja consultado para que seja realizada uma avaliação dos sintomas presentes e a realização de um exame físico. Além disso, podem ser solicitados alguns exames de diagnóstico, como radiografia da coluna, por exemplo, caso haja necessidade, para verificar qual é a causa e ser indicado o tratamento mais adequado.

Sinais de problemas renais 

Assinale os sintomas que apresenta e saiba se pode ter algum tipo de comprometimento renal:

  1. 1.Vontade frequente para urinar
  2. 2.Urinar em pouca quantidade de cada vez
  3. 3.Dor constante no fundo das costas ou flancos
  4. 4.Inchaço das pernas, pés, braços ou rosto
  5. 5.Coceira em todo o corpo
  6. 6.Cansaço excessivo sem razão aparente
  7. 7.Alterações da cor e cheiro da urina
  8. 8.Presença de espuma na urina
  9. 9.Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
  10. 10.Perda de apetite e sabor metálico na boca
  11. 11.Sensação de pressão na barriga ao urinar

Dor nos rins na gravidez

A dor nos rins na gravidez geralmente é causada por alterações na coluna, devido ao esforço que a gestante faz pelo peso do bebê. No entanto, também pode estar relacionado com alguma alteração renais, pois as mudanças fisiológicas normais da gravidez fazem com que as mulheres sejam mais propensas a infecções.

O que fazer: é importante que a grávida consulte o médico caso apresente dor forte nas costas, dor para urinar e/ ou alterações na cor da urina, pois são sintomas indicativos de que pode haver uma infecção a nível dos rins, sendo importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar complicações.

No caso da dor estar relacionada com o peso da barriga, é possível colocar uma bolsa de água quente na região dolorida e ficar recostada numa poltrona confortável, com os pés elevados. Essa posição alivia a dor nas costas e desincha os pés. Veja mais sobre a dor nos rins na gravidez.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em julho de 2022. Revisão médica por Dr. Gonzalo Ramirez - Clínico Geral e Psicólogo, em julho de 2022.
Revisão médica:
Dr. Gonzalo Ramirez
Clínico Geral e Psicólogo
Clínico geral pela UPAEP com cédula profissional nº 12420918 e licenciado em Psicologia Clínica pela UDLAP nº 10101998.