Dor nos rins: 8 principais causas (e como aliviar)

Atualizado em abril 2024

A dor nos rins pode ser causada por pedra nos rins, infecções como a pielonefrite, hidronefrose, cistos ou tumores nos rins, lesões ou pancadas na região dos rins, por exemplo.

Dependendo da sua causa, a dor nos rins pode estar acompanhada de sintomas como febre, calafrios, mudança na cor da urina, sangue na urina, dor e ardor ao urinar, ou urina com cheiro forte, por exemplo,

Independente da causa da dor nos rins, deve-se sempre consultar o nefrologista ou o clínico geral para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado. Caso a dor seja muito intensa, deve-se ir ao pronto-socorro mais próximo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais causas de dor nos rins

As principais causas de dor nos rins são:

1. Pedras no rins

A presença de pedras no rins provoca o aparecimento de dor intensa que pode direcionar-se para a barriga ou órgão genital, dor ao urinar e urina rosa, avermelhada ou marrom, devido à presença de vestígios de sangue. Saiba identificar todos os sintomas de pedra nos rins

Como aliviar: o tratamento é feito de acordo com o tipo de pedra formada, podendo incluir uso de remédio analgésicos, alterações na alimentação ou tratamento a laser, que quebra as pedras em pedaços menores, facilitando a eliminação pela urina.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção que acontece nos rins e que pode causar dor forte na parte de baixo das costas, febre, calafrios, dor e ardor ao urinar, vontade frequente para urinar e urina com cheiro muito forte. Conheça mais sobre a pielonefrite.

Como aliviar: é recomendado ingerir bastante água para ajudar a eliminar o microrganismo responsável pela dor. Além disso, o clínico geral ou o nefrologista poderá indicar o uso de antibióticos e de medicamentos para aliviar os sintomas, como o paracetamol, por exemplo.

Leia também: Remédios para dor nos rins: caseiros e de farmácia tuasaude.com/remedio-para-dor-nos-rins

3. Cisto ou rim policístico

Os cistos nos rins são uma espécies de bolsa que contém líquido em seu interior, podendo surgir um ou vários, sendo este último caso conhecido como rins policísticos.

De forma geral, quando são maiores e/ ou numerosos podem provocar o aparecimento de sangue na urina, dor no fundo das costas, pressão alta e infecções urinárias frequentes.

Como aliviar: o tratamento deve ser recomendado pelo nefrologista e pode ser feito com o uso de medicamentos, quando o cisto é pequeno, ou através de cirurgia para remover os cistos maiores. 

4. Hidronefrose

A hidronefrose é uma condição em que acontece o inchaço de um ou dos dois rins devido ao acúmulo de urina, que não consegue passar pela bexiga, causando sintomas como dor no fundo das costas, dificuldade para urinar, febre baixa, náuseas e vômitos.

Como aliviar: é recomendado ir ao médico para retirar a urina acumulada e identificar a causa do problema, que pode ser pedras nos rins, infecção urinária severa ou presença de tumor nos rins. Conheça mais sobre a hidronefrose.

5. Trombose ou isquemia da veia renal

A trombose da veia renal é a obstrução, causada por um coágulo, da veia que leva o sangue até o rim, causando uma isquemia, ou seja, fazendo com que o sangue não chegue adequadamente até o órgão, favorecendo a morte das células e o surgimento de uma insuficiência renal aguda.

Essa é uma situação muito rara e difícil de detectar, já que pode acontecer de forma assintomática e, nos casos em que existem sintomas, pode ser confundida com outras situações mais comuns, já que além da dor nos rins é possível haver sangue na urina e diminuição da frequência urinária.

Como aliviar: é importante procurar o médico para que seja indicada a realização de exames de imagem que permitam identificar a causa do problema. De forma geral, o tratamento da trombose é feito com o uso de medicamentos anticoagulantes e/ ou cirurgia, dependendo da gravidade do problema.

6. Lesões e pancadas

Lesões e pancadas nas costas, especialmente na altura da cintura, podem causar inflamação e dor nos rins.

