Como limpar a pele com acne

Revisão médica: Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
março 2018

Lavar o rosto é muito importante no tratamento da acne, pois permite reduzir a oleosidade da pele, além de eliminar o excesso de bactérias P. acnes, que são uma das principais causas do surgimento de acne em muitas pessoas.

Assim, o ideal é que se faça a lavagem do rosto, pelo menos, 2 vezes por dia, uma de manhã logo após acordar, para eliminar a oleosidade que se vai acumulando durante a noite, e outra no final do dia, antes de ir dormir, para limpar a oleosidade que se foi juntando ao longo do dia.

Técnica correta para lavar o rosto

No momento de lavar o rosto deve-se seguir estes passos:

  1. Lavar as mãos antes de lavar o rosto, para eliminar as bactérias que podem estar na pele;
  2. Molhar o rosto com água morna ou fria;
  3. Esfregar o rosto suavemente com um sabonete próprio, utilizando as mãos;
  4. Secar o rosto com uma toalha macia e dando leves tapas, já que esfregar a toalha pode deixar a pele mais irritada.

A toalha usada para secar o rosto, além de ser macia, idealmente também deve ser pequena e individual, de forma que possa ser colocada para lavar logo a seguir. Isso porque, ao limpar o rosto, as bactérias da acne ficam na toalha e pode se multiplicar, voltando à pele quando se usa a toalha uma segunda vez.

Qual o melhor sabão para lavar o rosto

O sabonete utilizado deve apenas ser 'oil free', 'sem óleo' ou 'anti-comedogênico', não sendo preciso usar sabonetes antissépticos ou esfoliantes, já que podem ressecar a pele ou piorar a inflamação da pele. Os sabonetes com ácido acetilsalicílico também só devem ser usados com indicação do dermatologista, já que muitos cremes usados no tratamento já contêm essa substância na sua composição, podendo causar superdosagem.

O que fazer após lavar o rosto

Depois de lavar o rosto é também essencial hidratar a pele com um creme oil free ou matificante, como o Effaclar da La Roche-posay ou o Normaderm da Vichy, porque, embora a pele produza muito óleo, geralmente está muito desidratada, acabando por dificultar o tratamento.

Além disso, deve-se manter o uso dos cremes para acne indicados pelo dermatologista, assim como uma alimentação adequada que ajude a reduzir a produção de óleo da pele. Veja algumas dicas da nossa nutricionista:

Veja ainda uma lista com os melhores alimentos para tratar a acne.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2018. Revisão médica por Drª. Aleksana Viana - Dermatologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Drª. Aleksana Viana
Dermatologista
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

Tuasaude no Youtube

  • ACNE: O que comer para acabar com as espinhas

    02:41 | 660469 visualizações