6 formas de usar a vaselina (boca, cabelo, rosto e olhos)

Atualizado em outubro 2023

Algumas formas de usar a vaselina são aplicar sobre a pele, unhas ou cabelos, pois é capaz de promover a hidratação da pele, cutículas e dos lábios, prevenir o surgimento de calos nos pés ou eliminar pontas duplas dos fios.

A vaselina é uma substância incolor derivada do petróleo, e as suas aplicações variam desde a preparação de cremes e pomadas na área da saúde até à estética.

Apesar de ter diversos benefícios, a vaselina pode causar efeitos colaterais, como alergias, obstrução dos poros ou até infecções, e não deve ser usada na região íntima e nem como lubrificante para o contato íntimo.

Imagem ilustrativa número 2

6 formas de usar a vaselina

A vaselina pode ser usada de diferentes formas para:

1. Hidratação dos lábios ressecados

Basta aplicar uma fina camada de vaselina nos lábios para que estes fiquem rapidamente hidratados. A vaselina é usada como ingrediente de diversos produtos cosméticos, especialmente no bálsamo labial.

2. Máscara natural para os cílios

A vaselina pode ser usada como uma máscara de cílios natural, pois ajuda a escurecer os cílios, conferindo-lhes volume e definição. Desta forma a vaselina pode funcionar como um ótimo substituto natural da máscara de cílios, especialmente em dias de piscina ou quando for à praia, por exemplo. 

Além disso, este produto também é benéfico para a saúde dos cílios, favorecendo o seu crescimento. 

3. Eliminar pontas duplas do cabelo

Quando aplicada nas pontas do cabelo, a vaselina ajuda a hidratar as pontas duplas, conferindo uma aparência mais saudável e nutrido ao cabelo.

Para aplicar, é recomendado passar uma pequena quantidade de vaselina nas pontas secas ou duplas antes do deitar, de forma a que o produto possa atuar durante a noite. No dia seguinte, deve lavar normalmente o cabelo. 

4. Hidratar as cutículas 

A vaselina também pode ser aplicada sobre as cutículas, de forma a hidratar, nutrir e melhorar o seu aspecto, ajudando a prevenir o surgimento de rachaduras provocadas pelo ressecamento das cutículas. 

Para aplicar, é recomendado passar um pouco de vaselina sobre cada uma das cutículas, massageando um pouco essa região. Se necessário, a vaselina pode também ser usada para empurrar as cutículas, uma vez que esse hábito ajuda o esmalte a durar mais tempo. Veja outras dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo

5. Prevenir o surgimento de calos nos pés

Quando aplicada regularmente na sola do pé, a vaselina ajuda a prevenir o surgimento de calos, deixando a pele dos pés constantemente macia e hidratada. Para isso, basta passar diariamente um pouco de vaselina na sola dos pés antes de deitar, massageando toda a sola do pé durante alguns segundos. 

Além disso, a vaselina também pode ser usada em outras regiões do corpo com tendência para pele ressecada, como cotovelos, joelhos ou nos lábios rachados, por exemplo. 

Os calos nos pés são uma região dura, espessa e seca que se forma na camada superior da pele, em resposta ao atrito constante a que essa região é submetida. Veja como acabar de vez com os calos

6. Ajuda a acabar com as olheiras e inchaço nos olhos

A vaselina também pode ser usada para hidratar a região em redor dos olhos, ajudando a prevenir o surgimento de olheiras e inchaço nos olhos. Além disso, também ajuda a evitar o aparecimento de rugas, pois atenua as linhas de expressão e mantém a hidratação. 

As olheiras é um problema que pode ter diversas causas, e o cansaço, cigarro ou insônia acabam por agravar este problema. Veja as principais causas de olheiras e como evitar