Como aliviar: colocar uma bolsa de água quente nas costas e repousar, podendo-se utilizar também remédios analgésicos e anti-inflamatórios, de acordo com a orientação médica.

7. Câncer nos rins

De forma geral, o câncer no rim não causa nenhum sintoma, no entanto, podem estar presentes em fases mais avançadas da doença.

Assim, podem surgir sangue na urina, dor em um lado do abdômen e no fundo das costas, perda de peso sem causa aparente e cansaço.

Como aliviar: o tratamento é feito com um médico oncologista e depende do estágio do tumor, podendo incluir cirurgia, radiofrequência, radioterapia, imunoterapia e/ ou quimioterapia, além de uso de medicamentos para aliviar os sintomas.

8. Problemas na coluna

Alguns problemas na coluna, como ter má postura, realizar esforços repetitivos, ter uma hérnia de disco ou ter o nervo ciático inflamado, pode causar dor no final das costas, que é onde estão presentes os rins.

Como aliviar: nesses casos é importante que o clínico geral seja consultado para que seja realizada uma avaliação dos sintomas presentes e a realização de um exame físico.

Além disso, podem ser solicitados alguns exames de diagnóstico, como radiografia da coluna, por exemplo, caso haja necessidade, para verificar qual é a causa e ser indicado o tratamento mais adequado.

Sinais de problemas renais 

Assinale os sintomas que apresenta e saiba se pode ter algum tipo de comprometimento renal:

  1. 1. Vontade frequente para urinar
  2. 2. Urinar em pouca quantidade de cada vez
  3. 3. Dor constante no fundo das costas ou flancos
  4. 4. Inchaço das pernas, pés, braços ou rosto
  5. 5. Coceira em todo o corpo
  6. 6. Cansaço excessivo sem razão aparente
  7. 7. Alterações da cor e cheiro da urina
  8. 8. Presença de espuma na urina
  9. 9. Dificuldade para dormir ou menor qualidade de sono
  10. 10. Perda de apetite e sabor metálico na boca
  11. 11. Sensação de pressão na barriga ao urinar

O teste de sintomas de problemas renais é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com nefrologista, urologista ou clínico geral.

Dor nos rins na gravidez

A dor nos rins na gravidez geralmente é causada por alterações na coluna, devido ao esforço que a gestante faz pelo peso do bebê.

No entanto, também pode estar relacionado com alguma alteração renais, pois as mudanças fisiológicas normais da gravidez fazem com que as mulheres sejam mais propensas a infecções.

O que fazer: é importante que a grávida consulte o médico caso apresente dor forte nas costas, dor para urinar e/ ou alterações na cor da urina, pois são sintomas indicativos de que pode haver uma infecção a nível dos rins, sendo importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar complicações.

No caso da dor estar relacionada com o peso da barriga, é possível colocar uma bolsa de água quente na região dolorida e ficar recostada numa poltrona confortável, com os pés elevados. Essa posição alivia a dor nas costas e desincha os pés. Veja mais sobre a dor nos rins na gravidez.

Como saber se é dor nos rins?

A dor nos rins é sentida na parte inferior das costas, ou na lateral do corpo, em um ou nos dois lados do corpo.

Geralmente esse tipo de dor é aguda, intensa, tipo cólica, que pode irradiar para a virilha ou o abdômen, ou dor constante na parte superior do abdômen e costas, que não melhora mesmo mudando de posição.

Além disso, pode estar associada a outros sintomas, como dor ou ardor ao urinar, necessidade de urinar frequentemente, diminuição ou ausência de urina, sangue na urina, urina turva ou com mau cheiro, febre acima de 38º C, náuseas ou vômitos

É importante procurar atendimento médico imediatamente no caso de surgimento de dor nos rins, para que seja feito o diagnóstico, iniciado o tratamento mais adequado de acordo com sua causa, e evitar complicações, como infecções graves nos rins, abscesso renal ou insuficiência renal, por exemplo.

Vídeos relacionados