Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédio caseiro para infecção vaginal

Os remédios caseiros para infecção vaginal possuem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, o que ajuda da eliminação do microrganismo causador da infecção e no alívio dos sintomas. Esses remédios podem ser utilizados como complemento do tratamento indicado pelo ginecologista.

A infecção vaginal corresponde a qualquer infecção ou inflamação que atinja a vulva, vagina ou colo do útero, sendo causada principalmente por Candida sp., Gardnerella vaginalis e Trichomonas vaginalis, por exemplo. Os sintomas mais comuns de infecção vaginal são dor e ardor ao urinar, dor pélvica, dor durante as relações e corrimento, por exemplo.

Chá de aroeira para infecção vaginal

Remédio caseiro para infecção vaginal

A aroeira é uma planta medicinal que pode ser usada para tratar a infecção vaginal por que possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, combatendo o microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas. Essa planta pode ser utilizada interna ou externamente em forma de lavagens genitais ou em forma de chá.

Apesar de ser benéfica no tratamento de infecções na vagina, o uso da aroeira e de outros remédios naturais não devem excluir a consulta com o ginecologista e nem substituir o tratamento indicado pelo médico.

Ingredientes

  • 1 litro de água fervente;
  • 100 g de cascas de aroeira.

Modo de preparo

Para fazer o chá de aroeira, basta colocar as cascas de aroeira em 1 litro de água fervente e deixar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e deixar esfriar um pouco. Este chá pode ser utilizado para lavar a região genital e pode ser consumido até 3 vezes ao dia.

Chá de camomila

Remédio caseiro para infecção vaginal

A camomila possui propriedades calmantes e antimicrobianas, podendo ser consumida como chá ou no banho de assento para aliviar os sintomas e combater a infecção vaginal.

Ingredientes

  • 3 colheres de chá de flores secas de Camomila;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Para fazer o chá, basta colocar as flores secas de camomila na xícara de água fervente e deixar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber.

Chá de malva

Remédio caseiro para infecção vaginal

A malva é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizada para aliviar os sintomas da infecção vaginal.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas secas de malva;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

O chá de malva é feito colocando as folhas de malva na água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menos 3 vezes ao dia.

Óleo de melaleuca

Remédio caseiro para infecção vaginal

O óleo de melaleuca possui propriedades antissépticas, podendo ser utilizado para eliminar o microrganismo responsável pela infecção e diminuir os sintomas. Esse óleo pode ser usado para fazer um banho de assento e, para isso, devem ser colocadas 5 gotas de óleo em 1 litro de água morna em uma bacia e sentar-se dentro da bacia por 20 a 30 minutos.

Como é feito o tratamento para infecção vaginal

O tratamento vai depender do micro-organismo envolvido, mas deve ser feito sob orientação médica e com o uso de medicamentos como Metronidazol, Cetoconazol ou Clindamicina, por exemplo. Recomenda-se, antes de iniciar o tratamento medicamentoso, realizar o diagnóstico laboratorial para identificar o agente causador e, assim, utilizar o medicamento que melhor o combata. Saiba como identificar e tratar a infecção vaginal.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar